Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, julho 22, 2009

O Olho do Diabo


Recomendo muito a comédia do Bergman "O olho do diabo"!

Uma bela moça de 20 aninhos resolve chegar virgem ao casamento e tal demonstração de castidade muito incomoda o diabo, a ponto de lhe aparecer um terçol no olho. Procurando entre seus acólitos quem poderia fazer a mocinha mudar de idéia, tentá-la, seduzí-la e fazer o Céu perder pontos, ele decide mandar Don Juan novamente à terra.
O humor envelhece mais lentamente que o drama, acho, e me diverti muito com os diálogos afiados entre o diabo e seus hóspedes no inferno, grandes figuras históricas incluídas.

As críticas ao casamento são impagáveis, já que esta instituição é a oportunidade perfeita para que todas as virtudes pessoais desapareçam: "o que seria do inferno se as pessoas não casassem?"
Vejam, vejam, vejam!
///---///---///---///
O filme me lembrou, pelo fantástico e pelo humor da narrativa, um excelente conto do excelente Bioy Casares (embora menos excelente que o compadre Borges, mas excelente ainda assim):
Um ateu quer desafiar a igreja e propaga os maiores sacrilégios contra deus e os santos. Mas, a cada heresia que comete, é duramente afligido por algum evento sobrenatural. Castigo divino?
Nada disso. É o diabo encarnado que vem vingar as injúrias contra deus. Pois, se a humanidade deixar de acreditar em deus, também ele será relegado ao esquecimento e seus poderes malignos se desvanecerão.
Muito bom!

2 Comments:

Blogger Rubão said...

Dou o braço a torcer: o filme é muito legal. Muito melhor que o Sétimo Selo.

7/22/2009 9:47 AM  
Blogger Aquela said...

"já que esta instituição é a oportunidade perfeita para que todas as virtudes pessoais desapareçam"
Perfeito.

7/23/2009 8:29 AM  

Postar um comentário

<< Home