Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, setembro 30, 2011

Pegada sem culpa

Em termos ambientais, convecionou-se chamar de "pegada ecológica" (ecological footprint) a demanda por recursos naturais que as populações humanas requerem para seu consumo. A pegada ecológica é tradicionalmente medida em termos de área produtiva de terra ou água e vale tanto para produtos quanto para serviços. Ou seja, é o tanto de água ou terra gastos para você falar 1 minuto ao celular, ou vestir uma camisetinha de algodão, ou rodar de carro por 1 km.

Já a pegada de água, é a quantidade de água, expressa em volume/unidade de tempo, que um indivíduo, empresa ou estado gasta para produzir alimento, bens e serviços.



Quanto mais se consome qualquer coisa, maior é a quantidade de água gasta, pois para TUDO se precisa utilizar água.



Exemplo: para se levar à mesa um quilo de carne de boi consome-se em média 17.000L de água. Desde a reprodução do bezerro até o transporte do supermercado para casa, passando pela engorda, abate e distribuição da carne. A manteiga é ainda mais cara ambientalmente: 18.000L de água para um quilo de manteiga. Alimentos de origem animal são bem custosos para o meio ambiente em comparação com os vegetais: nem 200 litros para produzir um quilo de batata.


Na figura abaixo tem mais alguns exemplos de gêneros alimentícios comuns:





A boa notícia é a cerveja! Para um litro de cerveja gastam-se apenas 5,5 L de água!

Beber é ecologicamente correto!

Bora pro bar, salvar o planeta?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tardou mas arrasou!
Os últimos posts sào muito bons, já tinha saudades da sua prosa.

9/30/2011 11:20 PM  

Postar um comentário

<< Home