MicMacs - Um Plano Complicado
Já temos um forte candidato a Filme mais Fofo de 2011: MicMacs: Um Plano Complicado, do diretor Jean-Pierre Jeunet, o mesmo que fez os deliciosos "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e "Delicatessen". Boa parte do elenco são veteranos do Amélie Poulain e me parece que Jeunet, assim como os melhores diretores autorais do momento (estou falando de Almodóvar, W. Allen, Tim Burton), tem sua própria trupe com a qual gosta de trabalhar. E trupe é a palavra certa para descrever o conjunto de personagens: há muito de arte circense, com seu quê de mambembe, na caracterização do filme. Em muitos momentos, é impossível não fazer a referência aos espetáculos do Grupo Galpão ou aos do Giramundo.
É um filme divertido sobre um homem que decide se vingar, de maneira nada convencional, de dois empresários fabricantes de armas aos quais credita boa parte dos sofrimentos da humanidade, inclusive a morte de seu pai na guerra, que destruiu sua família quando criança, e a ter sido atingido na cabeça, quando adulto, por uma bala perdida, que destruiu todo o seu modo de vida.
Notável a maestria no uso das cores fortes e contrastantes, sempre suavizadas pela luz dourada, o que já tinha feito em Amélie Poulain. Notável o roteiro sempre surpreendente. Notáveis as soluções visuais engenhosas e criativas. Notáveis a delicadeza e alegria dos atores em cada interpretação.
Um filme ótimo, um filme gentil, um filme para nos fazer sentir bem, finalmente!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home