Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, agosto 16, 2012

Em casa do Bill Bryson

Tendo terminado o segundo volume das "Memórias da Segunda Guerra Mundial", do W. Churchill, e ainda sob o impacto de tantos detalhes factuais que eu desconhecia, procurei algo bem diverso, mas cuja leitura fosse tão interessante e apaixonante quanto. Encontrei na cabeceira do Boêmio.

O excelente Bill Bryson, que eu já conhecia da "Breve história de Quase Tudo", agora se voltou para os mistérios do lar, aqueles que nos rodeiam a cada passo e em cada canto de nossa própria casa. O autor investiga a história e a evolução do ambiente doméstico a partir de cada cômodo de sua própria casa, incluídos aí o desenvolvimento dos materiais de construção, das técnicas construtivas, do mobiliário, dos acessórios de cozinha e, principalmente, das relações interpessoais entre membros de uma mesma família, da família com seus empregados domésticos ou com a sociedade exterior. Do hall para a cozinha, da cozinha para a sala de jantar, desta para a de visitas, vamos passeando pela casa moderna e entendendo como suas funções variaram ao longo dos séculos e porque nossas casas são como são hoje em dia.

Considero Em Casa, uma breve história da vida doméstica como um fragmento, um zoom, do "História da Vida Privada". Com um outro tipo de linguagem, menos acadêmico e mais divertido, e voltado para um outro público, mais leigo, a pesquisa do autor faz um recorte no tempo e no espaço (era moderna, Grã-Bretanha) para detalhar e explicar as residências atuais.

Estou adorando e recomendando.


1 Comments:

Blogger Rubão said...

A seu serviço, madame. Mi cabeceira, su cabeceira.

8/17/2012 9:40 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home