Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, outubro 31, 2008

Bad news

A não esquecer: benevolência pode ser sempre confundida com burrice ou ingenuidade.
///---///---///---///

E a má notícia é: o aeroporto está decidido. Podemos gritar, espernear, fazer abaixo-assinados, mas vai ser construído. A 200m do limite do Parque Estadual do Rio Doce. Numa das únicas áreas de Mata Atlântica primária de Minas Gerais, em Revés do Belém, próximo à trilha da Campolina e do Salão Dourado. Vocês não sabem onde é isso, né? Eu sei e meu coração chora.

O verde que vale é o dos dólares, não da floresta.

quinta-feira, outubro 30, 2008

Circo de Todo Mundo

Recebi este email tristíssimo, repassado pela querida Ju Sampaio, que é prima e sobrinha das fundadoras da ONG.

Quem puder fazer barulho, faça. Quem puder pôr num jornal, ponha. Quem souber de alguém que pode intermediar ou remediar a situação, mexa-se.


"Caros,

É com perplexidade e pesar que compartilho com vocês o episódio ocorrido ontem por volta das 21h, no galpão ocupado há 10 anos pela organização não-governamental Circo de Todo Mundo, sediado na Rua Santo Agostinho, 1441 – Bairro Instituto Agronômico, em Belo Horizonte.

Ontem, dia 27 de Outubro, o vigia da instituição foi rendido por policiais militares que chegaram ao local na calada da noite, juntamente com representantes do Governo do Estado e a Copasa (sem nenhum comunicado prévio), munidos de documentos e tratores que autorizavam a destruição do espaço físico utilizado há 10 anos pela ONG Circo de Todo Mundo em Belo Horizonte.

Esta organização atua há 18 anos na capital mineira, atendendo centenas de crianças com trajetória de moradia na rua, vítimas do trabalho infantil e de abusos de toda a ordem, crianças encaminhadas por Conselhos Tutelares, cumprindo medidas sócio-educativas, da comunidade local, etc... A ONG Circo de Todo Mundo é reconhecida no cenário nacional e internacional pela seriedade e compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Seus fundadores participaram da implementação de políticas públicas destinadas à fiscalização e defesa dos direitos das crianças e adolescentes e influíram ativamente na constituição dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado de Minas Gerais. A instituição tem assento no Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e recebeu em 2007 o Prêmio CEPAL pelas ações que desenvolveu na capital mineira de erradicação do trabalho infantil doméstico e proteção ao trabalho adolescente. Em 2003, foi agraciada com o Prêmio Itaú-Unicef e o Prêmio Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O desfecho trágico da noite de ontem, foi ainda pior no dia de hoje, quando crianças, adolescentes e jovens chegaram para brincar, encontrar com seus amigos, se alimentar, pesquisar, estudar, etc... no turno da manhã. Ao invés da acolhida habitual, encontraram um circo murado e um belo painel estendido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com imagens computadorizadas, que exibiam o que será o próximo Centro da Juventude (projeto Plug In) de Belo Horizonte. As crianças, jovens monitores e familiares não retornaram às suas casas. Junto com funcionários da organização, se sentaram na rua e resistiram, exigindo das autoridades públicas uma explicação.

Porém, o comunicado distribuído pelo Governo do Estado no local era dirigido APENAS à imprensa. O comunicado informava que desde Abril de 2008, a organização Circo de Todo Mundo havia sido informada sobre os novos planos do governo para o local e que devido a divergência do público alvo não foi possível estabelecer uma negociação. O Governo do Estado alega que como a ONG Circo de Todo Mundo atende crianças a partir de 06 anos, suas atividades não poderiam ter continuidade naquele espaço que seria agora destinado a atender à juventude.

