Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

segunda-feira, setembro 03, 2007

A coroa desquitada

Dia desses ouvi uma figura se referir, de modo pejorativo e desdenhoso, às mulheres na minha situação como “essas coroas desquitadas...”. Fiz que não era comigo e deixei passar em branco. Mas confesso que fiquei triste.
Triste não por mim, que tenho orgulho de ser quem sou e levar a vida que levo. Não vejo nada de errado em ser coroa; afinal aproveitei tudo da infância, adolescentei o suficiente para várias existências, fui uma jovem adulta com muita satisfação até onde deu e venho me aproximando da meia-idade sem ressentimentos contra o tempo. Nem acho que depõe contra mim o estar separada. Pelo contrário, penso que enfrentei como devia os reveses que o casamento me trouxe e me sinto corajosa ao lembrar como mandei para o espaço um estilo de vida (pra não dizer um marido) que só me fazia infeliz, mesmo estando à época desempregada e com duas filhas pequenas. Muitas não o fariam e engoliriam sapos pelo resto da vida.
O que me entristeceu foi ver como, em pleno séc XXI, há preconceito sobre as mulheres que levam a vida sozinhas, sem um homem ao lado. Principalmente quando o preconceito vem de outra mulher e jovem ainda (31-32 anos). Encarar a estupidez humana sempre me deixa pesarosa.
Eu não sou uma pessoa elevada e, por momentos, minha língua coçou para dizer alguma coisa sobre “essas solteironas mal-comidas”; uma vez que a moça em questão ainda não casou, está há tempos sem namorado e, segundo ela mesma afirmou, há mais de um ano sem dar umazinha. Mas me segurei para não cair em contradição. Pois também não acho nada demais alguém decidir viver sólo (aliás, pode ser uma decisão muito sábia) e nem vejo porque ser mal/bem comida deva influenciar o mau/bom caráter de alguém.
Enfim, foi só uma pessoinha péssima, com idéias retrógradas, que me deixou momentaneamente triste. Por ela.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A estupidez me deixa n�o s� pesarosa,mas com raiva,�dio mesmo.
Que bom que voc� n�o deixou essa "p�ssima" estragar seu dia.

9/03/2007 8:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Filhinha
As nomenclaturas brasileiras sempre me hão-de surpreender.
Existe limite de idade exato para ser "coroa" e ser "jovem"?
Uma mulher de 31-32 anos pode ser jovem?
Na tua idade és coroa? Julgava que eu é que seria coroa, então eu sou o quê?
Que quantidade de preconceitos num monólogo: quanto à idade ( o que é tão inconstitucional como o racismo-atenção!), quanto ao estado civil , quanto á atividade sexual.
Essa coitada que não tem filhos, não teve marido, não tem namorado, não deve ter inteligência-beleza-personalidade-saúde para os conseguir...
Deve roer-se de inveja de todas as outras mulheres com namorado, filhos e ex!

9/03/2007 9:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Filhinha
Vou-te mandar um livro sobre Hannah Arendt-Martin Heidegger, em que essas figuras altamente intelectuais se retorcem à volta de assunto semelhante, que não conseguiram resolver nas próprias vidas....

9/03/2007 9:38 AM  
Blogger Isabella said...

Meg, disse tudo: dá prá morrer de tristeza mesmo... por ela e por gente como ela :( Dureeeeza esse tipo de mocinha, né não? Beijo grande prá você.

9/03/2007 12:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Disse e repito:é por essas e outras que adoro sua mãe.

9/03/2007 3:14 PM  
Blogger leila said...

sei lá meg, às vezes um tapa bem dado acorda quem está comendo mosca. ao dizer o que pensou estaria mostrando a ela a própria estupidez, acho...

9/03/2007 11:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pessoinha retrógrada não só nas idéias mas também nas palavras. Oo termo desquite já deixou de ser utilizado há anos. Parece uma fala da minha avó.
Realmente é triste perceber que em pleno século XXI há pessoas com mentalidade típica de meados do século passado.

9/04/2007 8:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lendo seu post imaginei essa pessoa muito despeitada e invejosa... Não tem mesmo como não ficar momentaneamente triste ao ouvir um comentário tão desastroso como aquele. Mas, fiquei feliz em ver que vc sabe muito bem o que quer e que isso não te abalou... Às vezes é melhor não rebater mesmo, pra não deixar o assunto chatear muito a gente, pois quando a gente dá corda, o negócio tende a ir longe...

9/04/2007 5:49 PM  
Blogger MegMarques said...

Amadas, vocês são ótimas, sempre!
Obrigada pela força e apoio!

9/05/2007 2:33 PM  

Postar um comentário

<< Home