Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, março 29, 2007

Só mais uma coisa:


Menos moral e mais ética, sim?


E quem não souber a diferença entre as duas coisas vá estudar um pouquinho de filosofia, tá bem?
Não, não são sinônimos.

7 Comments:

Blogger osvjor said...

por que você não explica?

3/29/2007 7:50 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei as letras garrafais, haha...

3/29/2007 8:52 PM  
Blogger MegMarques said...

Fefê,
sabia que seu LV me baniu?
Há dias que vou lá e não consigo deixar recado, snif snif

Osvjor,
achei que seria auto-explicativo, pelo menos pra quem acompanha o blog. E depois fiquei com preguiça de escrever mais. E tinha combinado com amigos de tomar uma cerveja e estava na hora de sair e não deu tempo de mais nada. Só por isso.

3/30/2007 9:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Wikipedia dixit:
Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.

A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).
Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

Como nem a Filosofia, nem a Ética nem a Moral são Ciências podem ter estas definições enroladas e todo o mundo (?) aceita, (menos eu, que sou cientista).
Meg
Quais as suas definições?
E estude um pouco mais a distribuiçã normal, sim?
Dizer que 1% ou 5% de uma população têm determinada característca deixa 99% ou 95% da população sem a tal característica.
Logo os 1% ou 5% estão nos extremos da curva normal. São umas raridades para não dizer outra coisa... O intervalo considerado dentro da área da distribuição normal costuma ser entre + e _ o desvio padrão...

3/30/2007 10:30 AM  
Blogger Unknown said...

Meg, q absurdo banir minha amiga....por que será ?

3/30/2007 12:55 PM  
Blogger MegMarques said...

Eu sei perfeitamente bem o que é uma curva de distribuição normal, o que é desvio padrão, graus de liberdade, análise de variância, etc. Não foi só vc que estudou estatística.

Preste atenção neste exemplinho:
A fenilcetonúria atinge cerca de 1 indivíduo a cada 10.000 ou 12.000 nascimentos, porcentagem portanto bem menor do que o 1% ou 5% mencionados para homossexuais. Daí se tira que, de fato, ter fenilcetonúria é fora da normalidade do ponto de vista estatístico. No entanto, em qualquer população humana com um número razoavelmente grande de indivíduos é absolutamente NORMAL E ESPERADO que se encontre um certo número de fenilcetonúricos. O mesmo se dá para o homossexualismo. Ainda que seja um comportamento minoritário, e eu não acho que 5% da população seja tão pouco assim, é NORMAL E ESPERADO que as populações humanas com um número razoavelmente grande de indivíduos apresentem uma certa quantidade de homossexuais.

E antes que venham me acusar de ignorância de novo: não estou afirmando que os gays são doentes.

Quanto à moral e ética, eu sugiro que ao invés de se consultar a wikipédia se leia filosofia de verdade. Nas palavras do Dr. Guido Imaguire (Universidade de Munique):

“Em primeiro lugar, observe-se a origem das palavras. „Ética“ vem do grego „ethos“, e significa hábito. „Moral“ vem do latim „mores“ e significa „hábito, costumes“. Ou seja, do ponto de vista puramente filológico não haveria motivo para se distinguir as duas expressões (a não ser, é claro, que se faça estudos filológicos muito precisos e se estude a diferença entre o significado de „ethos“ para gregos e „morus“ para os latinos).
Fato é que mesmo no mundo filosófico existe um certo caos terminológico neste respeito. Especialmente na tradição teológica: o que os protestantes chamam de ética, os católicos chamam de moral.Em geral, procura-se seguir a seguinte distinção: enquanto a moral é uma ciência descritiva (descreve como os seres humanos de uma determinada cultura de fato agem) a ética é normativa (ele determina como eles deveriam agir). Dando um exemplo: sair nu pela Avenida Paulista seria imoral (em geral não se faz isso), mas não anti-ético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!). Mas observe: nem todos os filósofos fazem tal distinção: o grande Kant, por exemplo, tende a usar „moral“ no sentido que aqui explico como „ética“! Portanto: sempre observe de quem se está a falar.
Além disso, as coisas não são tão fáceis como na distinção proposta: o que em geral não se faz numa sociedade pode ser prejudicial e assim talvez automaticamente anti-ético (a nudez na Avenida Paulista poderia estar pervertendo adoslecentes, levando-os para um „mau caminho“, por exemplo, e isto já seria anti-ético). Além disso chama-se ética, em geral, diferindo novamente da moral, a ciência que trata apenas do conhecimento natural (não aquele revelado por Deus na Bíblia) sobre o Bem e o Mal. Ou seja, um ateu deveria por si só, sem crer na Bílbia, saber o que é Bem e o que é Mal. A ética se basearia portanto apenas na capacidade individual e natural da razão.”

3/30/2007 2:42 PM  
Blogger Marcelo Pará said...

Alguem ja' tentou aplicar uma distribuicao binomial pros casos citados acima? Afinal, so' existem duas alternativas, hetero e homo. Por mais que uma distribuicao binomial se aproxime de uma distribuicao normal, para grandes numeros, talvez a interpretacao estatistica fosse diferente e e' bem provavel que um teste de Kolmogorov-Smirnov mostre as diferencas nas distribuicoes com relacao a diferentes culturas, por exemplo. Se nao mostrasse diferenca, tambem seria um resultado interessante, mostrando que fatores culturais nao influenciariam na decisao entre homo e hetero. Tentar aplicar as coisas com as quais voce trabalha, em outros campos e' bem interessante.

3/30/2007 6:13 PM  

Postar um comentário

<< Home