Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, junho 18, 2008

Só preu não esquecer

Desde que vim parar na Biologia, caloura em 1991, já vi pelo menos 5 doidos neste curso. Não estou falando de alopradinhos que querem causar e fazem o curso pelos côcos, vivem bebendo e fumando a erva e talz. Estou falando de gente doida diagnosticada, esquizofrênicos, paranóicos, psicopatas; uma moçada que tomava remédios pesados e de vez em quando surtava. E eu sempre senti um certo medo deles.

Eu tive um aluno assim. Tinha esquizofrenia, controlada com medicação. Num fim de semana, levei a turma inteira para fazer trabalho de campo num reservatório do Triângulo Mineiro. Sábado à noite, coletas terminadas, todo mundo foi tomar cerveja no alojamento onde estávamos hospedados. O aluno em questão me avisou que não podia beber por causa dos remédios. Tudo bem.

Em determinado momento da noite, eu olho pela janela e no gramado ao lado do alojamento lá estava ele, correndo em círculos em alta velocidade, com os braços estendidos à frente do corpo como se segurasse um volante de automóvel. Brincando de carrinho. Apavorei: "o Fulaninho surtou, deve ter bebido"! Eu era a única professora presente em meio a mais de 20 estudantes ainda semi-adolescentes, a mim cabia a responsabilidade pela segurança e bem-estar de cada um. Entrei em pânico, não sabia o que fazer. Juntei toda a minha coragem e mais dois alunos grandes e parrudos e fui lá perguntar o que se passava.

"Sabe o que é, fessôra, é que eu tenho que gastar energia e ficar cansado antes de tentar ir dormir. Senão, fico muito ansioso e passo a noite rolando na cama. Preocupa não, fessôra, eu tô bem", disse sem parar de correr. Profundo suspiro de alívio.

Até hoje, quando fico ansiosa e não consigo dormir de madrugada, eu me pergunto se não é o caso de sair de casa e ir correr em círculos na garagem do prédio. Será que os vizinhos vão me achar muito louca?
///---///---///---///

O último maluquinho de que tive notícia foi através de uma professora da Genética. Ela foi chamada pelo diretor do instituto. Chegou na sala dele e estava presente também um de seus alunos. O diretor anunciou: "o seu aluno Fulano de Tal tem uma interessante sugestão de pesquisa para a área de Genética Humana que eu gostaria que você ouvisse."

O menino, todo sério, disse que queria que ela tirasse sangue dele e fizesse uma análise de DNA, pois ele estava certo e seguro de ser descendente direto de Jesus Cristo. (!!!???) E ela: "Ah sim, certo, muito interessante. Você então fica aqui com o diretor enquanto eu vou buscar o material para a coleta da amostra, tá?"

Pois ela correu no colegiado, pediu para entrarem em contato com a família e virem buscá-lo.
Não voltou até hoje, coitado.

5 Comments:

Blogger Rubão said...

1: Cuidado para não abalroar os outros carros na garagem. Mas talvez a melhor solução contra a ansiedade seria encher o tanque de álcool.

2: Santo Graal, Batman! Dan Brown já ouviu falar desse rapaz?

6/18/2008 5:00 PM  
Blogger Unknown said...

Ih! Na astrofísica, já teve um cara que surtou quando estava eu e o Pará no lab! Foi estranho!! Depois o cara teve que ficar um tempo internado, mas agora, aparentemente, voltou ao normal... Ainda o vejo pelo ICEx, mas desistiu da astrofísica desde o acontecimento insólito! :P

6/19/2008 1:58 AM  
Blogger Keylla Amelotti said...

"2: Santo Graal, Batman! Dan Brown já ouviu falar desse rapaz?"(2)

Nada melhor do que isso pra expressar minha opinião no momento, hahah.

E sobre seu comentário no meu blog, nãaaaao, né neném novo não. Estou curtindo tanto meu corpo só meu de novo... saber que ninguém me habita me deixa feliz, rss.

6/19/2008 6:04 PM  
Blogger Tina Lopes said...

Pra ter mais louco que a Biologia, acho que só a Psicologia.

6/20/2008 10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ahahahahaah, adorei o post!
Mas o negócio é grave demais , mesmo. Uma amiga tava me contando que o enteado, 18 anos, é esquizofrênico e ela já teve que enfrentar altas barras com ele dentro de casa...ele cismou que é o dono dela, queria matar o pai pra ficar com ela e depois cismou que saiu de dentro dela..como diria Narcisa Tamborindeguy: "aaai, que loucuraaaaa" !

6/20/2008 11:16 AM  

Postar um comentário

<< Home