Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, agosto 14, 2008

De tudo um pouco

Andei lendo sobre a história do Movimento pelos Direitos Civis americano. Uma das estratégias pacifistas recomendada pelos líderes do movimento para combater os racistas era o “Cenho Ostensivamente Franzido”. Assim: se você ouvisse alguém em público com um discurso preconceituoso, franzia imediatamente a testa, juntava as sobrancelhas e ficava de cara feia, declarando sua posição contrária ao que estava sendo dito mas se protegendo de represálias que, evidentemente, podiam acontecer caso você se manifestasse abertamente e ainda mais se você fosse minoria no momento.

Achei que a estratégia podia dar muito certo em outras situações. Ainda estou testando, mas já reparei que, ao se deparar com um par de sobrancelhas bem franzidas, aqueles que dizem absurdidades tendem a gaguejar, consertar, relativizar e perder a convicção. Até que vêm me perguntar: “não é?”. Ponto para as sobrancelhas. Aí entro eu com a minha opinião, bem mais sensata, embasada e esclarecida, claro.

O único problema é surgirem mais rugas de expressão, tantas e tamanhas são as tolices que se ouvem por aí.
///---///---///---///

Li Freakconomics de uma sentada só, numa tarde. Muito interessantes os ângulos pelos quais o autor de dispõe a examinar temas como a redução ou aumento da criminalidade, a queda nos níveis de aproveitamento dos alunos da rede escolar pública, as fraudes esportivas, etc. Há alguns problemas nas premissas das quais ele parte e obviamente quase sempre se refere à realidade norte-americana, mas recomendo assim mesmo. Pelo inusitado.
///---///---///---///

Estou de regime. Há tempos isso não me acontecia. Ser feliz engorda: muitos presentes calóricos, muitos jantares e comidas especiais, muita cerveja e tira-gosto. Muitos quilos em poucos meses. Mas vale a pena, antes uma fofinha satisfeita da vida do que uma sílfide chorona. Só não posso abusar.
///---///---///---///

Frase da Semana

“Mostre uma mulher que quer emagrecer apenas pela saúde e eu lhe mostrarei um homem que compra Playboy apenas pela entrevista.” (não lembro quem disse, uma americana aí).
///---///---///---///

A semana foi puxadíssima, canseira total. Mas consegui dispensar o faniquito.

4 Comments:

Blogger Rubão said...

Uai, cê leu Freak durante essa semana? Onde arrumaste tempo? Como ler numa tarde quando, na teoria, se deveria estar trabalhando? Confidencia, Doc, porque essa técnica me seria utilíssima.

Falando em técnica, talvez haja uma solução mais legal do que a do Cenho Ostensivamente Franzido. Já que não vamos conseguir deixar de estimular as rugas e linhas de expressão, que tal, ao invés de fechar a cara, dar boas gargalhadas quando o sujeito falar besteira?

O efeito pode até ser outro, mas, pelo menos, a gente sofreria sorrindo.

bjs

8/14/2008 10:16 AM  
Blogger MegMarques said...

Amore,
li no domingo, na casa do meu pai, enquanto esperava a minha mãe chegar de viajem.
A sua estratégia pode até funcionar em alguns casos, mas tem outros como na caso de uma pessoa racista que não dá vontade nenhuma de rir. Pelo contrário, é sério demais pra se levar numa gargalhada.
bjo

8/14/2008 10:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Comigo já aconteceu o contrário: depois da defesa de doutorado do marido fui sutilmente avisada pra parar de franzir a testa e ser tão expressiva porque os examinadores se empolgavam falando mais bobagens só pra ver o impacto de suas besteiras na minha cara...

8/16/2008 10:41 AM  
Blogger Carolina Andrade said...

Meg, não comentar seu post porque não sou tão culta como ti. Se fosse em relação as panelas ficaria aqui horas debatendo com você. Mas passei pra saber como você está, você sumiu muié...Ve se comparece lá no meu bloguito. Grande beijo

8/17/2008 10:50 PM  

Postar um comentário

<< Home