Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, abril 17, 2007

Personalidades múltiplas

Como quase todo mundo, eu também não sou uma só. Nem duas. Tenho múltiplas personalidades mais ou menos conflitantes ou complementares. Estas formam aquilo que chamo de eu:

- Meglda Fitzgerald, a boêmia. Capaz de atravessar noites e madrugadas numa mesa de bar, conversando a respeito de literatura, cinema, política, atualidades ou qualquer outro assunto que venha à baila. Costuma ser divertida, simpática e sociável, embora tenda à grandiloqüência depois das duas da manhã.

- Simone de Megauvoir, a intelectual chatilda-existencialista Acha que sabe tudo de filosofia, ciência ou qualquer outro assunto que venha à baila. Pedante e metida a erudita, quer competir com a Meglda Fitzgerald, mas não tem o humor desta. Meio-amarga, cultiva um pessimismo justificado por fatos.

- Narcisa Tamborindemeg, meu lado perua, ai que loucura! Pesa a mão nos tons dourados e exagera no salto. Futilzinha e cabeça-de-vento. Por outro lado, é super alto-astral, engraçada e acha que o mundo é um grande parque de diversões.

- Dona Maria Dirce, a doninha-de-casa. Se dispõe de 10 minutos livres, os gasta arrumando gavetas. Adora a casa bem cuidada, limpa, tudo no seu lugar, geladeira cheia. Curte fazer umas comidinhas especiais para os amigos, amassar pão com as filhas, voltar do supermercado com montanhas de verduras frescas. Infelizmente, sente-se frustada com muita freqüência, já que tem que dividir tempo e espaço com as outras e não consegue manter o lar-doce-lar tão impecável quanto gostaria.

- Dra. Megrie Curie, a cientista (que quer ser) brilhante. Faz pesquisa, faz consultoria, dá aulas, publica, vai a congressos, não tem tempo pra pensar em mais nada. Racionalíssima, acha que tudo o que não é trabalho, é bobagem. Mas volta e meia se sente desanimada e questiona pra quê tanto esforço.

- Super Meg Atômica, a que troca pneus, fura paredes, conserta porta despencando, monta e desmonta móveis, enfrenta baratas e morcegos invasores, carrega peso, atravessa a cidade como um raio várias vezes ao dia, separa briga de cachorro grande, dirige em qualquer estrada de asfalto ou terra. Não tem frescura, nem tempo ruim. Podem contar com ela.

- Ogra sem nome. Bruxa feia e má que de vez em quando surge do nada e espanta e amedronta as demais. Egoísta, ciumenta, controladora, irascível. É uma infeliz amargurada que quer mais é que tudo se exploda. Capaz de esbravejar e ser indizivelmente cruel até com aqueles que ela afirma amar. Estamos tentando expulsá-la do condomínio, mas a danada sempre volta.

9 Comments:

Blogger Lili said...

Adoreei a descrição de suas personalidades. Espero não esbarrar nunca com a Ogra.

Beijos

4/17/2007 1:18 PM  
Blogger Isabella said...

Hohoho... adorei todas as Megs. Cada uma melhor que a outra :O) . Morri de pena de não ter ido ao encontro, mas não vão faltar novas oportunidades, né? Beijo grande!

4/17/2007 1:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Desde Fernando Pessoa ter várias personalidades deixou de ser uma patologia para ser um símbolo de riqueza interior.
Parabéns! Bem vinda ao mundo dos Múltiplos Eus!
Lianor

4/18/2007 9:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

Meg, estou me apaixonando por você.
Calma. Que você (nem minha namorada) me entendam mal. Mas inadvertidamente entrei no teu buteco e ando saboreando com prazer teus casos, crônicas e o singular poder de observação. Até pensei que eras, como eu, redator. Anyway, isso é só para dizer que você acaba de conquistar um leitor, espero, apaixonadamente fiel.
Um abraço de butequeiro e parabéns.
R
rubens@neti.com.br

4/18/2007 11:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Rubens,
concorda comigo que há vida inteligente, aliás muito inteligente ,na blogosfera?

4/18/2007 3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ufa, que alívio achar companhia para as múltiplas personalidades do dia-a-dia. O chato é que elas não avisam quando chegam, não fazem uma escala organizada, e acabam sempre me surpreendendo com sua presença.

4/19/2007 11:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa! Depois de ler, reler e futucar muito, descobri que adorei seu blog e que você é brilhante. Esse texto só consagra o mutirão de mulheres que vivem em uma mulher, né?
Parabéns!!!!!

4/20/2007 8:59 AM  
Blogger MegMarques said...

Rubens, Juliana, sejam benvindos, puxem uma cadeira, se abanquem, fiquem à vontade que a casa é de vocês!

Lili, Kathia, descrevam também as suas muitas lilis e kathias! Vou ter o maior prazer em publicar aqui, se vcs quiserem!

Anna, Lianor, façam também nos seus blogs! Essa brincadeira que a Isabella inventou é um exercício muito interessante de auto-conhecimento. Óbvio que não se publica tudo o que se descobre hahaha

4/20/2007 4:44 PM  
Blogger Monix said...

Meg, adorei isso, ficou bacanérrimo. Bjs

4/27/2007 10:37 AM  

Postar um comentário

<< Home