Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Ciência, Deus e Água

A amiga querida tá com birra da ciência. De vez em quando eu também fico, acredita?
É que se espera demais da ciência e no entanto ela só nos pode oferecer respostas sobre o mundo físico e natural (o que já é muito). Tudo o que é metafísico e sobrenatural está além do poder de alcance do método científico, pelo menos por enquanto. Questões éticas e estéticas então, nem pensar. Mas para explicar a natureza e seus fenômenos ainda não inventaram nada melhor.

Agora, os milagres.
Pode-se dizer que milagre é um evento tão, mas tão improvável, que na prática é considerado impossível de acontecer. Mas mesmo as probabilidades mais infinitesimais eventualmente acontecem. Milagres acontecem. Não deixe de acreditar, Ju.
Deus está nas probabilidades ínfimas.
///---///---///---///

Stendhal: “É claro que Deus existe. Nós é que não existimos.”
///---///---///---///

Eu também já tinha notado que neste blog falo muito pouco de ecologia. O que não deixa de ser um contra-senso, mas eu me desculpo com o fato de que meio ambiente para mim é trabalho e aqui eu venho é pra me divertir. Mas a verdade é que a ecologia não é só “serviço” e se insere com muita força no dia-a-dia de qualquer um, inclusive no meu.
A Frida deu dicas preciosas sobre energia. Vou aproveitar e falar um pouco sobre água, que é a minha especialidade.
Ao longo dos últimos dez anos, eu venho colecionando exemplos de como economizar água e preservar os recursos hídricos. A maior parte das medidas de economia se refere a processos industriais ou manejo para agricultura. No entanto tem algumas coisinhas, nada desprezíveis, que nós, cidadãos urbanos, podemos e devemos fazer:

- Se você for reformar ou construir uma casa, na hora de escolher as instalações sanitárias opte por aqueles modelos de caixa de descarga que gastam apenas 6 litros de água a cada vez que são acionadas. As descargas comuns (aquele botão na parede) são um verdadeiro desperdício. No México e em vários estados dos EUA as construções novas já são obrigadas a usar essas caixas.
- Se você tem casa com jardim ou quintal, opte pelo chamado “paisagismo xérico”. Ou seja, escolha plantas adaptadas a climas secos, que não exijam tantas regas. Dá pra ter um belíssimo efeito visual com um jardim de cactus, por exemplo. Ninguém vai colocar um espinheiro num lugar destinado às criancinhas brincarem, mas um pouquinho de bom-senso na hora de escolher as espécies vegetais pode ajudar muito.
- No Brasil, economizar luz e energia elétrica significa economizar água, já que a energia que abastece a rede doméstica é quase exclusivamente proveniente de usinas hidroelétricas. Apague as luzes, sim? Escolha os eletrodomésticos mais econômicos, tá?
- Não jogue água fora, não lave seu carro com mangueira. Use um balde. É assim que os flanelinhas lavam os carros, e os carros ficam bem lavados e muito rapidinho. Se eles conseguem, você também consegue.
- Nunca, jamais, em tempo algum permita que alguém “varra” a calçada da rua usando o jato d’água da mangueira. Eu dou piti quando vejo alguém fazendo isso na rua. Vou lá na pessoa e digo: ”olha, essa água que você tá jogando no chão é filtrada, clorada, fluoretada. Isso é um tesouro. Se você usar a vassoura, vai economizar dinheiro e o meio ambiente agradece.” As pessoas ficam com vergonha e desligam a torneira, pelo menos enquanto estou por perto.
- Lembre-se que em qualquer lugar do mundo em que você esteja, você está inserido numa bacia hidrográfica. Isso significa que tudo o que cair no chão, mais cedo ou mais tarde, irá parar num corpo d’água, se não for removido antes. Se seu carro está pingando óleo, este será lavado do asfalto pela chuva, vai prum coletor de água pluvial e vai contaminar o córrego ou rio onde será despejado. O mesmo vale para a ponta do seu cigarro e o papel de bala do seu filho.

A água é um recurso renovável, mas isso não quer dizer que seja infinita!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meg,
O Fabien também compra briga quando vê alguém lavando a calçada.
As coitadas das empregadas sofrem com a enxurrada de palavras cheias de sotaque em cima delas.

Eu também estou cada dia mais descrente.Acho que conviver com um ateu é contagioso.
Se Deus existe,Ele não se importa...

1/09/2007 8:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho raiva de quem fica jogando agua na calcada, no asfalto, etc. Qualquer dia paro e pergunto se a pessoa espera que cresca um pe' de saco de cimento, ou pe' de asfalto por ali. Sem nocao esse povo. Aqui nao se ve isso nao, felizmente.

Eu acho que Ele tem mais o que fazer, a nossa vida so' diz respeito a nos mesmos. Mas seria interessante sentar numa mesa de bar com Ele e bater um papo furado.

1/11/2007 5:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

vivendo e aprendendo
Lembra daquele bottom amarelo, com uma carinha sorridente, em que estava escrito: “Energia atômica? Não, obrigada.”? Era um emblema da consciência ecológica, nos anos 80. Pois é. Recentemente, o famoso cientista inglês James Lovelock, guru dos ecologistas e autor da Teoria de Gaia, declarou que a energia atômica é, não apenas a melhor e mais segura, como a única opção capaz de nos salvar do desastre do superaquecimento. E tem que ser rápido.

1/11/2007 8:15 AM  

Postar um comentário

<< Home