Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, dezembro 19, 2006

Mea Culpa

Deve ser porque o Natal está próximo e a carola que há em mim começa a se manifestar.
Fico pensando nos meus erros e o quanto eles são (ou não) realmente errados. E acabo pensando, obviamente, em termos cristãos, ou mais exatamente, católicos, que é a única religião que conheço de perto.
Então chego à conclusão que se eu não vou diretinho pro paraíso, igual a um foguete, não é por culpa minha. A culpa é de existirem pecados demais e maneiras demais de cometê-los. São sete pecados capitais e quatro maneiras de cair na esparrela (pensamentos, palavras, atos e omissões). O que nos dá exatamente 28 via expressas para o inferno ou pelo menos para o purgatório.
Deviam ao menos desconsiderar os pensamentos, o que já aumentaria substancialmente as chances de algum dia o Céu ter quórum. Ou pelo menos as minhas chances de lá entrar. Porque os pensamentos são de fato a minha fraqueza. Não há um só dia em que, mentalmente, eu não caia em todas as tentações.


Não há dia em que eu não pense em mandar alguém se danar. Ira.
Não há dia em que eu não pense, ao menos rapidinho, em, ao menos, uma rapidinha. Luxúria.
Todos os dias tenho vontade de comer chocolate e outras delícias. Gula.
Todos os dias procrastino alguma tarefa chatinha. Preguiça.
Todos os dias me acho um must. Soberba.
Com o dinheirinho contado, me doem todos os gastos não essenciais (e até alguns essenciais). Avareza.
“E não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu.” Inveja. *

Atos, palavras e omissões podem prejudicar as pessoas, mas eu não faço mal a ninguém pecando em pensamentos, faço? Até porque não se exerce grande controle sobre eles.
Podiam aliviar essa.

* Fernando Pessoa

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Os pensamentos involuntários não são pecados.
Só quando o homem se compraz, reflete, contempla o pensamento pecaminoso é que está pecando em pensamento.

Segundo a tua lista, Graças a Deus, és uma pessoa perfeitamente normal e saudável. Fico muito descansada em relação à santificação no mundo da minha filhinha.
Já não há padres que confessem? Eu já passei por essas dúvidas e estou te repetindo o que um padre me disse, muitos anos atrás.
Vais para o céu como um foguete, o S. Pedro vai te gritar da porta do céu: "Meg, diga ao menos merda, se não Vc entra em órbita!"

12/20/2006 10:44 AM  
Blogger Marcus Padrini said...

Posso adicionar o link do seu blog ao meu? Não adicionei quase nenhum pq estou tent5ando fazer seleção bem legal. Obrigado

Marcus

12/20/2006 1:22 PM  
Blogger Olívia said...

putz meg, se vc for pro inferno por esses pequenos deslizes cotidianos, com certeza nos encontraremos lá, quiçá eu já estarei no comando de algum grupo de dissidentes....
beijossssssssssssss

12/20/2006 5:38 PM  
Blogger Marcus Padrini said...

Adicionado o link. Obrigado!

12/21/2006 4:26 PM  

Postar um comentário

<< Home