Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, março 31, 2006

Mecenas, eu quero um pra viver...

Eu não entendo como essas dondocas milhardárias conseguem se sentir entediadas e frustradas com a vida. Eu tenho tantas, mas tantas idéias de coisas legais para fazer se eu não precisasse trabalhar para viver. Eu tenho um documentário para realizar, eu tenho uma coleção de livros infantis para escrever, eu tenho um novo vestibular para tentar, eu tenho vários cursos, na mais variadas áreas, para dar e fazer. Eu tenho interesses profundos mas conhecimentos rasteiros em mil coisas diferentes nas quais gostaria de me aprofundar.
Eu preciso é de um mecenas!
Não tivesse preocupações financeiras, eu voltaria a estudar francês, iria aprender a tocar algum instrumento, ia aprender a pintar e desenhar. Ia tirar habilitação em moto A3, caminhão e ônibus (a de moto está nos planos, com ou sem mecenas). Ia montar de novo. Ia dar aulas na pós-graduação por puro prazer, mesmo que o salário não fosse grandes coisas. Ia visitar todas as instituições filantrópicas que ajudo com dinheiro mas que nunca me dispus a ir lá participar ativamente (isso também está nos planos, com ou sem mecenas).
Eu teria dias cheios e seria muito feliz!
Eu, na verdade, já tenho dias cheios e já sou muito feliz. Só queria não ter que me preocupar com dinheiro.

Quando a mamãe está feliz...

...todos ficam felizes!
A semana passou e eu continuo alegre e satisfeita feito pinto no lixo!
As meninas também estão num astral ótimo, bem-humoradas e nada manhosas (é claro dentro dos limites que as criancinhas têm).
O trabalho que se encerrou foi sucesso! O que está pra vir também há de ser!
Estão pipocando ao meu redor idéias, planos, programas e projetos dos mais interessantes. Pessoas idem. (pessoas dos mais variados sexos e não machos sexuáveis, viu, figura controladora?)
Assim valendo-me da máxima popular, eu imaginava que todos estariam felizes. Mas não estão. Engano meu.
Quando eu estava por baixo, super triste, chorando todos os dias, eu era acusada de fazer todos ao meu redor infelizes também. Ouvi absurdos: "vai se tratar", "a culpa é sua", "vá sofrer em silêncio" e etcs que nem vale a pena transcrever.
Pois agora que passo o dia sorridente, tenho sido acusada de tornar insuportável a existência do próximo, que não aguenta assistir de camarote as minhas noitadas, as minhas saídas constantes, a minha vida voltando ao que era no princípio dos tempos.
Azeite.
///---///---///---///

Zapeado do orkut da amiga:
"Glamouroso é hippie que brilha no escuro" ADOREI!
Como todas as pessoas normais, eu também ja pensei em ser hippie. (Amiga-irmã glitterinada e purpurinada, não se ofenda, nem fique brava comigo. Você obviamente não está incluída aí. Repare que eu disse "normais", hehehe).
Só não vou pra Arembepe porque adoro tomar banho e fazer depilação. E não curto bijuteria barata, nem bichinhos de durepóxi. E gosto de dormir em colchão, nada de esteira. E gosto de cinema, internet, moda, livros e museus. Contracultura só na teoria.
Fora isso eu ia amar viver de peixe pescado na hora, côco e banana colhidos no quintal. E mel.
Pensando bem, vou ter que ralar muito e ganhar um bom dinheiro pra poder viver hippiemente à minha maneira.
Se tudo der certo, eu viro hippie!

terça-feira, março 28, 2006

Curso de História da Arte

Só pelos nomes dos itens da ementa já dá vontade de fazer o curso, não dá?
Vão lá:
http://dropsdafal.blogbrasil.com

”ARTE NA HISTÓRIA
Beibe, interessado num curso de arte e história e todas as fofocas d'antanho que eu puder arrebanhar?

