Grand Torino
Vi esse filme há um bom tempo atrás e me incomodou muito. E continua a incomodar quando leio elogios desbragados ao velho Clint bancando o Charles Bronson. Porque eu odiei muito. E devo ter sido a única a odiar, já que só li críticas positivas. Mas achei um dos filmes mais preconceituosos de todos os tempos.
A única leitura que consegui fazer desse filme foi:
"Latinos, negros e orientais são um bando de pobres coitados sem qualquer capacidade de auto-organização (a não ser para formar gangues), inclinados ao crime e à degeneração. Eles precisam da proteção, dos conselhos e da tutela dos brancos-protestantes-anglo-saxônicos. Para seu próprio bem, claro."
E então o grande herói branco-protestante-anglo-saxônico se sacrifica por uma dessas racinhas inferiores. Ô, como os militares norte-americanos são bonzinhos!
E a grande trapaça psicológica do filme: o grande herói é incapaz de estabelecer vínculos afetivos com sua própria família; seus netos adolescentes mal o conhecem, não o respeitam, nunca ouviram suas histórias, nunca receberam dele atenção, ternura ou carinho de avô e, portanto, óbvio, também não têm nada disso para oferecer-lhe. Mas, magic moment, ele é capaz de se afeiçoar a uma família estrangeira e de cultura totalmente díspar, a quem inicialmente despreza.
Então tá.
12 Comments:
Meg, dá cá a mão, colega. Eu tb não gostei nada desse filme. E até te ler, não havia encontrado ninguém com quem compartilhar esse incômodo...
Fefê
Humm nunca o assisti, mas fiquei com vontade depois de ler sua crítica.
Adorei seu comentário ... Se não tivesse lido o comentário juraria que você estava falando de Avatar. Bjos e você escreve divinamente bem ... Robson/SJCampos
Pensei o mesmo quando vi, mas nãotinha ninguém a quem contar!
gracas a deus. pensei q estava soh. alem de preconceituso, cliche puro
Este comentário foi removido pelo autor.
Tão vendo como é bom se expressar quando não se concorda com o mainstream? A gente descobre que há mais gente esquisita como nós, hehehe
Robson, vc tá certo. Avatar é o mesmo tipinho de história, eca...
Amei demais mesmo, caí no blog por acaso e estou feliz com tanta identificação (aliás, também achei o furta-cor de avatar uma genuína expressão da cafonice). Abraço.
Dai, fico feliz que tenha gostado do blog, volte sempre!
Eu também detestei esse filme, e escrevi sobre ele no meu blog ano passado. O que me gerou diversos comentários de ódio contra a minha pessoa...
Vítor, não é incrível como as pessoas são incapazes de discordar numa boa?
Mas eu também tive que debochar do filme... Já que ele me irritou, eu tinha que me divertir com ele de alguma forma. Essa foi a principal razão da ira alheia, creio eu.
Eis o link: http://vitormcz.blogspot.com/2009/01/seo-cinema-crtica-gran-torino.html
Postar um comentário
<< Home