Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, maio 29, 2009

Dica pra quem quer ficar rico:

Investir em bentonita tratada com lantânio.

domingo, maio 24, 2009

Di Buteco

Finalmente acabou o comida di buteco. Agora sim, podemos pegar a listinha dos bares e ir aos poucos experimentando as novas delícias. Sem filas na porta, sem lugares entupidos de gente, sem aquela obrigação de dar notas e, principalmente, sem aquela aporrinhação de todo mundo perguntando pra todo mundo: e aí, já foi em quantos butecos do festival este ano?
///---///---///---///

Para que conste nos autos: é domingo e estou no trabalho.
///---///---///---///

Hi5, facebook, myspace e outros tantos. Eu recebo montes de convites para essas coisas, o que eu agradeço mas quase sempre recuso.

Gente, não fiquem chateados comigo, mas é que mal e mal consigo administrar os emails. Até do orkut eu praticamente desisti, mantenho a página lá mas nunca abro. É relacionamento demais pra uma pessoa só!

quinta-feira, maio 21, 2009

Melhores

A melhor declaração de amor:
-Mamãe, eu te amo tanto, tanto, tanto, que até sinto cosquinhas no coração!
O melhor bom-dia:
-Bom-dia, mamãe, meu arco-íris!
As duas declarações da meiguíssima Bibi.
///---///---///---///

É ou não um anjinho?

terça-feira, maio 19, 2009

A mulher é a loba da mulher

Nem doeu.
Mentira, doeu sim. Eu tô é me fazendo de forte.
///---///---///---///

Então aquela moça que até foi uma adolescente esperta, cresceu e virou uma mulézinha execrável. Preguiça de viver num mundo tão cheio de gente tão cheia de certezas equivocadas.

Teve uma vez em que uma senhorinha veio me dizer que não entendia por que "essas mulheres" têm filhos, se é pra depois trabalhar fora e deixar a criação dos mesmos nas mãos dos outros.
Alfinetada certeira em mim, que voltei ao trabalho tão logo acabou a licença maternidade. Deu uma certa raiva e muuuuita preguiça de explicar que:

a)- a criação dos filhos não deixa de ser nossa responsabilidade só porque eles passam parte do dia com uma babá ou numa escolinha
b)- criança que passa parte do dia com uma boa babá ou numa boa escolinha cresce feliz e se desenvolve muito bem, obrigada
b)- renunciar a ter filhos não era uma opção para mim, que sempre os desejei
c)- renunciar ao trabalho não era uma opção para mim, que sempre o desejei

Parece que é difícil a pessoa entender que é possível ser feliz de outro jeito que não o dela.
///---///---///---///

Desculpem aí o mau jeito do título. Não é que eu entre nessa de achar que as mulheres são todas inimigas e rivais umas das outras, pelo contrário.
Mas é que ando vendo grandes manifestações machistas partindo principalmente de vozes femininas. Que preguiça.

quarta-feira, maio 13, 2009

A nuvem negra, cheia de raios e trovões, que estacionou sobre minha cabeça e me acompanhou pra todo lado nos últimos tempos, passou.
Ando com vontade de rir. Nem que seja de nervoso, nem que seja pra não chorar.
///---///---///---///

Crianças vestidas de anjos, coroando Maria. Resquícios de ritos pagãos, sem dúvida. Mas uma mãe que oscila entre o agnosticismo/ateísmo vai vestir suas filhas de anjo (e gastar uma nota no aluguel da fantasia). Pra vocês verem a força das tradições e da religião e a minha fraqueza em ser do contra.

Mas as meninas adoram, passam o dia com aquelas asas nas costas feito duas periquitas.

segunda-feira, maio 11, 2009

A festa do dia das mães

Sexta-feira, semana passada.
Não teve apresentação, dancinha, essas coisas. Mas teve o "Dia da Mãe Buscar na Escola". Com direito a distribuição de cartões e lembrancinhas feitas pelas crianças, coisas que eu sempre gosto de receber. E o indefectível tapete vermelho e música ao vivo para animar o fim da aula e a hora de ir pra casa.

Só que dessa vez chamaram uma banda, da qual o prof de guitarra da Laurinha faz parte, para tocar. Eu esperava umas bossas, umas mpbs, mas os rapazes mandaram ver no Led Zeppelin! Adorei!!!

