Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, julho 15, 2008

Consumir a vida

Tradicional tema literário e artístico: a aproximação da morte.

Se em obras mais antigas o findar da existência levava a profundas reflexões íntimas e à espiritualização da mais materialista das criaturas, nas obras e filmes atuais percebe-se a tendência a que, nos últimos momentos, as pessoas necessitem viver tudo o que não viveram ao longo de vários anos. Os condenados por alguma doença fatal, ou pela velhice propriamente dita, querem viajar pelo mundo, querem conhecer todos os lugares, provar todas as comidas, fazer todas as experiências a que se recusaram ou não tiveram oportunidade, incluindo trair a esposa e infringir algumas leis.

O que me faz pensar que essa condição (o viver-tudo) para um bom morrer não deixa de ser produto da nossa sociedade moderna-ocidental-capitalista-consumista. Atualmente, para você morrer tranquilo é preciso gastar muito, consumir a vida, consumir o mundo, consumir tudo o que puder, viver tudo o que tem direito e que seu dinheiro puder comprar. E quanto mais cedo começar, melhor.

Me faz lembrar Fernando Pessoa em seu Livro do Desassossego: "Para quê quero eu ir à China, se tenho a China dentro de mim?" Quem tem vida intelectual e emocional intensas não precisa experimentar todo o cardápio da Starbucks, ou escalar o Everest, para ter certeza de que viveu bem, que lutou o bom combate.

Ou isso tudo pode ser apenas uma maneira dos pobres se consolarem por não fazer tudo o que gostariam.
:)

5 Comments:

Blogger Rubão said...

:) !!!
Bezzos

7/15/2008 9:48 AM  
Blogger Juliana Sampaio said...

"But that the dread of something after death-
The undiscover'd country, from whose bourn
No traveller returns- puzzles the will,
And makes us rather bear those ills we have
Than fly to others that we know not of?
Thus conscience does make cowards of us all"
Já disse tudo o bardo. Beijo!

7/15/2008 5:51 PM  
Blogger Maíra said...

Tavez seja só uma triste forma de deixar que a pressão da notícia se extravase...

7/16/2008 8:17 AM  
Blogger MegMarques said...

Uau, Ju, fantástico! Shakespeare? Byron? Qual bardo?

7/16/2008 9:15 AM  
Blogger Juliana Sampaio said...

Shakespeare. Hamlet, ato III, cena 1. (Daquele monólogo que começa com "To be or not to be...") Tá tudo ali, que a gente precisa.

7/16/2008 6:06 PM  

Postar um comentário

<< Home