Ora, todos nós sabemos o quanto é árdua a tarefa de conseguir um espaço físico para desenvolver um trabalho com crianças social e economicamente marginalizadas. Os primeiros anos de história dessa organização em Belo Horizonte registram bem os obstáculos já enfrentados. Sugiro a leitura do livro "Uma História de Magia e Cidadania", lançado no ano 2000 pelo Circo de Todo Mundo (disponível nas livrarias), onde o registro das constantes mudanças de espaço feitas pela instituição estão bem retratados. Compreendemos que é sim de direito do governo, ter de volta o terreno que é de sua propriedade. E é por isso que as lideranças da ONG Circo de Todo Mundo estão em constante diálogo com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais buscando alternativas, já que como instituição sem fins lucrativos ela não conta com recursos próprios para alugar um outro espaço assim "da noite para o dia".

Porém, o diálogo foi interrompido ontem à noite, de forma brutal, quando a organização foi desalojada. Apenas 03 pessoas conseguiram entrar dentro do galpão (Maria Eneide Teixeira, Vera Anastácio e Osvaldo) enquanto o trator destruia parte do galpão e funcionários do Governo encaixotavam parte do patrimônio físico da ONG. O fotógrafo Carlos França (que trabalha como free-lancer para o Circo de Todo Mundo) conseguiu registrar imagens do que estava ocorrendo na parte externa, mas foi impedido pelos policiais militares de entrar no local e filmar toda a destruição dentro do galpão.

O que fica para nós – sociedade civil comprometida com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes de nosso País – são as questões:
Qual é a política do governo do Estado para as crianças e adolescentes de Minas Gerais?
Porque o diálogo com a ONG foi interrompido de uma forma tão brutal??
Porque o despejo foi realizado na calada da noite, sem aviso prévio???
Será que o Brasil vive mesmo uma democracia??
Que exemplo as autoridades públicas do Estado de Minas Gerais estão dando às nossas crianças com atitudes como esta???
Que projeto de Nação é este que não tem como diretriz a prioridade ABSOLUTA à proteção integral dos direitos da população infanto-juvenil??

Sugiro a vocês a leitura do boletim da rede GIFE distribuído exatamente na noite de ontem, que tem o seguinte título "CRIANÇA AINDA NÃO É PRIORIDADE".
O segundo parágrafo do texto de Rodrigo Zavala diz:

"Disposta na Constituição Federal Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e em uma série de convenções internacionais das quais o Brasil é signatário, a prioridade na defesa do público é LETRA MORTA sob o prisma das políticas públicas em favor da infância." http://www.gife.org.br/

A ONG Circo de Todo Mundo sempre orientou sua prática pelos princípios dispostos nestas legislações, principalmente, naquele que se refere ao artigo 7, da Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU, que afirma: "...TODA CRIANÇA TERÁ DIREITO A BRINCAR E DIVERTIR-SE, CABENDO À SOCIEDADE E ÀS AUTORIDADES PÚBLICAS GARANTIR A ELA O EXERCÍCIO PLENO DESSE DIREITO".

Na apresentação da publicação "Em Busca da Infância Perdida – a experiência do projeto de Erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente no trabalho doméstico em Belo Horizonte 2002-2003", do Circo de todo Mundo e da Organização Internacional do Trabalho, através do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC), de 2004, a fundadora e coordenadora-geral da instituição, Maria Eneide Teixeira, escreve: "No cotidiano de minha vida, descobri que as crianças e adolescentes, ricos ou pobres, compartilham desejos e necessidades universais. E todos – meninos e meninas – têm o direito básico de crescer preservando a infância como etapa fundamental de suas vidas. Este é o princípio que rege a ONG Circo de Todo Mundo, desde a sua criação. Temos uma trajetória de solidariedade, de escuta e de vivência que foi indicada pelas próprias crianças com as quais nos envolvemos. Nossa história é o maior testemunho de nosso compromisso com as causas da infância brasileira".

De vocês, caros colaboradores e leitores desse desabafo, aguardamos mensagens de apoio e repúdio à descisão anti-democrática e brutal do governo Aécio Neves, que apenas aguardou o seu candidato Márcio Lacerda assumir o posto de novo prefeito da cidade, para empreender tamanha violência não só contra a uma instituição, mas PRINCIPALMENTE, contra crianças e adolescentes desfavorecidos da nossa cidade, do nosso país. Que sejamos ao menos solidários a elas, as crianças, que são o futuro e também o presente.