A Mãe Perfeita*

"Busca crianças na escola com sorriso radiante, distribui beijos e abraços. No carro, conversa sobre o dia que passou, ouve casos e relatos com atenção, sem perder o cuidado com o trânsito. Com voz firme, mas controlada, põe fim às escaramuças e implicâncias entre irmãozinhos que se estapeiam.

Na passada rápida ao supermercado não se deixa convencer a comprar milhares de guloseimas, mas explica com lógica e segurança a importância de se comer legumes e verduras. Já em casa, acompanha os deveres de casa sem dar respostas prontas mas estimulando o raciocínio e a criatividade infantis. Com sabedoria e carinho, contorna a birra e a pirraça dos jovenzinhos que não querem tomar banho, assegurando uma higiene perfeita. Rapidamente, prepara uma refeição nutritiva, balanceada e saborosa que os filhos comem com gosto e sem reclamação.

Tem energia para brincar de casinha, pega-pega, cabra-cega ou o que as crianças quiserem. Na hora de dormir, conta historinhas, traz copos d'água, ensina orações ao anjinho da guarda e dá beijinhos de boa-noite. Verifica se os pijamas e as cobertas estão adequadas à temperatura da noite. Levanta a qualquer hora da madrugada, com cara boa, para atender a um pesadelo, uma sede ou uma vontade de fazer xixi repentinos.

Jamais ameaça com palmadas, jamais fala palavrões. Nunca perde a calma, a paciência ou as estribeiras. Nunca fica cansada."

* press release do novo modelo robótico "Mãe Perfeita/XX-02", versão 3.5, em breve no mercado. Indústrias Acme Ltda.
///---///---///---///

Filme: Feios, Sujos e Malvados de Ettore Scola.
Se o argumento é fraco e o roteiro mais ou menos, o jeito é dar uma de Fellini e apelar para o grotesco. Mantém a platéia acordada. Não que eu não tenha gostado, mas não recomendo: vocês podem ficar bravos comigo.
///---///---///---///

"E sentia-me tão triste como se acabasse de morrer-me um amigo, de morrer eu mesmo, de renegar um morto ou desconhecer um deus."
Proust

Lindo, não?
///---///---///---///

Após cinco páginas de descrições minuciosas das toaletes de Mme. Swann (golas denteadas, bordas picotada, gravatas escocesas, tafetás furta-cor, aletas sustidas em barbatanas, rendas volantes, percalinas, crepes-da-china, botõezinhos de cetim, pregas à Henrique II, gigots, crinolinas) com uma profusão de detalhes que tanto podem levar à confusão quanto ao tédio, penso que Proust devia ter sido estilista e não escritor.

Mas volto de novo às linhas d'À Sombra das Raparigas em Flor: muito estilo, pouca história. É um estilista, sem dúvida.

Não pensem que isto é uma crítica negativa. Estou amando muito sua busca pelo tempo perdido. tanto que já me angustia a idéia de terminar o segundo volume sem ter ainda a posse dos próximos.
///---///---///---///

Faz hoje nove anos que me tornei mãe. Parece que foi em outra vida aquele momento.
E foi.

No domingo, nos dedicamos a fazer a Laurinha feliz. Segunda-feira é um dia inóspito para aniversários.

quinta-feira, maio 07, 2009

Notas e Provas

Nenhum professor quer reprovar seus alunos, mas parece que alguns estudantes fazem questão. Odeio ter que dar zero numa prova. Sinto que falhei como professora, não consegui ensinar nada àquela criatura.

Arre! Há provas em que nem o ponto final está correto.

terça-feira, maio 05, 2009

Low Batt

Outro dia, me senti o verme do cocô da mosca do cavalo do bandido.
Agora só desânimo.
Hoje é só aplicar mais uma prova e o dia acaba feliz.
E o que esse povo demora pra responder um simples email...
Ainda tenho um supermercado de carrinho cheio pela frente.
Eu escrevo notinhas pela manhã com palavraschave (é assim? sem hífen?) do que eu tenho a fazer e depois do almoço não sei mais o que elas significam.
O fim de alguns casamentos me choca; tem gente que se esforça na canalhice.
Outras coisas também me chocam; tem gente que se esforça muito na canalhice.
Trabalhos novos fazem meu coraçãozinho bater mais forte. Pena que a grana não corresponda ao sentimento.