Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, março 21, 2007

Capacidade Suporte e Estimativas

Já foram feitas muitas estimativas de qual seria a capacidade suporte da Terra, ou seja, quantas pessoas o planeta poderia sustentar. Dependendo de quais variáveis o pesquisador leva em consideração, esse número varia de 1 bilhão a 1 trilhão.
Consideremos os dois extremos:
Na expectativa mais otimista, a Terra suportaria 1.000.000.000.000 de humanos se nós apenas dependêssemos das taxas fotossintéticas, quer dizer, da quantidade de energia solar que é atualmente transformada em glicose pelas plantas. O autor da estimativa (Wit, 1967) reconhece que é absurdo pensar nesse número como uma possibilidade real, até porque faltaria água, minerais e espaço físico para essa gente toda, além das áreas florestadas.
Na mais pessimista, Hullet (1970) calculou que, se o consumo per capita norte-americano de água, alimento, energia elétrica, alumínio e aço fosse igualado em todo o mundo, só seria possível manter 1 bilhão de pessoas (menos de 1/6 do existente atualmente).

Outras estimativas interessantes que se encontram na literatura mostram que, se a humanidade adotasse um regime exclusivamente vegetariano, caberiam no planeta 3 vezes mais pessoas do que se 25% do consumo calórico diário fosse proveniente de produtos animais. Em termos ambientais, carne custa caro. E 25% é realmente muita carne por dia.

Nos trabalhos mais recentes, de 2000 pra cá, ninguém fala em mais do que 10 bilhões.

Estamos quase lá.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Relacionado com este teu "post", teu irmão mandou-me um texto sobre "décroissance" que achei interessante.
Também te mandou?
Tentei copiar e por aqui mas não consegui.
Entrei na Google com "décroissance" e achei muita coisa, o fundador do conceito, sites variados e a definição da Wikipédia.
Vale a pena ler.

3/23/2007 9:58 AM  

Postar um comentário

<< Home