São 10 aulas. Duração de 5 meses.
O curso é totalmente virtual. Não, não precisamos estar todos conectados ao mesmo.
A cada quinze dias, o que nos dá duas semanas para conversar entre uma aula e outra, titia Fal manda uma aula nova, via email.
Uia, escreva pra cá: livronovodafal@gmail.com, vamos ver se montamos uma turma?
E se vc puder, vc faz propaganda no seu blógue?

O Programa é esse aqui:

Módulo I
Arte. Que é isso?
Algumas teorias sobre o surgimento da arte.
Pedra lascada, pedra polida.
A vida como nós a conhecemos: as primeiras civilizações
No princípio era o verbo
Dos tijolos sumerianos aos jardins suspensos da Babilônia, passando pelos gatinhos do Egito.
Tantos povos, tantas histórias: persas, minóicos, micênicos, hititas, lídios, medos, dóricos fenícios, cartaginenses e, ufa, hebreus

Módulo II
Se oriente rapaz I: China e Índia
As crianças da Grécia
Os geniais etruscos
Roma e a não-arte

Módulo III
Balaio de gatos: bárbaros germânicos, arte românica, gótica e a Idade Média
Se oriente rapaz II: Japão

Módulo IV
Humanismo
Grandes navegações: o mundo diminui
A terra é mui graciosa, tão fértil eu nunca vi
Apertem os cintos, o Papa sumiu

Módulo V
O barroco francês, Rembrandt, Bach e outras coisas do século XVII que fazem meu coração sorrir

Módulo VI
Carneirinho, carneirão: o Arcadismo Born in the USA
Eu sou Napoleão Bonaparte
Linha de montagem

Módulo VII
Vizinhos Reais
Noutras palavras, sou muito Romântico
Romantismo Português, ó pá!
Eu te amo, porra! - Romantismo no Brasil
'Sua mãe pode até descender dos macacos, mas a minha não'

Módulo VIII
A vida como ela é: O Realismo
A Natureza é tão natural
Simbolismo
Lerê Lerê
República ou morte
Impressionante
Freud, explica!!

Módulo IX
Século novo, vida nova
Espartilhos e grandes bigodes: a Primeira Guerra Mundial
Futurismo, cubismo, dadaismo: é ismo que não acaba mais
Modernismo: Brasil e Portugal
Derretendo relógios
Fazendo moda, fazendo arte
Nós cantamos na chuva
A Segunda Grande Guerra
Baby boom
O anjo pornográfico e outros anjos brasileiros

Módulo X
Flower Power, o passaporte pra revolução
As veias abertas da América Latina
Coca-cola é isso aí: a publicidade e o divino
Moda, cinema, literatura, poesia, arquitetura, teatro, pintura, escultura, publicidade, rádio: stress puro ou seu dinheiro de volta
O Havaí seja aqui : internet, a nova arte e o diário coletivo
De volta à pintura de paredes: os novos urbanos”

segunda-feira, março 27, 2006

A mulher feliz

Por que será que quando uma mulher, que está sozinha, se declara feliz, alguém tem que achar que há um novo homem na parada?
Será possível que ainda estamos nessa? Em pleno séc XXI, depois de tantos anos de feminismo, tantos sutiãs queimados, tantos discursos Betty Friedan X Betty Crocker, esse povo ainda acha que as lindas só conseguem ficar bem caso estejam com um macho?
Passei o finde no interior, na casa de papai e mamãe. Tive conversas importantes com eles, sobre a vida e o futuro. Eles me ofereceram uma tranquilidade que há muito eu não sentia. Fiquei muito com meu irmão mais novo e me senti aceita e integrada com a geração bem mais nova que eu. O meu celular chamou três vezes. Na primeira chamada era o chefe avisando que a última parcela da nossa verba foi liberada e estará disponível em duas semanas (dinheiro!). Na segunda, a colega e amiga da Secretaria de Estado me convidando para participar de um edital em parceria com outra universidade importante (trabalho!). Na terceira, o ex-estagiário comemorando que um manuscrito que nós já dávamos por perdido foi finalmente aceito pela revista científica (reconhecimento!). Eu já queria beijar meu celular de tão feliz!
Não bastasse isso tudo, tranqüilidade, aceitação, integração, dinheiro, trabalho e reconhecimento, ainda tive esta suprema alegria: minha mãe desencavou do mais fundo dos baús o meu vestido de festa de 15 anos e ele não só serviu como ficou ÓTEMO!!! Consegui abotoá-lo de cima a baixo! Confesso que ficou um pouquinho apertado na cintura, mas nada que um pequeno conserto não resolva (18 anos e duas filhas depois, ninguém espera mesmo ter a cinturinha dos 14- 15 anos).
Digam lá, amigas leitoras, qual de vocês também não estaria levitando de contentamento, mesmo sem nenhum bofe por perto?

