Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

segunda-feira, novembro 03, 2008

Filme cabeça

As meninas foram expostas ao seu primeiro "filme de arte": Rapsódia em Agosto, de Akira Kurosawa. Um bom filme, com crianças e adolescentes protagonizando a maior parte das cenas. Ainda que trate do horror da guerra, não há nenhuma cena violenta o que o torna absolutamente admissível para os pequenos.

Interessantíssimas foram as reações delas ao que viam. Não é uma história óbvia, maniqueísta, onde há ação-reação instantânea, onde há identificação imediata com esse personagem e aversão àquele. Então elas tinham que perguntar muita coisa, para confirmar se a percepção delas estava correta, se tinham entendido mesmo o que assistiam. Havia algo de surpresa e estranhamento ao constatarem comigo que podíamos fazer várias interpretações diferentes para os acontecimentos na tela. A necessidade de pensar, coisa que não ocorre nos filmes da Barbie, as deixou ainda mais ligadas e atentas à narrativa.

Não seria capaz de dizer que elas adoraram o filme, mas não foi uma experiência ruim, pelo contrário. Embora a Laurinha, como tradicional expectadora de TV e de filmes waltdisneyanos, tenha ficado inconformada com o final, aqueles finais em que a história não termina mas fica suspensa e entregue à nossa vontade e imaginação, sabe? Disso ela reclamou, sentiu falta de um final feliz e completo: "Tem continuação, né, mãe? Tem que ter. Pra gente saber o que acontece depois com a velhinha e com os netinhos. Tem que ter."

2 Comments:

Blogger Simcoletivo said...

Eu imagino a carinha das suas fofas questionando tudo. Umas pérolas!

11/03/2008 5:32 PM  
Blogger Tina Lopes said...

Ah, que lindeza, vou lembrar desse filme pra apresentar pra Nina daqui a uns anos. (apesar de que ela já vê bastante filmes adultos, mais do que eu gostaria). Bjk.

11/05/2008 2:11 PM  

Postar um comentário

<< Home