Pegada sem culpa
Em termos ambientais, convecionou-se chamar de "pegada ecológica" (ecological footprint) a demanda por recursos naturais que as populações humanas requerem para seu consumo. A pegada ecológica é tradicionalmente medida em termos de área produtiva de terra ou água e vale tanto para produtos quanto para serviços. Ou seja, é o tanto de água ou terra gastos para você falar 1 minuto ao celular, ou vestir uma camisetinha de algodão, ou rodar de carro por 1 km.
Já a pegada de água, é a quantidade de água, expressa em volume/unidade de tempo, que um indivíduo, empresa ou estado gasta para produzir alimento, bens e serviços.
Quanto mais se consome qualquer coisa, maior é a quantidade de água gasta, pois para TUDO se precisa utilizar água.
Exemplo: para se levar à mesa um quilo de carne de boi consome-se em média 17.000L de água. Desde a reprodução do bezerro até o transporte do supermercado para casa, passando pela engorda, abate e distribuição da carne. A manteiga é ainda mais cara ambientalmente: 18.000L de água para um quilo de manteiga. Alimentos de origem animal são bem custosos para o meio ambiente em comparação com os vegetais: nem 200 litros para produzir um quilo de batata.
Na figura abaixo tem mais alguns exemplos de gêneros alimentícios comuns:
A boa notícia é a cerveja! Para um litro de cerveja gastam-se apenas 5,5 L de água!
Beber é ecologicamente correto!
Bora pro bar, salvar o planeta?
1 Comments:
Tardou mas arrasou!
Os últimos posts sào muito bons, já tinha saudades da sua prosa.
Postar um comentário
<< Home