///---///---///---///

Vivendo e aprendendo. Não é que aquele bichinho que eu sempre denominei como 4º instar larval de Chironomus (família Chironomidae, Diptera, Insecta), na verdade atende pelo simpático nome de chunga-chunga?

A gente véve, véve e não vê tudo. Eu achava que já tinha trabalhado em algumas das águas mais infectas do planeta. Pois esse ribeirão onde estou agora fazendo EIA/RIMA é o pior dos piores, hors concours. É o lugar mais poluído, contaminado, sujo, degradado, impactado, nojento, tóxico que vcs podem imaginar. Dá até um aperto no coração ver o que fizeram com o rio. Só não posso contar onde fica e nem qual empresa o maltratou tanto.

Empada

A Frida não sabe com quem está lidando. Eu sou daquelas que fica insuportável quando elogiada, fico toda sisse. A linda me colocou como recheio de uma das suas deliciosas empadas (www.empadalheia.zip.net). Vão lá, deliciem-se, lambam os beiços e peçam por mais!!!

sábado, março 25, 2006

Só lá em casa...

Acho que é só na minha família que acontecem essas marmotas!
Minha mãe é a primeira pessoa que eu conheço que foi atendida num hospital veterinário!!!
Ela foi levar a cachorrinha recém-operada para tirar os pontos; mas se esqueceu que não pode ver sangue.
Então, no meio do procedimento, ela começa a querer desmaiar, a pressão abaixa, a visão fica turva... Resultado: os veterinários tiveram que largar a bichinha em cima da mesa e socorrer a mámi, deitá-la num banco e prestar os primeiros-socorros ali mesmo. Agora ela vai ter que aturar a gozação da família toda pelo resto da vida!
///---///---///---///

O meu cel tem o toque mais legal do mundo. Quando tem uma chamada me dá vontade de sair dançando!
Hoje vi passarinho verde! Tô felizinha, felizinha...
É o lance das epifanias, que a Fefê já comentou! Depois de várias rasteiras sucessivas que a vida me aprontou no último ano, parece que Deus agora me oferece uma epifania!
///---///---///---///

Quando entrei na universidade, nos idos dos meus ingênuos 17 anos, eu tinha como pilar que sustentava a minha existência a crença verdadeira e genuína em três coisas: Deus, ciência e democracia.
Obviamente a minha fé no trio foi severamente abalada em diversos momentos entre graduação, mestrado e doutorado. Mas enfim, na falta de algo que os substituísse, eu continuo crendo.
Ah, eu também acreditava no amor (ingênuos e românticos 17 anos). Crença violentissimamente abalada. Encontrei até algo que o substituísse, mas é tão ruim que prefiro manter-me no engano e na ilusão. E continuo crendo.
///---///---///---///

Entre as muitas coisas em comum com as amigas beechas, eu tenho uma profunda adoração pela Cher. Foi dela o melhor conforto e consolo que recebi nos últimos tempos: " Isso de casar, ter filhos e viver feliz para sempre é conversa fiada de Hollywood. A ordem natural das coisas é: casar, ter filhos, divorciar e viver feliz para sempre."
Acho que quando ela canta "Do you believe in life after love?" ela deve pensar; '"I do believe in love after love".
Cher rules!!!

