Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

domingo, janeiro 14, 2007

Xingamentos, cinema e etc

Xingar com estilo

Meu bisavô Inácio, português do Alentejo, era republicano e anti-clericalista, numa época em que ainda havia monarquia e a Igreja se imiscuía em todos os assuntos do Estado. Quando ele queria ofender muito alguém, insultar mesmo, o pior dos seus xingamentos era: “Jesuíta”.
Ontem, assisti um pedaço de uma briga de trânsito. Um troglodita dizia grosserias a uma senhora. Ela, fina, agiu como uma dama. Sem se alterar, disse apenas:
- O senhor é um péssimo.
Um péssimo. Resolvi adotar. Quem me irritar agora vai ouvir: “Seu péssimo!”
///---///---///---///

Assisti recentemente:

“Jules et Jim” do Truffaut.
Não gostei muito, mas rendeu discussões acaloradas e instigantes, e disso eu gosto.

“Outubro” do Eisenstein.
Filme sem protagonistas, como só os grandes mestres de antigamente sabiam fazer. Gostei muito, gosto cada vez mais dele. Já gostava desde a adolescência, de quando vi o “Encouraçado Potenkin”. E não estou me contendo de ansiedade para assistir “Ivan, o terrível”. As sombras mais maravilhosas da sétima arte.

“O Tempo que Resta”
Triiiiiste, chaaaato... Mas valeu ver de novo a Jeanne Moreau, agora velhinha. Participação pequena, mas de uma grande atriz. Agora, o excesso de plástica e de silicone é mesmo mau negócio pra quem quer atuar até a velhice.

“Meu irmão quer se matar”
Não formei opinião. Não sei se gostei ou não. Acho que o objetivo era esse mesmo, fomentar a apatia das pessoas diante de dramas que não se tornaram dramáticos. Todo mundo cinzento. Colorida, só a enfermeira maluquete, que para mim era a mais normal do filme inteiro.

“Mais estranho que a ficção”.
Muito legal! Roteiro sensacional, história super criativa e original. O roteirista, Zach Helm, faz parte da escola de outros caras fantásticos como o Charlie Kaufmann, de "Quero ser Jonh Malkovich" e "Adaptação". É uma miscelânea de formas narrativas diversas, muita metalinguagem e comédia inteligente. Uma farsa, no sentido literário do termo. O final feliz é meio bobo e banal, mas tudo bem, o outro final alternativo também seria banal.
///---///---///---///

Cafés dentro do cinema são um perigo. A gente fica lá na mesa, capuccino gostoso, conversa fiada e animada, e quando vê as horas:
- O filme já começou! Vamos lá!
Aí todo mundo corre pra sala e o garçon corre atrás, com a notinha na mão:
- A conta, a conta...
Horror, vergonha, vexame. Já por duas vezes passei por caloteira nos cinemas de BH.
///---///---///---///

Estou lendo “Diálogo em Setembro” do português Fernando Namora. Trata dos Encontros Literários de Genebra. Não me agrada o estilo do autor, mas os debates e as idéias são interessantes, embora, por causa do distanciamento no tempo, para nós leitores do séc XXI, eles estejam batendo em cachorro morto.
///---///---///---///

Pra quê luz no fim do túnel se o que se quer mesmo é fechar os olhos?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Meg !
Como já disse antes,amo seu blog.Li ontem,já li hoje.Também adoro cinema,fui cinéfila mas com o nascimento dos filhos ,hoje sou só cinófila.
Ah!Uma péssima acabou com a minha semana...

1/14/2007 9:49 AM  
Blogger MegMarques said...

Kathia, não vamos deixar os péssimos nos dominarem, bola pra frente.

Hoje vou ver "O perfume". Já li o livro há muitos anos e amei.

1/14/2007 11:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu e Maurício estamos rindo aqui do péssimo. É genial, "a senhora é uma péssima", "o senhor é um péssimo", haha, tão simples, tão verdadeiro...
Beijos

1/14/2007 12:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Assisti O Perfume enquanto estava em Rochester e achei muito bom. Fazia tanto tempo que li o livro que nao lembrava dos detalhes, mas a adaptavao manteve a trama principal e ficou otimo. A primeira cena, do nascimento do Jean Baptiste, e' tao nojenta quanto a descricao do livro. Ficou otimo.

1/14/2007 11:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Rsrsrsr. Meu Tata, Sebastião, expulsou os Jesuítas. Bom... Quem sai ao seus, não degenera. Pelo que me parece. Mas você vai a missa todos os domingos. :)
Agora, gostei muito do pensamento budista-mineiro, sobre a luz do fim do tunel. Não é que faz sentido?.

abs

2/23/2007 1:21 AM  

Postar um comentário

<< Home