Agradeço a atenção.
Christiane Sampaio
chris.sampaio@childrensworld.org

*28 de outubro de 2008**

Circo de Todo Mundo despejado em BH

Em meio a negociações, Governo do Estado retira organização do local em que está sediada há dez anos.

Na noite de ontem, 27, representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, acompanhados da polícia, iniciaram o despejo da ONG Circo de Todo Mundo, reconhecida organização de Belo Horizonte que desenvolve atividades sócio-educativas, lúdicas e culturais com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

A ONG, criada em 1991, estava sediada há dez anos em um terreno do Governo, localizado na região leste de Belo Horizonte, área com um dos piores índices de desenvolvimento da capital. Embora datado de 25 de setembro, o mandado só foi cumprido um dia após o segundo turno das eleições municipais. Segundo a organização, eles não foram notificados do despejo e aguardavam a promessa de uma reunião após as eleições."Moro na comunidade, em frente ao Circo, por isso vi tudo. Eles esperaram todas as crianças irem embora e às oito horas da noite passaram uma corda e disseram que estava sendo desapropriado", conta Moisés Barbosa, assistente de direitos humanos do Circo de Todo Mundo. "Tinham vários policiais, eles derrubaram o muro de trás, imenso, construído com dinheiro da embaixada da Itália. Amassaram parte dos ferros da lona montada, jogaram todo o material da biblioteca em um caminhão, dizem que levaram os alimentos para uma creche, quebraram as pias dos banheiros, só nos deixaram pegar cheques e computadores, não pudemos pegar nem a documentação que atesta as negociações e ainda ameaçaram me prender por desacato", relata Maria Eneide Teixeira, fundadora e coordenadora da ONG.

O convênio que regula a cessão do espaço terminou em 15 de setembro deste ano. Diante da decisão do Estado de dar nova destinação ao local, teve início há meses o processo de negociação. Segundo Maria Eneide, as negociações vinham ocorrendo com a intermediação do Ministério Público. As propostas eram adequar o projeto do Estado, de construção de um centro da juventude, para que a área de 80 mil metros quadrados continuasse abrigando o Circo de Todo Mundo, ou buscar conjuntamente outro espaço. Segundo Eneide, desde o início, a ONG respondeu a todas as demandas de negociação colocadas pelo Governo, como a elaboração de um croqui do espaço necessário para a continuidade dos trabalhos. Ela afirma que todos os registros dessas negociações estão em poder do Ministério Público, assim como um abaixo assinado com oito mil assinaturas pedindo a permanência da entidade.

Em nota oficial, o Governo informa que "por meio de ofícios e propostas formais, outras tentativas de conciliação foram realizadas sem êxito, incluindo a permanência da entidade no local com a sua incorporação ao projeto". "Diante da indisponibilidade de devolução do imóvel público, expressa pela permissionária, a Advocacia Geral do Estado (AGE) iniciou as providências judiciais cabíveis para que o imóvel possa cumprir a nova finalidade pública que lhe foi destinada", segundo o Governo ainda em nota, que também afirma manter "a oferta à entidade Circo de Todo Mundo de cessão de outro local para manutenção de suas atividades pelo período que for necessário". Até o momento, nenhum novo local foi indicado. O caminhão com todos os bens da entidade continua parado na porta da organização. "Se tivessem nos dado outra opção, claro que teríamos saído", afirma Moises Barbosa.