quinta-feira, março 23, 2006

Deve ser o excesso de umidade daquela cidade, sei lá. O fato é que a alma de algumas pessoas apodrece quando expostas por um determinado período a certas condições climáticas.
Mas o sorriso brilha e ilumina. Vou me aquecer sob o sol, que já larguei tudo o que me mantinha no frio e na escuridão.
///---///---///---///

Ouvido de passagem:
“Não rola: ficar amiga da atual do ex, nem da ex do atual.”
///---///---///---///

Há tanta desigualdade neste mundo... Uns com muito, outros com pouco, a maioria sem nada. E eu com tudo!
Uns findes em que só com muita imaginação se espanta o tédio que bate à porta. Outros em que tem churras, festa e viagem ao mesmo tempo, em cantos diferentes do globo. O mesmo se aplica aos pretês. Ou a seca é brava ou chove demais na horta e afoga a plantação.
Por isso sou favorável à clonagem humana, queria ser três e fazer tudo ao mesmo tempo, agora, já.
///---///---///---///

Eu quero, eu preciso, eu tenho que ter:
-uma presilha de cabelo multicolorida
-uma vela com cheiro de mel
-um livro novo
-um programa de fim-de-semana inteligente, erudito, capaz de impressionar mesmo as almas mais esnobes.
///---///---///---///

Se eu fosse milhardária eu seria insuportavelmente generosa. Se alguém viesse me contar que pensa em fazer esgrima eu ofereceria logo, emprestado, o meu pavilhão de treinos no Liechenstein.
///---///---///---//

O meu aluno coroa sessentão me chama de “professora querida” ou “professora do meu coração”. Eu, toda sorrisos. O meu aluno gatinho de 25 me chama de “professora gatinha”. Eu amarro a cara. O chefe, na idade ideal, só me chama de “professora Meg” e pra esse nem sorrio nem amarro a cara.
Eu sei respeitar as hierarquias e nós quatro sabemos reconhecer o perigo.

terça-feira, março 21, 2006

Trabalho, festa e cultura

Sábado de dia. Virei a “professora radical”. Ainda estou em dúvida se será um elogio. Mas que os aluninhos gostaram da novidade, gostaram. Voltaram esbudegados pra casa, depois de um dia de trabalho de campo comigo. Aliás, eu também.
///---///---///---///

Sábado à noite. Então eu tava lá, no meio dos modernos de BH, a nata da vanguarda, la creme de la creme do que há de novo, de hype, dos que lançam moda e modismos, dos que criam, dos que prevêm as tendências. Eu, de olhos arregalados e boca aberta, que sou da roça. Gentes de todas as cores, todas as tribos, todos os sexos. Eu, achando tudo muito legal, muito doido, muito sensacional. Aí vem o amigo, acende um cigarro ao meu lado e, com o mais charmoso ar blasé, comenta enfastiado: “Não agüento mais a caretice dessas festinhas, sempre as mesmas pessoas, os mesmos papos...” Aí sim, meu queixo caiu no chão e quicou três vezes.
///---///---///---///

Domingo. Confirmei o Renascimento como um dos meus períodos favoritos em termos de artes plásticas. Mas esperava mais do MASP. Já a Casa de Cultura que a Fiat montou junto com a Fundação Torino não deixou a desejar. O espaço é muito bom!

