Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, junho 18, 2008

A culpa é da mãe!

Então que se a menina ainda tropeça na leitura de algumas palavras, a responsabilidade não é da professora nem da escola.

A culpa é da mãe que trabalha 8 horas por dia, gasta mais hora e meia no trânsito, não tem empregada à noite, tem mais uma filha que demanda cuidado e não consegue 2 horas livres diárias para ficar à inteira disposição da filhota, ajudando nos estudos.
///---///---///---///

Festas infantis modernas me levam a questionar se as futuras gerações serão capazes de auto-organização ou se vão depender para sempre de monitores.
///---///---///---///

Diz-me com quem achas que eu ando e te direi quem achas que eu sou.
///---///---///---///

Lendo Virginia Woolf

A castidade, longe de ser uma virtude, não passa apenas de uma das muitas formas de ignorância. Lamentável estado, segundo a escritora.

A quem interessa manter castas as mulheres? A quem interessa manter ignorantes os povos?
///---///---///---///

Por outro lado, mesmo uma criança de 4 anos pode sentir bem a benção da ignorância.
Bibi, ontem à noite, com medo de barulhos estranhos: "eu queria ser uma pessoa que não sabe que existem ladrões".

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Filhinha
A escola quer se livrar de sua incompetência e atirar para cima das mães essa desculpa esfarrapada.
Se falares com a escola que: 1. a consideras incompetente, 2. pensas em organizar um grupo de várias mães para avaliarem a escola, 3. pensas procurar outra escola, vais ver como mudam logo de discurso.
Lembra-te que foste tu que ensinaste o teu irmão a ler porque a escola dele não conseguiu! Eu lamento até hoje ter acreditado na conversa daquela escola e não ter tirado o teu irmão de lá assim que me falaram que era preciso ensiná-lo em casa.
Aprendi com a experiência e anos mais tarde passei a ser eu a usar a "técnica de culpar" com a escola, o que me deu além de muita satisfação, melhores resultados.
A "técnica de culpar" é muito usada há milhares de anos por maridos, igrejas, governos. Sempre que assisto a noticiários sobre o combate à dengue em que as prefeitura não têm "culpa nenhuma" na sanidade pública me irrito com a cumplicidade dos meios de comunicação...
Beijos da Mãe

6/18/2008 10:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parece que foi Pitigrilli quem escreveu a minha definição preferida de castidade: é uma perversão sexual.
Socialmente é uma das formas de controle de metade da população pela outra metade.

6/18/2008 10:39 AM  
Blogger Rubão said...

Fico pensando se essa história de "dize-me com quem andas" tem realmente alguma validade. Cristo não andou com Judas? Judas não andou com Cristo?

Há, linda essa Bibs.

bj
r

6/18/2008 10:39 AM  
Blogger K said...

Mas a culpa é sempre da mãe, não sabia?
E por falar nisso, já leu Precisamos falar sobre o Kevin ?

6/18/2008 5:16 PM  
Blogger MegMarques said...

Oi K,
já li esse livro, achei ótimo! Muito perturbador, mas muito bem escrito.
bjos

6/19/2008 8:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sobre o Kevin:
Parece mais um roteiro para filme de horror que um romance psicológico.
A autora quis escrever sobre a culpa e saiu-lhe um livro sobre uma mulher que não conseguiu resolver o luto nem pedir ajuda a um psicólogop como o Yalom!

6/19/2008 10:52 AM  
Blogger Tina Lopes said...

Adorei tua mãe. Vou começar a culpar a escola. Vou deixar a psicopedagoga louca!!!

6/20/2008 10:12 AM  
Blogger Maíra said...

Que meniniha mais inteligente!
Quem sabe o que mais ela queria ser??
Ela já comecou bem...

6/20/2008 1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã da Bibi!

6/27/2008 8:55 AM  

Postar um comentário

<< Home