Hoje, crianças, adolescentes e funcionários encontraram o espaço fechado. Em protesto, fizeram arte circense na rua, em frente ao local que, antes, era também uma referência de acolhimento social. "Tem menino que está aqui há dez anos. É aqui que eles tomam café da manhã, lancham à tarde, tomam banho. As mães não têm outro lugar para colocar esses meninos", conta Moisés, que teme pela desmobilização desses jovens. Maria Eneida informou que eles permanecerão na porta da entidade até que uma negociação seja aberta. Neste momento, eles aguardam a presença da promotora da infância e juventude da Comarca de BH, Maria de Lurdes Santa Gema. "Nunca vi uma coisa tão agressiva, tão desrespeitosa", desabafa Eneide. O contraditório é que o Circo de Todo Mundo, que atende crianças e jovens de 6 a 24 anos, foi despejado do local para dar lugar ao projeto do Governo do Estado "Plug In Minas - Centro Jovem de Artes, Esportes e Cultura Digital". A proposta governamental é voltada para jovens de 15 a 24 anos, dentro do Projeto Estruturador "Centro da Juventude de Minas Gerais".

*O Circo*

Entre as bandeiras de luta do Circo de Todo Mundo estão a erradicação do trabalho infantil, o combate ao abuso, à exploração sexual e à violência doméstica. Privilegiando o imaginário e a brincadeira por meio de atividades lúdicas que complementam a escola formal, a instituição estimula em meninos e meninas a construção de um novo projeto de vida que permita sua (re)inserção familiar e social. "Eles não têm outro lugar para fazer isso, todo o talento, toda essa cultura irá se perder", lamenta Moises. Os participantes contam diariamente com oficinas de equilibrismo, malabarismo, acrobacia de solo e aérea. Além de atividades "extra-lona", como oficinas de formação humana, teatro, dança e expressão corporal. Nesse espaço, os educandos têm ainda a sua disposição a Sala do Saber Paulo Freire, composta por uma biblioteca, materiais educativos e computadores com acesso à Internet.

Também nesse espaço, o Centro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Helena Greco presta atendimento jurídico e social ao público infanto-juvenil e às suas famílias vítimas de alguma forma de exploração e/ou violência.

SUGESTÕES DE FONTES
*ONG Circo de Todo Mundo
*Maria Eneide Teixeira, fundadora e coordenadora da ONG (31) 9972-8462
*Moisés Barbosa, assistente de direitos humanos da ONG(31) 9869-8352
*Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte
*Maria de Lurdes Santa Gema(31) 3272-2905
*Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
*Assessoria de Imprensa (31) 3348-4424

INFORMAÇÕES
*Oficina de Imagens
*Eliziane Lara / Carolina Silveira(31) 3482-0217 / 9226-3249"

quarta-feira, outubro 29, 2008

Declaração de amor sem ninguém pedir

Não era eu aquela que chorava. Não era eu a que se compadecia de suas próprias dores e se lamentava perante muros de pedra e cal. Não era eu aquela com cânticos de dor, sangue e espuma nos lábios. Não era eu aquela que apagava as luzes e se perdia ainda mais no frio. Não era eu a que ansiava e desesperava e entristecia e murchava. Não era eu, não estava em mim, não me pertencia.

Sou essa que ri em meio a abraços. Sou essa que ouve seu próprio nome na boca amada e se reconhece no som, no timbre. Sou essa que se olha a salvo e se sabe segura sobre o mundo. Sou a que conta estrelas, que espera o sol, que amanhece entre beijos. Sou essa que acolhe, que recebe e afaga. Sou essa que cultiva flores, que assa pão, que percebe e sacia as fomes. Sou a que afirma, em plena sanidade: eu sou.

Obrigada Boêmio, por me ajudar a ser eu de novo.

