Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

domingo, janeiro 22, 2006

Autores


Adoro autores de algumas décadas atrás fazendo estimativas e tentando previsões sobre como seria o mundo no início do séc XXI. Quase todos erraram feio, tanto em termos políticos, econômicos quanto em questões mais prosaicas do dia-a-dia. Influenciados talvez pelos Jetsons ou pelo “Perdidos no Espaço” (hahahaha) todos apostavam na importância dos robôs no nosso cotidiano, entretanto eles permanecem relegados a processos industriais. Absolutamente ninguém previu o PC como forma de trabalho, telecomunicação, informação e entretenimento. Todos apontaram a desagregação do núcleo familiar, mas nenhum previu a formação de novos modelos familiares estáveis e viáveis. Todos anteviram novas relações laborais, baseadas em um novo paradigma da relação produtor-consumidor, mas estas continuaram basicamente as mesmas.

Estou lendo “A Terceira Vaga” do Alvin Tofler (o mesmo d”O Choque do Futuro”) e ele até que vislumbrou a direção certa, mas se perdeu no caminho. Em alguns tópicos foi longe demais na sua visão futurística, em outros não chegou nem perto do que é a realidade hoje.

Nessa mesma linha, me aguarda na estante “A Sociedade da Abundância” do Jonh Kenneth Galbraith, guru da economia americana nos anos 50 e 60 do século passado. Aguardem.

---///---///---///

Todo mundo curte uma listinha, não é? Então aqui vai a minha lista TOP 5 de literatura. Já aviso que não aceito discutir sobre os méritos do estilo literário, o grau de profundidade da abordagem, a universalidade dos textos, nem nada disso. Esses nomes são simplesmente os que mais me dão prazer ao ler suas obras. E tenho dito.

FICÇÃO
Guimarães Rosa
Cervantes
Umberto Eco
Thomas Mann
García Márquez

NÃO FICÇÃO
Stephen J. Gould
Richard Dawkins
Isaiah Berlin
Stefan Zweig
Santo Agostinho

POESIA
David Mourão Ferreira
Carlos Drummond de Andrade
Adélia Prado
Manoel de Barros
João Cabral de Melo Neto

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tá uma delícia isso aqui!

1/24/2006 1:47 PM  

Postar um comentário

<< Home