Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

segunda-feira, março 31, 2008

À deriva

"Cansei os braços
a pendurar estrelas no céu.
Destino dos fados lassos.
Tudo termina em cansaços,
braços
e estrelas
e eu."

Balão Esvaziado, António Gedeão

Há uma certa doçura em se deixar levar e não tomar nenhuma decisão sobre nada. Há tranquilidade na apatia, na aceitação completa das consequências da inação.
É que às vezes, só às vezes, eu volto a ser destroços à deriva.

sexta-feira, março 28, 2008

As alegrias que o GoogleTalk me dá, ou A Pindaíba é Geral

r: notícia do carro?

M: vai ficar na “bagatela” de X paus

r: saco, cabei de ler no seu blog

M: bota saco nisso. E eu tinha acabado de gastar, com medo, Y. aí chutei o balde, que se dane o dinheiro

r: poisé... mas agora não adianta lamentar. É como cê falou, arregaça as mangas, mete os peito!

M: passo o mês que vem a pão e água e pronto

r: a água é por minha conta, faço questão

M: hahahaha, thanks

r: já vi tudo: em vez de jantar fora, restaurantes finos... fim de semana comendo pipocas guri e guaraná del rey

M: no escuro, que é pra não gastar energia

Filosofia de vida

Minha adorável avozinha adota uma filosofia de vida extremamente interessante. Segundo ela quando te acontece alguma coisa muito ruim, você não tem que ficar se lastimando e lamentando e sim revidar com força e fazer alguma coisa muito boa por você mesmo. Exemplo, se você perdeu aquela nota de cem reais que estava na sua carteira agorinha mesmo, o melhor a fazer é gastar logo outros cem com alguma coisa que você goste muito: livros, cds, um jantar bacana, sessão de massagem.

Pois ontem à tardinha, estávamos eu e minha queridíssima mãe no centro de BH quando o meu carro sifu. Mas sifu mesmo, do verbo sifundir o motor. O que fizemos? Aplicamos a sabedoria da vovó. Largamos o carro numa oficina de confiança e fomos comer camarão, pegar um cineminha e ser felizes.
///---///---///---///

Quanto ao vestido, eu fiz a louca.
E minha ousadia foi imediatamente punida com o carro quebrado e mais um gasto exorbitante e inesperado. Fiquei por uns momentos abalada mas liguei o f*da-se e deixei no automático.

quinta-feira, março 27, 2008

Teste

Você está procurando um vestido para ir a um casamento. Corre lojas e lojas e acha tudo sem graça, tudo a mesma mesmice de sempre. Aí encontra aquele vestido. Aquele que te deixa sexy sem ficar vulgar, que te deixa elegante sem ficar careta. Aquele que é original o suficiente para chamar a atenção mas nem tão extravagante que te achem esquisita. Enfim, O vestido.

Mas como nem tudo pode ser perfeito (aliás, nada pode ser perfeito, que saco), o vestido que te cai lindamente pelo corpo não te cabe no orçamento. O que fazer, ò céus?

a) fazer a louca: que se dane o orçamento. Eu quero, eu preciso, eu tenho que ter aquele vestido.
b) fazer a responsável: mil contas e cálculos. Se eu cortar os gastos disso e daquilo e dividir em mil facadas mensais, consigo pagar?
c) fazer a abnegada: deixa pra lá. Não é pro meu bico mesmo. Vou com o vestido velho, sniff, sniff...

Qual a sua opção?
Qual vocês acham que foi a minha?

///---///---///---///

Os malvados


quarta-feira, março 26, 2008

Como cada signo reza antes de dormir

ÁRIES: "Querido Deus! Dê-me PACIÊNCIA, e eu a quero AGORA!

TOURO: "Deus, por favor, ajude-me a aceitar mudanças em minha vida, mas não agora".

GÊMEOS: "Ei, Deus. Ou será deusa?... Quem é você?.... O que é você?... Onde está você?... Quantos de você há? Eu não posso te imaginar!"

CÂNCER: "Querido Papaizinho, sei que eu não deveria depender tanto de você, mas você é a Única pessoa com quem eu posso contar, enquanto meu cobertorzinho está sendo lavado."

LEÃO: "Oi, Pápi! Eu posso apostar como você está realmente orgulhoso em me ter como seu filho!"

VIRGEM: “Querido Deus, por favor, faça do mundo um lugar melhor e não o destrua como você fez da última vez".

LIBRA: "Querido Deus, eu sei que eu deveria tomar minhas decisões sozinho. Mas, por outro lado, o que VOCÊ acha?"

ESCORPIÃO: "Querido Deus, ajude-me a perdoar meus inimigos, mesmo que os crápulas não mereçam".

SAGITÁRIO: "OH ONIPOTENTE, ONISCIENTE, TODO AMOROSO, TODO PODEROSO, ONIPRESENTE, ETERNO DEUS, SE EU LHE PEÇO UMA VEZ, ESTOU PEDINDO CENTENAS DE VEZES, AJUDE-ME A PARAR DE EXAGERAR!"