A falsa medida da Meg

Lendo alguns posts passados, me dei conta que os leitores podem ter a impressão de que eu sou uma pessoa boazinha. Não sou. Tenho é uma tendência enorme, deslocada e absurda à auto-indulgência. Leiam e vão dando um desconto: estou falando de mim mesma.

terça-feira, outubro 28, 2008

Apud F. Pessoa

Diálogos de amor são ridículos
Diálogos de amor via google talk são ainda mais ridículos
Mais ridículos que diálogos de amor via google talk somente
aqueles que nunca conversaram com seu amor via google talk
(ou msn, dá no mesmo)

Trabalho e calor

Três trabalhos de campo em duas semanas. Eu não tenho mais vinte anos, estou exausta.
E com o tradicional e feiíssimo bronzeado de peão: antebraços morenos e ombros brancos.
///---///---///---///

E durma-se com um calor desses!
As meninas fritaram na cama a noite inteira, pediram água até esvaziar o filtro, trocaram o pijaminha suado, tomaram banho de madrugada pra refrescar.
///---///---///---///

Pessoas nefastas, mantenham distância para sua segurança e meu bem-estar.
Mesmo sem fazer nada, eles despertam o que há de pior em mim.
///---///---///---///

Anulei o voto. Ia votar no, merda por merda, Lacerda. Mas, já dentro da cabine, esqueci o número dele. Pra vocês verem o tanto que eu estava empolgada com essa eleição.
///---///---///---///

Se mil reais me caíssem do céu neste instante, eu me internava num spa o tempo que o dinheiro desse (que não ia ser muito, eu sei).
///---///---///---///

A terça-feira mal começou e eu só penso no sábado: FESTA!

sexta-feira, outubro 24, 2008

As ostras e as pérolas

O moço me pergunta:
- Quem construiu Stonehenge foram os incas ou os astecas?

E a moça, observando uma plantação de eucaliptos, comenta:
- A criação de Deus é tão perfeita, né? Olha só essas árvores, todas enfileiradinhas...

Voltei

Fui ali. Tomara que vocês tenham sentido a minha falta!
Três dias no Parque do Rio Doce e alguns carrapatos depois, estou renovada.

terça-feira, outubro 21, 2008

Convite e otras cositas más


Na Cidade Jardim, na rua Teixeira Mendes, 252. Neste sábado, a partir das 13:00h.
Eu vou, eu vou, eu vou!
///---///---///---///
Crianças, o dever me chama. Vou ali e volto já. Comportem-se.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Não PerDa

A Pattylda, musa pop e diva fashion, mandou o convite. Se você gosta do bom-gosto diferente, do alternativo de qualidade, do moderno com estilo e de preços sensatamente razoáveis, não deixe passar a oportunidade.

Eu não posso que estou de viagem marcada no fim-de-semana, chuif...

"Sábado a Cupcake estará no REVISTA-SE!

A Bridge, a PopCards e a Grampo convidam você para um delicioso passeio de sábado. Um evento para você ouvir boa música, ver gente feliz e RECICLAR SEU GUARDA-ROUPA. Grandes achados, marcas incríveis a preços imperdíveis. Moda, cultura, turismo e design no encontro de duas ruas super charmosas: GERMANO TORRES COM ORENOCO.
Aproveite!

Mais informações:

http://www.iwantmycupcake.blogspot.com
http://www.grampodesign.blogspot.com/ "

Grrrrrr

Cretino, idiota, safado, sem-vergonha, desgraçado, babaca, cachorro, canalha, imbecil, verme, pústula, vil, degenerado, monstro, imbecil, sem-mãe, ordinário, estúpido, bestalhão, escória, pulha, verme (já falei verme?), nojento, asqueroso, péssimo, odioso, egoísta, desprezível.

Ufff... pronto, desabafei.
Vamos em frente.

terça-feira, outubro 14, 2008

Pequena Ode à Minha Crescente Barriga

"Perca a barriga
Perca a barriga em apenas três semanas
Perca a barriga em apenas dez sessões
Perca a barriga com apenas 15 minutos por dia"

Barriga minha, barriguinha, por que querem que te percas?
Que mal fizeste ao mundo para te terem como inimiga pública número 1?
Acaso ameaças mais a humanidade que o aquecimento global?
Acaso feres, como bofetada impudica, a estética mundial?
Jornais e revistas te querem aniquilar, anular, suprimir
Spams sugerem meios, canais de tv instigam modos.
Te querem chata e chapada, ausente e duríssima.