As menininhas adoraram ver o menino Jesus mamando.
Mas ficaram tristes ao verem-no machucado, “depois de ficar gente grande, né mamãe?” Elas não gostaram do cardeal, nem do santo: “ele é mau, mamãe?”
Gostaram das peças arqueológicas: “panelinha de brinquedo das crianças de antigamente”.
Aprenderam algumas regras de comportamento: “se é muito velho a gente não pode pôr a mão.”
Não se interessaram pelos livros, mas quiseram saber a idade de todas as cerâmicas e o que se punha dentro delas.
No fundo, o que mais as entreteve foi o bebedor de água gelada e natural que estava à disposição dos visitantes. (Suspiro...)
///---///---///---///

Amigas que ligaram, amigas que comentaram, amigas que escreveram: hoje vou passar o dia sorrindo!

quinta-feira, março 16, 2006

As mais de todos os tempos

A música mais romântica de todos os tempos:

EU TE AMO (Chico Buarque e Tom Jobim)

Ah, se já perdemos a noção da hora

Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós, nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Teu paletó enlaça o meu vestido
E o teu sapato inda pisa o meu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Meus seios inda estão nas tuas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás te fazendo de tonto
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir.

A música mais sensual de todos os tempos:

O MEU AMOR (Chico Buarque)

O meu amor tem um jeito manso que é só seu

E que me deixa louca quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos, viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo, ri do meu umbigo
E me crava os dentes

Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba mal feita
E de posar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios, de me beijar os seios
Me beijar o ventre e me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo como se meu corpo
Fosse a sua casa

Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz...

A cena de cinema mais romântica de todos os tempos:

Não consegui escolher.

A cena de cinema mais sensual de todos os tempos:

Em “Microcosmos”, os dois escargots trepando ao som de Bethoveen.
Além dos corpos macios, úmidos, que podem se enrolar e enroscar e encaixar como nenhum outro, lembrem-se que eles são hermafroditas!

quarta-feira, março 15, 2006

É isso aí...

Eu tava levando o dia quase numa boa, achando que estava superando um monte de coisas, mas vem a Ana Carolina e começa a cantar "É isso aí...", com aquela voz de veludo e de tristeza. E eu lembro a primeira vez que ouvi a música, com fones de ouvido, e me disseram pra acreditar em milagres e eu quis acreditar.
E agora só me restou correr para o banheiro do departamento, para chorar escondido, soluçando baixinho.
///---///---///---///

Que droga de tristeza que não passa de uma vez, será que a dor nunca mais vai embora?
Não basta eu querer deixar de sentir mágoa pra mágoa me deixar?
Por que essa merda de nó na garganta, essa dor física em todo o corpo, esse peso no peito, essas lágrimas que teimam em escorrer enquanto escrevo?
Será que nunca mais vai ser possível ser feliz plenamente?
Que desgraça de fim-de-tarde.
///---///---///---///

Tu me quieres Blanca (Alfonsina Storni)

Tu me quieres alba,
Me quieres de espumas,
Me quieres de nácar.
Que sea azucena
Sobre todas, casta.
De perfume tenue.
Corola cerrada

Ni un rayo de luna
Filtrado me haya.
Ni una margarita
Se diga mi hermana.
Tú me quieres nívea,
Tú me quieres blanca,
Tú me quieres alba.

Tú que hubiste todas
Las copas a mano,
De frutos y mieles
Los labios morados.
Tú que en el banquete
Cubierto de pámpanos
Dejaste las carnes
Festejando a Baco.

Tú que en los jardines
Negros del Engaño
Vestido de rojo
Corriste al Estrago.
Tú que el esqueleto
Conservas intacto
No sé todavía
Por cuáles milagros,
Me pretendes blanca
(Dios te lo perdone),
Me pretendes casta
(Dios te lo perdone),¡
Me pretendes alba!

Huye hacia los bosques,
Vete a la montaña;
Límpiate la boca;
Vive en las cabañas;
Toca con las manos
La tierra mojada;
Alimenta el cuerpo
Con raíz amarga;
Bebe de las rocas;
Duerme sobre escarcha;
Renueva tejidos
Con salitre y agua;
Habla con los pájaros
Y lévate al alba.

Y cuando las carnes
Te sean tornadas,
Y cuando hayas puesto
En ellas el alma
Que por las alcobas
Se quedó enredada,
Entonces, buen hombre,
Preténdeme blanca,
Preténdeme nívea,
Preténdeme casta

Chamando todos os carros!