CAPRICÓRNIO: "Querido Pai, eu estava indo rezar, mas acho que devo descobrir as coisas por mim mesmo. Obrigado de qualquer forma".

AQUÁRIO: "Oi, Deus! Alguns dizem que você é homem. Outros dizem que você é mulher. Eu digo que todos nós somos DEUS. Então, por que rezar? Vamos fazer uma festa!"

PEIXES: "Pai Celestial, enquanto eu me preparo para consumir este último quinto de scotch para esquecer minha dor e meu sofrimento, possa minha embriaguez servir para aumentar sua Honra e Glória".

terça-feira, março 25, 2008

Duas perguntinhas

Virou tendência no mercado editorial listas do tipo “1001 cds para ouvir antes de morrer”, “1001 filmes para assistir antes de morrer”, “1001 livros para ler antes de morrer”.
Sou só eu ou alguém mais também acha uma bobagem perder tempo e dinheiro com essas compilações e que o melhor mesmo é ir direto para os livros, filmes e cds de que elas tratam?
///---///---///---///

Algum de vocês, amigos blogueiros que usam o serviço for free do Sitemeter, saberia me dizer qual é a diferença entre page views e visits?

quarta-feira, março 19, 2008

Contraste

- Oi Bibizinha querida, lindinha do meu coração, como foi o seu dia na escolinha hoje?
- Sinistro, cara.
///---///---///---///

Pouca coisa é mais horrível do que ter medo e desconfiar das pessoas. Me sinto péssima quando alguém se aproxima do meu carro e meu primeiro impulso é arrancar correndo. Já fui assaltada no sinal vermelho e fiquei escaldada, já fui assaltada dentro de casa e fiquei traumatizada. Mesmo assim, tenho tanta vergonha quando as pessoas percebem que eu as considero uma ameaça. Como o rapaz que veio apenas me pedir uma informação e eu fiquei o tempo todo pisando no acelerador, ou o mendigo que veio me pedir um trocado e deu meia-volta quando fechei a janela na cara dele. Eles também devem se sentir muito mal percebendo que os outros os temem.

E não é só nas ruas. Ontem roubaram o notebook de uma colega minha, aqui dentro da universidade, dentro do laboratório dela!!! Ela deixou o computador sobre a mesa, a porta aberta e saiu para beber água e ir ao banheiro. Coisa de 10 minutos. E quando voltou alguém o tinha levado.

E agora? Vou ter que desconfiar de todo mundo aqui dentro também? Que saco.

segunda-feira, março 17, 2008

Frase da Semana

"Sou profundamente superficial."

Andy Warhol

Autoridade

Pensando sobre o assunto, concluí que não tenho problemas em lidar com a autoridade. Talvez eu tenha alguma dificuldade em exercer a minha autoridade sobre alunos indisciplinados ou filhas idem, mas acabo conseguindo me impor.

Tirando alguns maus momentos durante a adolescência, sempre me dei bem com meus pais. E nunca tive problemas com guardas de trânsito, síndicos do prédio, professores ou chefes. Aliás, tenho uma ótima relação profissional com dois dos professores considerados mais "difíceis" aqui do departamento.

Se tenho algum problema, é com as pessoas que, sem autoridade nenhuma sobre mim, vêm me pôr o dedo na ponta do nariz e dizer como devo agir, como devo pensar, como devo me sentir. Aí não. Sugestões e críticas construtivas são bem-vindas, mas entre iguais não se dão ordens. E quando reajo de maneira negativa, as pessoas ainda acham ruim e me acusam de "ter problemas com a autoridade".

Faz-me rir.

Fim de semana

O sábado foi intenso, o domingo foi preguiçooooso..

Visitamos o Museu da Comunicação (ali na Afonso Pena, perto da praça da Bandeira) e adoramos. A exposição está muito bem montada, cheia de novidades high-tech e com muita informação. Aliás, tanta informação que é impossível ver tudo num só dia. As meninas gostaram muitíssimo, embora, claro, não tenham conseguido assimilar tudo o que viram e ouviram. Recomendo com força, mas vá com tempo.

Depois encarnei o Obelix e fui comer javali. No Paladino, restaurante que eu adoro e, num mundo ideal, seria frequentadora assídua.

Mais tarde, ainda rolou um buteco.

Mais tarde ainda, rolou sessão filme-que-ganhou-Oscar.

E no domingo: soninho, pasmaceira e descanso. Bom também!

E tenham todos uma excelente semana!

sexta-feira, março 14, 2008

Incapaz

Eu não seria capaz de amar um homem:

que não sorri para as crianças
que maltrata os animais
que valoriza mais o dinheiro do que o trabalho
que acha a arte uma bobagem
que ridiculariza o movimento ambientalista
que não bebe
que humilha os empregados
que nunca chora
que não tem seus momentos de pieguice
que passa mais tempo no espelho que eu
que não sabe elogiar
que está sempre ocupado demais
que se leva muito a sério

O brigadeirão dos deuses

A senhora que vende chocolates aqui no saguão do ICB acabou de inventar um novo pecado a que deu o nome de Brigadeirão dos Deuses. Aquilo é enorme, caro, hipercalórico e absolutamente delicioso, uma coisa do demo!