Minha fofa barriguinha, tão macia, tão travesseira,
tão incompreendida e vilipendiada!

Não temais, barriga minha amada!
Eu te protegerei contra os pesos metálicos dos bárbaros,
nenhuma cânula te sugará, nenhum bisturi te cortará.
Te alimentarei e nutrirei, com doces, com cerveja, com baconzitos,
para que tua doce e suave curvatura não mais seja posta em dúvida.

Nicho guardião de crianças e de alimentos nutritivos e calóricos, não temais!
Porei sobre ti o véu casto das roupas decentes, resguardando-te do opróbio alheio,
do julgamento de olhos perversos e da comparação com músculos sarados.
Teus pneuzinhos não mais circularão pelas vias públicas, expostos à execração.
Hei de tratar-te à base de cremes hidratantes,
de composição química esdrúxula e duvidosa,
Não para que sucumbais,
mas para que teu brilho lustroso e vívido se espalhe
levando redondez e circularidade
a este mundo de ângulos secos e
vasta aridez mental.
///---///---///---///

Como disse a amiga:
E se eu perder a barriga, onde é que guardo os intestinos?

Domingão


Sob o sol e sobre a mãe.
Lê, obrigadíssima!

Segundo turno

Conforme o esperado, minha candidata não passou para o segundo turno. Não sei o que fazer agora, as duas opções que sobraram me parecem o que há de pior em termos de política mineira. Eu, que nunca anulei voto, estou pensando seriamente nessa possibilidade.

Venho conversando sobre o assunto com todo mundo que encontro, pergunto o que eles acham de cada candidato, em quem pensam em votar e por que. E noto que estão quase todos na mesma situação que eu: sem saber.

Uns poucos dizem que vão votar no LQ apenas como uma opção anti-ML e quem ele representa. Outros poucos, no ML apenas como opção anti-LQ e o que ele representa. "Dos males, o menor" é o que todos desejam.

Eu não quero mal nenhum e tento me convencer de que o nulo é uma opção tão legítima quanto qualquer outra. Não quero A nem B. Quero uma terceira coisa que não está disponível no momento.

Amigos belorizontinos, que que cês vão fazer?

quinta-feira, outubro 09, 2008

Ruindade

Tem horas que me dá uma vontade de ser ruim, mas ruim de verdade, com força. Pena que logo passa.

Ira furor brevis est.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Na pressa, eu danço

Estar sobrecarregada de coisas a fazer é um perigo. Na pressa de despachar as pessoas que chegam perto e me interrompem, eu acabo aceitando fazer quase tudo o que me pedem.

O próximo que me pedir uma "ajudinha" vai ouvir um NÃO.

terça-feira, outubro 07, 2008

URGENTE

Querem fazer alguma coisa boa e séria pelo meio ambiente?

Então, o Parque Estadual do Rio Doce (PERD), maior fragmento de Mata Atlântica do estado de Minas Gerais, está ameaçado por um impacto de grande porte que é a construção de um aeroporto no seu entorno, uma área chamada pelo ecologistas de "zona de amortecimento" cujo uso da terra é restrito a apenas algumas atividades, justamente para servir como tampão a impactos que podem ameaçar a integridade florística e faunística do Parque.

A aprovação desse empreendimento está correndo à boca miúda, para que ninguém perceba, para que não haja tempo de ninguém reagir. A audiência pública é hoje. Ainda podemos nos manisfestar.

O Prof. Sérvio Pontes Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (e, por coincidência, meu ex-marido) acaba de me mandar este email:

"Vamos tentar criar uma pressão contra a criação absurda deste aeroporto que a USIMINAS está propondo, dentro da zona de amortecimento do Parque Estadualdo Rio Doce. Para quem não está sabendo, há uma proposta em discussão hoje a tarde em uma audiência pública em um local super afastado, para aprovação deste projeto. Há um clima na região de fato consumado, e um apoio extremamente tendencioso do governo do Estado e de representantes do próprio IEF e outros agentes públicos, para um projeto que vai impor grandes e irrecuperáveis impactos no último fragmento contínuo e de grande porte de floresta atlântica em Minas Gerais. O projeto é de um aeroporto de capacidade para 360 mil passageiros/ano, dentro da zona de amortecimento doParque, e com pista virada para o mesmo. Por favor, mandem AGORA seu email ao promotor de Justiça de Ipatinga reclamando, de forma espontânea sobre esta obra. Se quiser, anexe a lista de perguntas abaixo, formuladas pelo colega Adriano. Obrigado a todos.

