Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, setembro 06, 2012

Depois de cinco dias pendurado no vapor.


 
Este é o Benjamim Guimarães, um dos três últimos dos tradicionais vapores que há mais de um século, desde 1871, singravam as águas do rio São Francisco. Na época, os vapores tornaram-se de extrema importância para o transporte de passageiros e mercadorias atuando como forte fator de integração social e econômica no país. Este tipo de embarcação se tornou parte integrante da paisagem, compondo a cultura e o imaginário popular de todo o trecho médio e alto da bacia do rio São Francisco. Chegaram a coexistir mais de 30 vapores de linha, fazendo o trajeto de Pirapora, em Minas, até os sertões nordestinos.
Entretanto, em meados do século passado, foram considerados obsoletos e antieconômicos. Substituídos por rebocadores a diesel, foram encostados, sucateados e desmantelados. A hegemonia do transporte rodoviário foi o golpe de misericórdia. Em Minas Gerais, só o Benjamim Guimarães sobreviveu para contar aos turistas e crianças a história das barrancas do rio.
E mesmo consciente do progresso inevitável, dá um nó no coração quando João Félix, velho vapozeiro aposentado, contemplando o rio e o vapor, nos diz:
"E quando ele apita? O que fazer? É aguentar ali, e segurar as lágrimas."

3 Comments:

Blogger Rubão said...

Nosso Tom Sawyer. Mas talvez o velho Chico ainda espere por seu Mark Twain.

9/06/2012 9:49 AM  
Blogger K said...

E Benjamim é o nome do outro filho que não vou ter.:(

10/05/2012 11:09 AM  
Blogger MegMarques said...

Que coincidência! O Rubão também queria dar o nome de Benjamim a um filho que tivéssemos. Por causa do protagonista do filme "A primeira noite de um homem".

10/08/2012 2:47 PM  

Postar um comentário

<< Home