O acervo de arte italiana do MASP está exposto em BH até dia 9 de Abril na Casa FIAT de Cultura (Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1250, Belvedere).
Se a gente agendar uma visita em grupo a entrada é gratuita!
Vamos juntar as Motherns e seus pimpolhos neste domingo à tarde e conhecer a exposição?
Domingo abre de 14 às 21 h.
Me manda um e-mail dizendo se está a fim, quantas pessoas, etc e eu agendo lá com eles. Que tal?

Dica de amiga

A amiga, sábia, experiente e superior, diz:
"Não adianta ficar aí especulando e tentando entender o que não tem explicação. Vai é dar uma chorada boa que tudo melhora por um tempo."

Update: ela tinha razão. Por pior que seja a situação, depois de uma boa chorada (e uma boa menstruada) tudo fica mais fácil.

segunda-feira, março 13, 2006

Resumo do fim de semana

Sexta

O Buteco Biologia continua tudo:
amigos novos
amigos antigos
amigos queridos
amigos quase esquecidos
e milhões de desconhecidos

Do buteco Biologia pro copo-sujo mais 10 do Caiçara:
sinuca, cerveja e macarrão até às 6:30h do sábado

Sábado

A professorinha corre pra casa, se arruma e está em sala de aula às 8:00 da matina.
A professorinha está tresnoitada, mas a aula foi ótima, rendeu elogios.
A professorinha, sempre sorridente, simpática, educada e boazinha, descobre o valor de um grito para domar as feras.
A professorinha chega em casa ás 18:00h, exausta, cai na cama e dorme 12 horas seguidas.

Domingo

O almoço atravessa a tarde e vira jantar. O jantar atravessa a noite e vira cervejada. A cervejada atravessa a madrugada e vira dia. E o dia é segunda-feira (argh).

sexta-feira, março 10, 2006

Bebam Café do Cerrado

Bebam Café do Cerrado, bebam Café do Cerrado, bebam Café do Cerrado.
Eu garanto a qualidade! (hehehe, la garantia soy jo, literalmente)
Vocês tomam um excelente café e ajudam a lindinha aqui a ganhar o pão de cada dia.

Manias

Minhas manias preferidas:
-ler na cama antes de dormir
-morder lápis e caneta
-rabiscar qualquer papelzinho enquanto falo no telefone
-passar a manteiga até nos cantinhos do cream cracker, deixando tudo com uma espessura homogênea
-puxar o cabelo pra trás da orelha
-me fazer de vítima da humanidade
-olhar espelhos
///---///---///---///

Nunca estive tão segura de estar certa, mas nunca quis tanto estar errada. Eu não queria ter razão, só queria ser feliz.
Essa história de mentir pra si mesmo é mais comum do que eu imaginava.

quinta-feira, março 09, 2006

Na Fernão Dias

Você sabe o que é ficar parada na estrada, no meio do nada, debaixo de uma chuva torrencial que não te deixa ver um palmo à frente e com duas criancinhas assustadas dentro do carro? Sabe o que é a sensação de desamparo, de impotência, de desolação, de solidão? Sabe o que é ter que engolir o medo, engolir o choro, engolir as lágrimas, engolir a tristeza e ter que sorrir e ter que cantar e ter que acalmar as duas pequenas? Sabe o pavor de não ter a quem recorrer, a quem pedir ajuda, não ter do lado quem dê apoio?
É pavoroso, é horrível.
Mas aí, a tempestade começa a amainar, você volta a ver a estrada à sua frente, as crianças se acalmam com a musiquinha que cantaram juntas e você volta a respirar mais tranquila. E torna a dirigir.
E, num estalo, você entende que ser forte é isso. É engolir a sua fraqueza, mesmo na marra, e tocar adiante, pisando no acelerador.

quarta-feira, março 08, 2006

Milagres, paranóia e sentido

Milagres acontecem!!!
Graças a Deus!
Deo Gratia!
Thanks God!
Gracias a Dios!
///---///---///---///

