Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Consciência negra e cotas universitárias

Sei que vou mexer num vespeiro, mas nunca tive medo de discussão, então vamos lá.
Aproveitando que ontem foi Dia da Consciência Negra e que há uns dias atrás perguntaram a minha opinião sobre a questão de cotas nas universidades, eu tenho a dizer que sou francamente a favor das cotas para estudantes negros.
Muitos argumentam que as cotas deveriam ser para os pobres em geral e não só para negros. Mas neste país, por razões históricas, econômicas, sociais e etc, a maioria dos pobres é negra e a maioria dos negros é pobre; então, em termos estatísticos, não há diferença significativa entre uma e outra coisa.

Muitos também argumentam que a instituição das cotas é racista porque dá oportunidades diferenciadas para um grupo étnico em particular. Eu acho que não, as cotas não dão mais oportunidades para os negros, simplesmente diminuem a diferença das oportunidades entre negros e brancos, aproximando as chances de ambos entrarem num curso superior. E não, os estudantes brancos não estão sendo minimamente prejudicados pelas cotas.
Tá, eu concordo que o ideal era que o ensino fundamental e médio de boa qualidade fosse de acesso amplo e irrestrito, de modo que não fosse necessário instituir cotas para ninguém. Mas enquanto isso não acontece, vai se fazer o quê? Virar pra moçada que acabou de tentar, sem sucesso, o vestibular e dizer: "foi mal galera, mas aguardem aí a melhora do ensino público que os filhos ou netos de vcs talvez entrem na UFMG."
Também acho ultrapassada essa visão de que universidade tem que ser apenas para os melhores. Universidade tem que ser para todos os que quiserem frequentá-la. A seleção entre os capazes e os incompetentes deveria acontecer dentro dos cursos, num ciclo básico de um ou dois anos com alto nível de exigência sobre o rendimento do aluno para se cumprir uma disciplina qualquer. Esse é o sistema universitário de vários países europeus: quem conseguiu concluir o ensino médio numa escola aprovada pelo governo, é automaticamente reconhecido como tendo os conhecimentos necessários para fazer um curso superior. Se vai ser capaz ou não é outra história, mas todos têm a oportunidade de tentar.
Tenho dito. Podem jogar as pedras.

8 Comments:

Blogger Pedro said...

Pra ser bem sincero, eu me sinto ofendido com as cotas para negros, acho realamete que elas deveriam ser destinadas para pessoas de baixa renda, mesmo sabendo que "por razões históricas, econômicas, sociais e etc, a maioria dos pobres é negra e a maioria dos negros é pobre; então, em termos estatísticos, não há diferença significativa entre uma e outra coisa."
Só o fato do negócio não ser "para o negros" já me deixaria mais confortável, com essa situação.

No mais, concordo plenamente.

11/22/2006 5:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meg, pra mim o complicado dessa questão é definir exatamente quem é negro ou branco num país onde faz tempo as fronteiras não são tão exatamente demarcadas assim.
Eu concordo com a dívida histórica com relação aos negros, sim, mas...
Nesse aspecto, o critério da renda seria mais facilmente aplicável.
Acho que é dessa premissa que parte o livro do Ali Kamel a respeito, não?
Eu não tenho opinião fechada sobre o assunto, mas acho que isso da 'definição' das raças tem que ser mais bem-pensado.

11/23/2006 4:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este foi seu pior post.

11/24/2006 9:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este post é matéria paga?

11/24/2006 6:09 PM  
Blogger MegMarques said...

Oh, sim, matéria paga! Ganhei uma fortuna para escrevê-lo!

11/27/2006 8:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

com todo respeito meu amigoo...soh digo uma coisa a vc...o sistema de cota para negros eh...inconstitucional pois a contituiçao diz q brasileiros dem ser tratados com igualdade , tendo essa cota especifica para negros nao esta sendo igua....eh racismo sim pois esta recriando a divisao de cores , mesmo c por motivos historicos ow outras coisas a classe negra eh mais desfavorecida....e injusto pois nao sao somento negros no brasil q nao tem oportunidades de ter uma base boa na escola ...acho q c cruzarmos os braços e apoiar essa atitude do governo , nunca melhoraremos nossa educaçao , pois estaremos nos contentando com migalhas....acho q devemos reenvindicar nossos direitos ....isso sim seria mto justo....Fernando

11/03/2008 11:31 PM  
Anonymous Thays said...

na minha opnião.todo cidadão tem o mesmo direito ...então não poderia haver exclusão .As cotas deveriam ser para quem tem baixa renda,e não somente para negros,pois isto para mim é uma descriminação racial contra os negros .

8/17/2009 6:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

amei a opinião da pessoa que escreveu
achei muito bem elaborada e eu concordo plenamente
vários bjs
post:anonima

12/01/2011 12:15 PM  

Postar um comentário

<< Home