Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, agosto 19, 2008

Feijão e Preconceito

Como pesquisadora e professora, tenho a afirmar que o experimento de plantar feijão no algodão é um dos mais elegantes de toda a História da Ciência.

Uma experiência simples, barata, fácil, de resultados seguros e a partir da qual pode-se fazer um milhão de inferências com os alunos para se discutir coisas como: fatores limitantes, limites de tolerância, produtividade primária bruta e líquida, fisiologia e anatomia vegetal, entre outros. Sofisticando-se um pouquinho mais o experimento pode-se estudar interações ecológicas como competição intra e interespecíficas, herbivoria, cadeias e teias tróficas, etc.

Na boa, quem inventou isso de plantar feijão no algodão merecia um prêmio Nobel!
///---///---///---///

Eu não sou negra, não sou judia, não sou lésbica, não moro na favela. Dito isto, fica claro que nunca fui alvo preferencial de preconceitos, nunca sofri na carne o horror de julgamentos pré-concebidos e mal-formulados.

Mas a estupidez humana não tem limites e tenta alcançar a todos. Outro dia mesmo, uma certa figura teve a cara-de-pau de dizer ao Boêmio que era uma fria namorar uma mulher que já vinha com um "kit completo". Sem me conhecer, sem saber nada sobre mim, meu caráter ou minha vida (além do fato de eu ser mãe) a pessoa me desqualificou como uma parceira amorosa aceitável para ele.

Paciência. Não tivesse eu uma auto-estima que beira a megalomania e a certeza dos sentimentos que nos unem, teria ficado muito chateada. No caso, só me restou sentir pena pela pequenez da pessoinha.

7 Comments:

Blogger Rubão said...

Querida, assino embaixo. Não falei nada com a figura porque não valia a pena.(só discordo desse papo de auto-estima beirar a MEGalomania; "beirar" foi modéstia sua).

Quanto ao preconceito, releve: via de regra, ele vem acompanhado da pequeneza, burrice e despeito. Completo, um kit que vale menos, muito menos, do que meio baguinho de feijão.

8/19/2008 1:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Então, conheço (muitas) mulheres que se acham inaceitáveis por virem com o kit completo. Tenho dó, de quem fala e de quem acredita.

PS. A festinha pra Letícia bater mais de 5 minutos de papo já está marcada, né?? E ela me disse que vai, tá?? Então falta vcs!! Bjo.

8/19/2008 3:42 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, esse sujeito não sabe nada da "Campanha Namore uma Mãe Solteira". Eu, como ativista, listo abaixo as diretrizes básicas do movimento :

1) Nós não temos pressa de casar, porque já temos filho
2) Nós não temos pressa de ter filho, porque já temos filho
3) Nós não temos tempo de grudar no seu pé, porque já temos filho
4) Se você quiser ter um filho, tudo bem, porque já temos filho
5) Se você não quiser ter filho, tudo bem também, porque nós já temos filho

E tenho dito !
Beijo

8/19/2008 6:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meg do céu, que coisa né? O povo ainda não entendeu como é (pra não dizer outras 1397 coisas) cafona ser preconceituoso! Beijos

8/19/2008 10:37 PM  
Blogger Camila* said...

Realmente a visão do dito cujo é torta viu !!

Beijão

8/20/2008 7:57 AM  
Blogger Camila* said...

Ahhhh e o feijão !!?
Sou fascinada pela esperiencia tbém !

8/20/2008 7:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acho Kit completo melhor que o modelo popular sem nenhum acessório.
Essa pessoa não enxerga longe, sua visão é muito limitada.
Como Fêfê escreveu sobre Campanha NUMS é possível fazer uma lista de vantagens do kit completo.
Meg: use seu talento e nos apresente essa lista.

8/20/2008 10:34 AM  

Postar um comentário

<< Home