Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Minerando

Ambientalistas sempre consideraram as grandes mineradoras como os tradicionais vilões na luta pelo bem-estar da natureza. E, de fato, seus argumentos muitas vezes procedem. Mas também temos muitos preconceitos, nem sempre justificados, contra a indústria minerária. O preconceito mais óbvio é contra quem trabalha para essas grandes empresas. Tendemos a pensar que são do mal, que estão do lado negro da força.

Nestes últimos dias, fui convidada a dar um treinamento para engenheiros e técnicos de várias das maiores empresas de mineração do país. E, para minha surpresa, fiquei muito bem impressionada! Não sei se é possível dizer o mesmo dos que ocupam os altos cargos de diretoria e gerência, mas a moçada que estava lá no treinamento, que são os que põe a mão na massa, são pessoas realmente envolvidas nas questões ambientais, preocupadas, engajadas, que não estão lá apenas para fazer figuração, mas para tentar fazer a diferença. Dentro dos limites que a iniciativa privada impõe (lucro, produtividade, satisfação dos acionistas), são pessoas que querem tentar construir sem destruir.

Que bom!