Att. Sérvio


Promotor de Ipatinga:
pj2ipatinga@mp.mg.gov.br

enviar A/C do Dr. Walter Freitas, promotor público de Ipatinga que foi escolhido para acompanhar todo o processo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sérvio Pontes Ribeiro
Coordenador do Programa em Ecologia de Biomas Tropicais
Laboratório de Ecologia Evolutiva de Insetos de Dossel e Sucessão Natural - NUPEB
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal de Ouro Preto Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG, Brasil - 35400-000 tel - 031 35591665 fax- 031 35591680 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Mande por favor o seu protesto espontâneo, mas pode anexar a seguinte lista de questionamentos e argumentos:

1- Porque não foi feito nenhum levantamento de dados primários no interior do PERD, em especial na região limítrofe ao empreendimento, e na porção centro-norte do parque, que está na ADA e se trata de região pouco estudadada da UC?

2- Quais os componente do meio biótico foram investigados?

3- Quanto de informação sobre a fauna e flora da Unidade de Conservação provavelmente mais bem conhecida do estado foi utilizado para a elaboração desse relatório? Se não tudo publicado, certamente o IEF tem todos os relatórios técnicos das pesquisas desenvolvidas. Caso não tenha, certamente os pesquisadores que lá trabalham poderiam contribuir com informações relevantes. Certamente a biota amostrada nos pontos fora do parque é uma sub-amostra pouco representativa do que tem no interior do PERD, como bem lembrou o Leandro

4- Imagino que o parque estará dentro da Área de manobra das aeronaves.O ruído provocado pelo pouso, decolagem e manobra dos aviões será substancial. O Único impacto indicado foi um genérico “Stress provocado pelo ruído de aviões na (sic) fauna”. Além do mais, é estranho que as mitigações propostas para esse impacto sejam um Plano de controle de desmate (?); um Plano de Reabilitação de Áreas Degradadas (?) e um Monitoramento e Resgate da Ictiofauna (bom, imagino que possa se tratar de um erro de Ctrl-C;Ctrl-V, não é?). O ruído dos aviões não provocará apenas “stress” sobre a fauna. Todo esse barulho provavelmente afetará processos biológicos básicos e importantes para a persistência de populações locais, que envolvem por exemplo, reprodução de aves, defesa de território e socialização em primatas e outros mamíferos, vocalização de anfíbios, etc. No pdf de empresa de consultoria não vi nada de consistente para tratar esse tópico.

5- Também nada foi mencionado sobre os impactos relacionados com o crescimento urbano no entorno do PERD provocado pelo aeroporto como pólo de atração de pessoas. Esse impacto, junto com a questão dos ruídos e a perda de conectividade (real e potencial), são as principais ameaças que vejo para o parque.

6- Quanto do Plano de Manejo da Unidade foi considerado quando da elaboração do EIA? Qual será a participação do Conselho Consultivo do Parque no processo?"

Do Ensaio sobre a Cegueira.

Eu queria dizer muita coisa, mas o que principalmente me afligiu foi a certeza de que se alguma coisa muita errada acontecer (uma tsunami, um ataque de alienígenas, ou uma epidemia) estamos todos à mercê do acaso. Porque não teremos instituições de socorro e auxílio preparadas, porque não teremos tempo de nos proteger e precaver, porque não sabemos nos organizar rapidamente, porque não haverá um herói ou heroína para cada meia dúzia de pessoas.