Você sabe que está ficando realmente paranóica quando o chefe te chama para uma conversa particular no gabinete dele e você vai esperando levar um carão e ser dispensada. E o cara vai e te oferece mais um trabalho! Hip Hip Hurra!
///---///---///---///

O que não faz mais sentido:

“If you’re going to San Francisco
be sure to wear some flowers in your hair” Scott McKenzie

“Sonho que se sonha só
é só um sonho que sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade” Raulzito

O que faz sentido:

“Não como, não durmo
Não durmo, não como” Titãs

“Já que você não está aqui
o que posso fazer é cuidar de mim” Renato Russo

sábado, março 04, 2006

Poder

Afinal de contas, quem é que realmente manda neste mundo? Quem é que dá as ordens por aqui?
São os banqueiros, donos do capital? São as grandes corporações, detentoras dos meios de produção? São os homens muito ricos? São as autoridades governamentais? São os políticos? (não, estes são só paus-mandados) É o povo? (HAHAHAHA, essa foi boa!) É o mass media? É o mercado?
Muito antigamente era mais fácil responder essa pergunta. Qualquer pobre camponês, ao levantar os olhos do chão e olhar o horizonte, via logo a silhueta de um mosteiro ou castelo feudal. Estava ali quem mandava. Não havia dúvidas, era óbvio.
Mas, e agora? Quem é que, no fundo, no fundo, nos diz o que fazer e como viver a nossa vida?
Eu não sei. Vou perguntar pra Angeloca, do Bloggete, a minha cientista política preferida.
///---///---///---///

Me incomoda quando as pessoas, muitas aliás, dizem que “os três mosqueteiros eram quatro”. Não eram, você não leu o livro. Só Athos, Porthos e Aramis eram mosqueteiros. D’Artagnan não foi aceito no Corpo dos Mosqueteiros Reais porque era muito jovem e não tinham vaga para ele. Só no finalzinho do livro, depois de muitas aventuras seguindo seus três amigos mosqueteiros, é que ele foi aceito, por interferência direta do cardeal Richielieu e de Ms. de Tréville.
///---///---///---///

-Aceita um café?
-Aceito.
-Quer sem cafeína?
-Não, sem cafeína faz mal.
-É?! Faz mal a quê?
-Faz mal ao gosto.
///---///---///---///

A tecnologia é realmente impressionante.
Uma ferramenta poderosa de busca na internet pode mudar o rumo de uma vida.
///---///---///---///

Pão feito em casa, bolo feito em casa, café moído na hora.
Eu quero uma casa no campo...
Eu quero a sorte de um amor tranquilo...
///---///---///---///

Admiro mulheres desprendidas que aceitam felizes abdicar de algo importante em suas vidas para se dedicarem a outras coisas ainda mais importantes. As que adiam a carreira para não sacrificar a família. Ou as que sacrificam o terem família para se dedicarem às carreiras. Eu quis ter tudo. E acabei perdendo muito.
///---///---///---///

Numa casa com muitas crianças é preciso lavar o sabonete antes de lavar as mãos.

quinta-feira, março 02, 2006

Mais uma vez a romântica burrada de queimar os navios antes do retorno. Nem restou a mísera possibilidade de um vacilo. Ter a quem escrever "te amo bjos".
Profunda tentação de morrer a cada hora.

Pra você, que sabe quem é

E eu estava tão feliz aquele sábado de manhã... Precisava ter me roubado a alegria? Tinha que me tirar o restinho de confiança que sobrava? Tinha que me tirar a esperança que custou a brotar? Não tem idéia do mal que fez? De quanta tristeza e infelicidade espalhou pelo mundo? E pra quantas pessoas?

Só posso lamentar muito, e desejar que nunca te aconteça o mesmo.

