Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Desmaio

Sempre me deixou curiosa o fato das mulheres desmaiarem tanto nos filmes de época e na literatura do séc XIX. Era só ficarem um pouquinho emocionadas e pluft... desmaiavam!
Como nunca vi ninguém desmaiar, mesmo quando extremamente emocionada ou irada ou nervosa, eu ficava pensando se aquelas mulheres do passado não estavam simplesmente fingindo, fazendo chantagenzinha emocional e talz.
Só no outro dia é que eu descobri o fato científico por trás do glamour* do desmaio.
A culpa era dos espartilhos! As mulheres espartilhadas respiravam apenas com o terço superior dos pulmões, não ocorria respiração abdominal. Num momento de grande intensidade emocional, o corpo tem necessidade de hiperventilação, a gente fala de maneira um pouco ofegante quando está com muita raiva, ou muito desesperado, etc. Aí acontecia dessas mulheres não conseguirem suprir o corpo com o oxigênio necessário, ocorria um déficit de oxigenação no cérebro e elas, pluft... desmaiavam.
Aliado ao espartilho estava o fato de que elas, por excesso de repressão da época, ficavam muito mais facilmente alteradas do que nós, e por muito menos motivos. Era a tal da histeria, que Freud tão bem explicou.

Aliás, dizem os especialistas que aquela história das bruxas de Salem foi um caso de histeria coletiva feminina, causado por uma sociedade hiper-repressora.

* Glamour, sim! Quem é que nunca se postou na frente de um espelho e com a mão na testa não deslizou gretagarbianamente sobre o sofá, simulando um desmaio cinematográfico?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aliados aos espartilhos, as botinas, meia dúzia de saias de baixo, a sedentaridade , a má alimentação, más condições de higiene em geral...
Mesmo as mulheres ricas deviam viver em péssimas condições de qualidade de vida, em termos atuais...
Eu desmaei em público algumas vezes, em igrejas atulhadas de gente, de incenso, velas, fumo, fechadas, por estar em jejum de 16h, (obrigatório para comungar), de saltos altos, cinta e pressão baixa.
Isto nos idos de 60!
Vi muita moças desmaiarem nestas condições e nos colégios também.
Não tinha graça nenhuma, as glamurosas deviam ser as que fingiam!
Mãe

12/06/2006 6:02 PM  

Postar um comentário

<< Home