Como catástrofes são coisas improváveis, a gente se tranquiliza. Mas, e se? E se?

Saudade da mãe

Ontem à noite, depois de um fim-de-semana longe, a pequenininha me pede:

-Mãe, passa uma cola em nós duas, pra gente ficar sempre grudadinha uma na outra?
///---///---///---///

K. foi a primeira das minhas amigas de infância e adolescência a ter filhos, aos vinte e pouquíssimos anos. Hoje ela tem uma mulher maior que ela ao lado e que a chama de mamãe. Outra, colega de pós-graduação, me conta que a filha tirou carteira; outro conta que o filho vai fazer vestibular este ano. Crianças que vi brincando pelos corredores do ICB. Até levo susto.

O que confirma a minha teoria de que os filhos dos outros crescem rápido. Só os nossos demoram. A Laurinha, por exemplo, é criança há oito anos seguidos e nada de virar adolescente ainda.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Ensaio sobre a cegueira

Fomos ver. Gostei bastante, mas não diria que é o filme mais sensacional dos últimos tempos. Como já tinha lido o livro, não senti tanto impacto.
Tinha outras observações a fazer a respeito, mas agora não tenho tempo.
///---///---///---///

Comecei e terminei: O Mundo é Bárbaro, do L.F. Veríssimo e A Menina sem Estrela, do Nelson Rodrigues.

Pró atividade

-Essa leseira de domingo está nos fazendo mal. Temos que reagir. Temos que ser pró-ativos.
-Isso mesmo. Chega de ficar andando sem destino. Vamos sentar naquele banco e ficar quietos.

Feminina

E no outro dia, Bibi me veio com essa:

- Mãe, eu queria me sentir mais feminina.

(grrrr, mato quem estiver lendo Nova pras minhas filhas!)

Sintonia

Os dois pombinhos:

- O legal é que a gente está sempre na mesma sintonia, né?
- É. E geralmente numa estação AM.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Lá nos EUA

Tem alguém em Blue Bell (Pensilvânia) e outro alguém em Falls Church (Virginia) que acessam a Mesa de Bar quase todo dia.
Eu ando tão curiosa pra saber quem são vocês!
Please, apresentem-se!

Reunião

Ontem e hoje: reunião o dia todo. Eu mereço uma cerveja gelada e umas gargalhadas após as 18:ooh.

Happy hour

Ontem, seis mulheres entre 26 e 46 anos curtindo a happy hour na mesa de um bar. Falamos do trabalho, dos projetos, das reuniões e canseiras do dia. Viagens de lazer e de obrigação. Editais disso e daquilo. Conservação da biodiversidade e propostas para. Carros, granizo e dinheiro. Aplicações e prejuízos. O gosto da cerveja e as marcas favoritas. Tomates secos fritos e comidas diferentes. Casos engraçados e piadas desbocadas. As novidades do acordo ortográfico.

Ninguém se lembrou de falar (mal ou bem) dos homens em geral.
Se isso quer dizer alguma coisa? Sei lá.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Dicas fashion de moda à la mode

O roxo-beterraba, megatrend do inverno, continua em alta na alta primavera-verão. Prepare-se, darling, para parecer uma santa de altar durante a quaresma.

Inspire-se:
Para ser vítima da moda não é necessário se tornar vítima do crédito. Então, mulher moderna descolada e antenada, uma sugestão para renovar seu wardrobe sem gastar muito:
-num panelão cozinhe 4 beterrabas grandes
-retire as beterrabas e guarde-as na geladeira para a salada do almoço
-coloque na panela suas roupas brancas ou clarinhas e deixe cozinhar por alguns minutos
-vale também enfiar o tênis na panela. Investir nos acessórios é TUDO!
À medida que você for usando e lavando as roupas, elas vão voltar à cor normal e, no ano que vem, voilá, está tudo renovado.
///---///---///---///
Modéstia à parte, eu fico muito bem de roxo. Modéstia mais à parte ainda, não há nenhuma cor no espectro visível em que eu não fique ótima!