Eu ando comendo um por dia, todos os dias. Os jeans já começaram a apertar, mas não consigo resistir. Quando vejo aqueles chocolates entendo perfeitamente o que se passa com um alcoólatra ou toxicômano. Sei que não devia comer, sei que não preciso comer, sei que não me fará bem, mas não consigo resistir, como assim mesmo, regalada!

quinta-feira, março 13, 2008

Trabalho e livro

O horror dos horrores por aqui é depender do trabalho dos outros para continuar o meu.
Ou me passam as informações e dados de que preciso ou não posso fazer nada.
Eu corro, corro, corro, entrego tudo a tempo e depois fico esperando sentada que me dêem o retorno.
Maravilhas do trabalho em equipe...
///---///---///---///

"Precisamos falar sobre o Kevin" é um dos livros mais angustiantes que já li. Muito bom, bem escrito, mas só recomendo para quem tem estômago forte. É ficção, mas bem poderia ser um relato verídico, tal a plausibilidade do depoimento materno.
As ambiguidades que sentimos (ou pelo menos, eu senti) em relação à maternidade estão lá todas expostas, em linguagem direta, sem panos quentes. O questionamento de nossas (minhas) motivações. O medo, a incerteza e, acima de tudo, ela, a culpa.
O que o livro conta é uma situação extrema, limite, mas de maneira alguma inverossímil: o pesadelo de todas as mães.

terça-feira, março 11, 2008

Sem tempo

Tenho um monte de coisas a comentar aqui: dilemas ético-profissionais, considerações etílico-existenciais, casos hilário-superficiais.

Mas estou totalmente atolada de serviço, de modo que fica pra uma outra hora qualquer.
Só para constar: tá tudo bem, na forma do costume.

PS: não são um saco esses posts só pra dizer que estão sem tempo pra postar?

sábado, março 08, 2008

Dia da Mulher

Meus votos de hoje (e sempre) para todas nós:

que as oportunidades sejam reais
que os salários sejam justos
que os chefes sejam compreensivos
que os direitos sejam respeitados
que os homens sejam companheiros
que os companheiros sejam amigos
que a delegacia da mulher seja desnecessária
que a tpm seja leve
que o chocolate esteja sempre à mão
que a pílula nunca falhe
que a camisinha nunca fure
que a menstruação nunca atrase
mas que, quando for a hora, engravidar seja fácil
que o peito não empedre
que o bico do peito não rache
que a mamada seja deliciosa para todos
que as crianças sejam saudáveis
que o bebê não tenha cólicas
e que durma a noite inteira
que o marido também cozinhe, lave e passe
e faça cafuné e massagem nos pés
que os amigos estejam sempre presentes
que o rímel não borre
que o salto não quebre
que aquele vestido esteja em promoção
que a moda não seja perversa
que a celulite desapareça
que as estrias fiquem invisíveis
que os pés-de-galinha sejam cultuados
que o ginecologista seja delicado
que o papanicolau dê negativo
que a menopausa venha tranquila
que o cálcio fique nos ossos
que cada idade seja saboreada
que sejamos sempre fantásticas!!!!

quinta-feira, março 06, 2008

Ad Hoc

Me convidaram para ser parecerista ad hoc de uma grande agência financiadora de pesquisa.

Pesquisadores brasileiros, tremei! E caprichai nos projetos!
Agora sou eu quem decide para quem vai ou não vai o dinheiro e meus critérios são rigorosíssimos!!!!

Se eu estou me achando? Ui, estou insuportável.

quarta-feira, março 05, 2008

Semana do calouro

Chegou de novo a Semana do Calouro na Livraria da UFMG. Aproveitem os descontos!
Sem fazer grandes estragos na minha conta bancária, eu comprei:

-Poesia de Florbela Espanca, volumes I e II (a obra completa!!!)
-A menina que roubava livros, de Markus Zusak
-Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver
-Toda Mafalda- da primeira à última tira, do Quino
-A misteriosa chama da rainha Loana, do Umberto Eco

E perguntem se eu queria parar por aí?
Tive que exercer o auto-controle, com todas as forças do meu ser, hehehehe

Atualização: vcs viram a coleção Mulheres Modernistas da editora CosacNaify? Ai, se eu não fosse tão responsável, ou se não tivesse que garantir o leitinho das crianças... Uma hora dessas eu seria a feliz proprietária da caixa-sacola mais interessante do mundo.

terça-feira, março 04, 2008

Ouvido de passagem

Escuto coisas terríveis por aí e fico pensando se a humanidade vale mesmo a pena...

Numa briga de bar, um rapaz ameaça um homem mais velho:
_ Você toma cuidado comigo. Eu tenho vinte anos e você é um coroa. Se eu te matar pego 10 anos de cana e ainda saio a tempo de curtir muita farra e aproveitar muito a vida!

Na sala de espera da clínica de psicologia:
_ Vê lá se eu vou me separar do meu marido por causa de uma vadia! E perder 10 anos de investimento?!

Nocauteada. Fora do páreo.
Tô dodói. Virose.
Quero cama e chá de camomila.