Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

segunda-feira, setembro 11, 2006

De volta ao Palácio das Artes

Pois tive que voltar ao Palácio das Artes neste fim de semana. Já tinha ido à abertura das exposições do Murilo Rubião e do Projeto Fred, mas estréia, vernissage, aberturas são eventos sociais em que se vai ver gente, conversar, parabenizar. Não dá pra prestar muita atenção nas obras expostas, por causa da multidão, do barulho, dos garçons metendo as bandejas na nossa cara o tempo todo, etc.
Valeu muito a pena ir lá de novo!

Na galeria Genesco Murta está a exposição fotográfica “Olhar Viajante”, com trabalhos de Frédéric de La Mure, fotógrafo oficial do Ministério das Relações Exteriores da França. Ele viajou pelo mundo inteiro acompanhando delegações diplomáticas e, nas horas de folga, saía pelas cidades fotografando o que encontrava de interessante. Ele podia ter caído na tentação fácil de fotografar os pobres e miseráveis do planeta fazendo cara de tristeza e desespero, bem ao estilo Sebastião Salgado. Mas ao contrário, fotografou as pessoas tal como elas são no dia-a-dia: às vezes tristes, às vezes alegres, ás vezes cansadas, às vezes apressadas, tranqüilas, etc. Gostei demais!

Na galeria Mari’Stella Tristão foi montada a exposição multimídia “Muriliana”. Estão expostas peças e objetos do acervo pessoal do escritor, assim como obras de artistas contemporâneos que interpretam de alguma maneira os contos e o mundo do realismo fantástico que ele construiu. Tem de um tudo: pinturas, desenhos, quadrinhos, vídeo-montagens, instalações. De encher os olhos! Adorei também!

E por fim, mas não menos importante, na sala Arlinda Côrrea estão os magavilhosos tapetes do Projeto Fred, sob a batuta da magavilhosa Pattylda. Tudo lindo, colorido, alegre, pop, divertido! A composição de bichinhos me deixou alucinada, vontade de levar pra casa e pôr no quarto das meninas. E os vestidos de tapeçaria? TUDO!!! E os puffs? Me deixaram cheia de inspiração decorativa para minha sala de jantar...Vale demais ir lá ver os tapetes e vir aqui conhecer o projeto.
Pattylda, irmã-sister, me orgulho demais de vc! Encho a boca para dizer que tenho uma amiga que expõe até no Palácio das Artes!
///---///---///---///

No outro dia me disseram que não posso avaliar a qualidade de uma obra de arte pelo meu critério “vontade de levar pra casa”. Pura bobagem!

A minha vontade de levar para casa é regida por uma série de critérios rigorosíssimos, que levam em conta a singularidade da obra (ou a criatividade do artista), o acabamento técnico (ou a habilidade do artista), o contexto social, histórico, econômico e o escambau em a obra em questão foi criada, a sensação de beleza (ou outra sensação qualquer) que aquilo me transmite e otras cositas más.
Eu só resumo, numa única expressão, a minha aprovação estética.