Tirando casquinha

È impressão minha ou os homens realmente não conseguem ver um pedaço de pele à mostra que já querem pegar?
No meu trabalho, todos sempre se cumprimentam com um sorriso, um gesto de cabeça e um “Oi, tudo bem?” Como em todos os lugares.
Vou trabalhar quase sempre com camisetas ou blusas normais, com mangas. Mas em dias de muito calor às vezes eu ponho uma blusa de alcinha ou uma frente única. Nesses dias todos os marmanjos com quem convivo, do técnico ao chefe, passando pelos colegas de vários níveis, me cumprimentam com a mão no meu ombro ou nas costas.
É, decote funciona!


///---///---///---///
Reflexão imprópria para o momento:
O homem ideal encontra-se quatro uísques acima do restante da humanidade.

///---///---///---///

Verso que faz sentido no momento:

“O primeiro amor passou
o segundo amor passou
o terceiro amor passou.
Mas o coração continua.” CDA

Vítima e vilã

Cansei de ser a vítima, quero mais é ser vilã. Enchi o saco de fazer o papel da pobre infeliz, coitadinha, humilhada.
Muito se fala sobre o sono dos justos, mas quem disse que os injustos dormem mal? Só quem precisa de Frontal são os injustiçados.
Até acredito que os sacanas deste mundo possam ter eventualmente alguma dor na consciência. Mas garanto que deve ser muito melhor se sentir mal enquanto se dá bem por aí, do que se sentir mal enquanto se rola sozinho na cama sem conseguir dormir.

Letras de música que fazem sentido no momento:

“Quero ter alguém com quem conversar,
Alguém que depois não use o que eu disse
Contra mim.” Legião Urbana

“Se lembra quando a gente
chegou um dia a acreditar
que tudo era pra sempre, sem saber
que o pra sempre sempre acaba.” L.U.

“É isso aí
Há quem acredite em milagres
Há quem cometa maldades
Há quem não saiba dizer a verdade” Ana Carolina

“Vou te guardar como triste lembrança
Ninguém jamais vai me enganar outra vez
Eu prometo a vocês.” Zélia Duncan

“Mê de motivo, foi jogo sujo
E agora eu fujo pra não sofrer
Fui teu amigo, te dei o mundo
Você foi fundo, quis me perder
Agora é tarde não tem mais jeito
O teu defeito não tem perdão
Eu vou à luta, que a vida é curta
Não vale a pena sofrer em vão

Pode crer você pôs tudo a perder
Não podia me fazer o que fez
E por mais que voce tente negar, me dê motivo
Podes crer eu vou sair por aí
E mostrar que posso ser bem feliz
Encontrar alguém que saiba me dar
Me dar motivo” Tim Maia

Amor exigente

Amor incondicional não pressupõe a inexistência de certas condições, limites e regras. O amor exigente não é amor menor, não é amor imperfeito, não é desamor. O amor exigente implica, sobretudo, em amor-próprio, em respeito a si mesmo.
Amo, e muito, mas não vou tolerar mentiras. Amo, demais, mas não vou suportar maus-tratos. Amo, sempre, mas exijo respeito. Amo, até o talo, mas não admito ser feita de idiota. Amo, profundamente, mas não quero ambigüidades.

Porque se eu admitisse, tolerasse, suportasse tudo isso, eu deixaria de ser alguém digna de amor. Me tornaria mero espantalho de gente, capacho para ser pisado, farrapo.
E é assim que, mesmo amando, desisto de tentar. Vocês venceram, eu jogo a toalha, me retiro do palco.
Porque amo também a mim mesma. Porque não quero me destruir, nem destruir ninguém. Por que também quero ser feliz. Porque não quero mais sentir raiva. Porque também quero espalhar amor e felicidade pelo mundo. Porque também quero sorrir de prazer, de saciedade, de paixão.
As minhas exigências não serão atendidas, isso já ficou mais que claro. E sem elas, eu deixaria de amar e respeitar a mim mesma. E não poderia amar ninguém mais, nem mesmo quem eu ainda amo hoje.