Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, setembro 12, 2008

O frango ao molho pardo

Cuidado com o que se promete.
O frango ao molho pardo, por exemplo. Não vai rolar, desculpa.

Fui fazer uma pesquisa de receitas em sites de culinária e o sangue é ingrediente, de fato, indispensável. Nada o substitui. E pra conseguir o sangue tem que se matar o bicho na hora. Frango congelado não tem sangue e não se vende à parte.

E comprar um frango vivo pra matar em casa está absolutamente fora de cogitação.

Até achei uma receita de falso frango ao molho pardo, em que se faz um molho com vinho tinto para enganar, mas deve estar longe de ser parecido.

Boêmio, te convido pra almoçar fora, tá?
///---///---///---///

Falando de receitas, eu gosto de cozinhar, mas tenho um repertório relativamente pequeno e sou muito cheia de exigências para testar novas receitas.

Exemplos:

- só experimento a receita se ela vier com uma foto do resultado final. Se não sei que aparência o prato deve ter quando ficar pronto, eu não consigo fazer.
- não faço receita que use a expressão "reserve". Se tem que reservar alguma coisa, significa que são duas receitas em uma, o que quer dizer muito trabalho, muito tempo e muita louça pra lavar depois.
- não faço receita que use a expressão "quanto baste". Eu não sei quanto basta, exatamente pra isso preciso de uma receita.
- não faço receita que use ingredientes exóticos e difíceis de se encontrar. Ou tem no supermercado do bairro ou não faço.
- não faço nada que leve maionese. Tenho horror a maionese.
- não faço nada que precise de batedeira ou rolo de abrir massa. Não tenho nenhum dos dois, nem quero ter.
- não faço doces em que a calda de açúcar tenha que ter um ponto específico. Nunca acerto.

O bom é que nada disso tem me limitado muito na cozinha. Ando fazendo coisas gostosíssimas. Mas as minhas receitas favoritas ainda são aquelas que dizem assim: "bata tudo no liquidificador e leve ao forno".

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Frango ao molho pardo é horrível, detestável, nunca entendi como podem gostar?

9/12/2008 3:21 PM  
Blogger Tina Lopes said...

Tenta fazer um Coq Au Vin: complicado e chique, maravilhoso, perfumado. Se quiser te mando a receita que faço há anos. Mas daí fica sem foto. Bem, o frango fica marronzão e com molho marrom brilhante igual ao pardo. Só que não dá nojo ao fazer.

9/12/2008 8:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amiga, liga pro Maria das Tranças, tira da embalagem, coloca numa travessa bem bonita e pronto! O melhor Frango ao Molho Pardo do mundo na sua mesa!
Beijos
(e que delícia de presente, hein? preciso comprar o meu)

9/12/2008 8:44 PM  
Blogger Carolina Andrade said...

Meg Gata...Vc sabe que meu pai diz que a comida mais maravilhosa que ele comeu na vida foi galinha ao molho pardo!!! Eu nem sequer cogito a hipótese de comer um troço deste. Apesar de que chef tem que experimentar de tudo, não sei se conseguiria. Olha só...com suas restrições de receita, não é muita coisa que você faz né!! Força na peruca amiga, e um dia faça um belo camarão na moranga com arroz com amêndoas e salada e me convida, tá!! Ve se aparece, to com saudades dos seus comentário!!! Beijão e ótimo domingo.

9/14/2008 12:51 PM  
Blogger K said...

Amo frango ao molho pardo.Se quiser, minha mãe pode mandar o sangue congelado como já me enviou algumas vezes.Mas prefiro achar pronto o tal prato pra te dizer a verdade.Conhece o Maria das tranças ?

9/14/2008 2:10 PM  
Blogger Amábile said...

sei lá marido come que se lambuza , e não sei nem quero saber como a sogra faz isso. Qdo ela se for , ele que como essa iguaria no restaurante e sem minha companhia . Em tempo gostei de suas regras para testar receitas.

9/14/2008 11:29 PM  
Blogger MegMarques said...

Anônimo, eu simplesmente adoro o frango ao molho pardo, não me dá aflição nenhuma comê-lo, só fazê-lo.

K, Lê, vou com certa frequência ao Maria das Tranças, gosto muito de lá. Obrigada pelo oferecimento, mas acho que vou fazer como vocês: comprar pronto!

Carol, sabe que até nem é tão pouco assim?! O maravilhoso mundo da gastronomia é tão maravilhoso por isso: mesmo cheia de restrições, ainda sobram milhões de receitas a serem testadas e degustadas. Esse camarão na moranga, por exemplo!

Tina, também faço um coq au vin bem bom. Claro que não uso galo, é frango de supermercado mesmo. Mas só em ocasiões ultra-especiais que o troço dá trabalho.

Mãe de dois, pois eu ia me esbaldar se tivesse sogra que fizesse frango ao molho pardo! Adoro. Diz pro maridão nem aprender a fazer, ou qualquer dia aparece uma galinha viva aí na sua cozinha, hehehe

9/15/2008 9:24 AM  
Blogger Rubão said...

Doc, não esquenta com o frango.
Tua beleza põe minha mesa.

r

9/15/2008 9:45 AM  

Postar um comentário

<< Home