Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Rálouin mai éss

31 de Outubro é Dia do Saci!

Yankees go home, e levem esse rálouin junto.

Fiquei sabendo pelo Pedroca:
http://vejo-penso-sinto.blogspot.com/

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Voltando ao ascetismo:
encontrei uma citação de G.Orwell: (é necessária) a destruição...de materiais que teriam de ser usados para tornar as massas demasiado confortáveis e portanto, com o passar do tempo, inteligentes.

11/01/2006 4:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ok, eu concordo que devemos resgatar nossos mitos como Saci, Curupira, Mula sem cabeca, etc.
Mas acho que e' um engano taxar o Halloween como uma festa Norte Americana. O Dia das Bruxas existe desde as epocas medievais e nos mais diversos paises. Em geral e' comemorado o dia em que os mortos andam sobre a terra, ou o dia em que a Morte caminha sobre a terra, dai a ideia de aboboras pra espantar os maus espiritos. Tambem esta' ligado, em alguns paises, a epoca da colheita.
O fato de que existe essa exploracao comercial nos EUA, que se espalhou pelo mundo, serve apenas pra nos lembrar que atualmente nao nos lembramos dos motivos das festas, apenas do capitalismo envolvido nelas.
Porque o simbolo da Pascoa e' um coelho, que bota ovos de chocolate? Porque o Natal, nascimento de Cristo, e' comemorado no dia 25 de dezembro sendo que na Biblia esta' claro que nao foi nessa data que ele nasceu? Tudo questao de marketing, o dia 25 de dezembro era o dia do deus Sol, na mitologia dos pagaos. Mas como todo bom conquistador que se preze, os cristaos deram um jeitinho de modificar a data, pra assimilar mais facilmente outras culturas. E quale' a do Papai Noel? O fato e' todo mundo gosta de ganhar presentes no Natal, todo mundo gosta de ganhar chocolate na Pascoa e aqui nos EUA as criancas ganham doces no Halloween. Tudo interesse capitalista.

11/01/2006 5:53 PM  
Blogger MegMarques said...

Marcelo,
o Halloween é comemorado apenas nos países anglo-saxões ou nórdicos da Europa. Na cultura latina, mesmo européia, as festas e comemorações são de outra natureza.
Acho até legal saber sobre as datas festivas de outras culturas, desde que se saiba o real significado daquilo, a história que deu origem a tais tradições.
O problema é que além de não valorizarmos a cultura autócne, parece que só interessa por aqui o lado comercial da coisa.

Ah, não fiquei sabendo o ganhador do comida di buteco. Este ano participei bem pouco, fui só nuns 3 bares.

Um beijo, Meg

11/02/2006 8:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Saci... hum... Saci do Inter!!!! Beleza... Viva o Saci!!!

11/03/2006 11:29 AM  
Blogger Pedro said...

É Marcelo eu concordo com você em muito do que disse, na verdade eu não queria dizer que o Halloween é uma festa "norte-americana" e sim "gringa", estrangeira, de fora. Entende? Só queria mais atenção para a nossa cultura.
E quano ao marketing nessas datas, é mais pura verdade, inclusive o paipai noel, como o conhecemos, gordinho, corado de olhos claro e roupa vermelha com detalhes brancos, foi criado para um campanha da "toda poderosa" Coca-Cola em 1931.

ps.: MEG, muito obrigado por retribuir a visitas, e por sitar a fonte desse post.

BJÃO

11/03/2006 12:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que vale mesmo são o Cosme e Damião...
Que nem santos de verdade são.

11/04/2006 1:32 PM  

Postar um comentário

<< Home