Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, maio 05, 2006

Questões sobre arte

Vocês viram o comentário da Ju (www.mothern.blogspot.com) no meu post sobre Arte? Tudo é referência, estas se cruzam, produzem algo novo, que por sua vez pode se cruzar com outras coisas ou com as próprias referências a partir das quais surgiu. Isso me fez pensar na idéia de endogamia artística. Cruzamentos inter-familiares que geram monstros ou aberrações.
Depois que Pollock declarou que pintava seguindo o ritmo da natureza, muitos resolveram também seguir ritmos naturais e, em referência a ele, puseram um pincel nas mãos de macacos e os deixaram salpicar uma tela, ou enfiaram numa lata de tinta as patinhas do cachorrinho de estimação e o fizeram andar sobre a tela. Aberração e picaretagem na minha modesta e não-entendida opinião.
Da mesma maneira, com o urinol de Duchamp. Todo e qualquer objeto deslocado do seu lugar costumeiro e transferido para um espaço de exposições passa imediatamente a ser arte? Milagre e transmutação? E se houver alguma interferência, ainda que mínima, no objeto?
E objetos efêmeros podem ser considerados arte? Culinária é arte? Um prato de comida prodigiosamente decorado e saborosíssimo é uma obra-prima? Culinária exige técnica, exige talento, exige concentração, preparação, atenção e intenção. Assim como um bom corte de cabelo ou penteado. Tudo isso lhes dá o status de obra de arte?