Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

O Dilema do Onívoro

Todos falam em consumo consciente, nestes tempos ecologicamente corretos porém insustentáveis. Só que, para se ter consciência de qualquer coisa, é preciso do seu quase sinônimo: o conhecimento.

Se você se preocupa em fazer as escolhas certas nas prateleiras do supermercado (seja lá o que você chamar de certo), eu recomendo com muita força o livro "O Dilema do Onívoro" do jornalista americano Michael Pollan. Para o consumo consciente se efetivar é preciso ir muito além da tabela nutricional contida nos rótulos.

Leiam a resenha nos links aí e me digam se não deve ser fascinante. Já comprei mas ainda estou só no começo. E cada vez mais preocupada.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Parece que a queda do Império Romano foi devida, em parte, à alimentação intoxicante das classes altas.
A história se repete?

1/16/2009 4:37 PM  
Blogger MegMarques said...

Não sabia dessa hipótese em relação ao Império Romano. Mas já tinha lido a respeito do declínio das civilizações andinas pré-colombianas devido ao esgotamento dos solos com a cultura do milho.

Às vezes fico em dúvida se a história é um continuum, se é um ciclo, ou se é um continuum cíclico.

beijos

1/16/2009 4:57 PM  
Blogger K said...

Meg, minha sogra é assim, digo,é adepta do "consumo consciente".Escondi metade das roupas dos filhotes durante sua visita.Ela tem apenas três pares de roupas para o dia-a-dia e uma roupa de festa.Não se importa de repeti-la vezes seguidas com as mesmas pessoas.Só tem dois pares de sapatos e só substitui quando algo estraga ou rasga e não dá mais para ser usado.
Nestes dias que ela pssou aqui(ai ai ai)deu para perceber que além da conciência ecológica, há um pão-durismo camuflado.

1/16/2009 10:22 PM  
Blogger Carolina Andrade said...

É amiga, o mais difícil é conscientizar nossos filhos sobre esse assunto, afinal é o futuro deles!!! Obrigada pelas boas vibrações!!! Um grande beijo!!

1/18/2009 7:01 PM  

Postar um comentário

<< Home