O Olho do Diabo
Recomendo muito a comédia do Bergman "O olho do diabo"!
Uma bela moça de 20 aninhos resolve chegar virgem ao casamento e tal demonstração de castidade muito incomoda o diabo, a ponto de lhe aparecer um terçol no olho. Procurando entre seus acólitos quem poderia fazer a mocinha mudar de idéia, tentá-la, seduzí-la e fazer o Céu perder pontos, ele decide mandar Don Juan novamente à terra.
O humor envelhece mais lentamente que o drama, acho, e me diverti muito com os diálogos afiados entre o diabo e seus hóspedes no inferno, grandes figuras históricas incluídas.
As críticas ao casamento são impagáveis, já que esta instituição é a oportunidade perfeita para que todas as virtudes pessoais desapareçam: "o que seria do inferno se as pessoas não casassem?"
Vejam, vejam, vejam!
///---///---///---///
O filme me lembrou, pelo fantástico e pelo humor da narrativa, um excelente conto do excelente Bioy Casares (embora menos excelente que o compadre Borges, mas excelente ainda assim):
Um ateu quer desafiar a igreja e propaga os maiores sacrilégios contra deus e os santos. Mas, a cada heresia que comete, é duramente afligido por algum evento sobrenatural. Castigo divino?
Nada disso. É o diabo encarnado que vem vingar as injúrias contra deus. Pois, se a humanidade deixar de acreditar em deus, também ele será relegado ao esquecimento e seus poderes malignos se desvanecerão.
Muito bom!
2 Comments:
Dou o braço a torcer: o filme é muito legal. Muito melhor que o Sétimo Selo.
"já que esta instituição é a oportunidade perfeita para que todas as virtudes pessoais desapareçam"
Perfeito.
Postar um comentário
<< Home