Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, março 08, 2007

Se a demanda aumenta e oferta é constante...

Existe uma quantidade fixa de água no planeta que é continuamente reciclada à medida que se evapora da vegetação, da terra e dos mares e é condensada e redistribuída pela precipitação (chuvas, neve, granizo, geadas, etc). A espécie humana usa agora, direta ou indiretamente, mais de metade de todo o suprimento de água doce acessível (não se consideram acessíveis as geleiras polares nem depósitos subterrâneos de águas fósseis). A água doce disponível per capita no mundo caiu de 17.000 m3 em 1950 para 7.300 m3 em 1995. Isso porque a população humana dobrou de tamanho no mesmo período e o suprimento de água, lembrem-se, é fixo. Nos próximos 50 anos estima-se que a população irá dobrar novamente, o que significa que a quantidade de água disponível para cada um de nós irá novamente se reduzir para cerca de metade.

Vocês têm noção do que é 7.300 m3 de água? Uma piscina olímpica que meça 50 x 25 x 5 m tem 6.250 m3. Ou seja, cada um de nós dispõe de uma piscina olímpica e mais um pouco (uma piscininha infantil) para atender a TODAS as nossas necessidades. Para beber, para tomar banho, dar descarga no vaso sanitário, lavar o carro e a louça, para irrigar as batatas e feijão e verduras e dessedentar os animais que nós vamos comer em todas as nossas refeições. Para gerar a energia elétrica que vc gasta na sua casa. Para resfriar os alto-fornos das siderúrgicas que fabricam o metal que faz o seu carro. Para refinar o combustível que vc vai queimar. Para todos os processos industriais que fabricam as coisas que vc compra. Para tudo tudo tudo que você gasta ou consome, gasta-se água. E essa água vem dessa sua reservinha de pouco mais que uma piscina olímpica.

Isso é por ano, fessôra?
Não queridinho, isso é pra sua vida inteira. Aliás, minto. Ao longo da vida, essa quantidade per capita só vai diminuindo porque tem cada vez mais gente no mundo que também precisa ter suas necessidades de comida, transporte, energia e vestuário atendidas e portanto vc vai ter que dividir sua reserva de água com mais gente, sobrando cada vez menos pra cada um.

E se a quantidade está ameaçada, a qualidade está comprometida. A água está deteriorada e é cada vez preciso ir mais longe para achar cabeceiras de boa qualidade que possam garantir o abastecimento urbano. Muitos rios não podem mais ser usados para irrigação de culturas de comestíveis, porque vão contaminar o alimento com metais pesados ou com coliformes fecais. E tratar água poluída e contaminada para ela se tornar novamente potável sai muito, muito, muito mais caro do que fazer a simples desinfecção em águas naturais de boa qualidade.


Ainda temos algumas reservas pouco exploradas. O aqüífero Guarani, por exemplo, verdadeiro tesouro debaixo dos nossos pés. Mas em alguns pontos ele já está contaminado por causa do excesso de nitrogênio e fósforo que chega até ele via lixiviação. E tem também a Amazônia, um mundo de água que concentra 20% (um quinto!) de toda a vazão fluvial do mundo. Mas essa água já está sendo usada na manutenção dos processos que perpetuam o ecossistema. Não seria possível desviar muito disso para as atividades humanas sem causar uma alteração significativa no ciclo hidrológico regional.


É claro que no mundo real a distribuição per capita não é homogênea. Muitos países africanos têm menos que 1.000 m3 de água disponível por habitante. Conflitos (diplomáticos e/ou armados) por causa da água já acontecem nesses locais onde o déficit hídrico é acentuado. Lembram-se do petro-dólares dos anos 70? Alguns economistas garantem que no século XXI veremos surgir os acqua-dólares.
Vocês ainda não estão apavorados? Pois comecem a ficar que a situação é grave. E façam alguma coisa a respeito.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Poxa... Claro que acredito em você ou quase. Rssss. É que sou teimoso, porém leigo. Quando algo parece com as contas de economistas, para o motivo dos aumento dos juros...(aliás, já reparou que os termos para o uso de dinheiro e água, são parecidos? Dinheiro também evapora, flui e condensa com lentidão.)
A piscina que me cabe neste latifúndio deveria ser quantificada pelo tempo que 7.300 m3 levam para serem reciclados, por destilação ou tratamento. Também adicionaria a minha piscina mais uns 60% de água que está, neste momento, em estado de vapor. Assim obtemos números menos alarmantes, mas não menos preocupantes, dado o aumento da população. Só que tenho certeza que a água não vai ser a primeira a faltar.
Depois, não contar com as águas fósseis é meio desleal. Se podemos retirar petróleo podemos explorar estas reservas tb. Daqui a pouco todo o equipamento e tecnologia de extração de petróleo vai estar disponível.
E finalmente, as escusas de ser caro não podem ser levadas em conta. Dinheiro é um conceito, água não.
Devemos cuidar e proteger os mananciais e lençóis d`água, só não gosto de ser encostado na parede com ameaças de um mundo meio Mad Max.

http://www.physorg.com/news90171847.html
descobriram esta mega reserva a 900 quilômetros de profundidade.Só não consegui descobrir as propriedades desta água. Mas é bastante.
Em todo caso não há motivos para o desperdício ou a contaminação que na maior parte é feita por indústrias e governos. Estes sim deveriam ser educados e responsabilizados.

valeu pela resposta.

Um beijo grande

Ganso

3/08/2007 4:59 PM  
Blogger Marcelo Pará said...

Ce tem nocao do que sao 900km de profundidade? Ce ja parou pra pensar nesse numero? 900km de profundidade! E' profundidade que nao acaba mais. A Petrobras extrai petroleo a no maximo 2000m de profundidade, ou seja, 2km, querem chegar a 3km, mas e' dificil demais. E' impossivel explorar qualquer coisa a 900km de profundidade.

O melhor a fazer e' fechar a torneira, usar so' o necessario, fiscalizar a empregada que tem mania de ficar irrigando asfalto e passeio (na esperanca de que vai nascer um pe'-de-asfalto ou pe'-de-cimento). O bicho ja' ta' pegando em alguns lugares.

3/09/2007 1:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gansinho, darling,

desculpa de novo, mas eu acho que vc continua equivocado, hehehehe
Ninguém gosta de de se sentir ameaçado por ecoxiitas, é claro. Mas é que a situação é realmente mais grave do que a maioria das pessoas imagina.
E olha só, a quantidade de vapor d'água atmosférico é bastante pequena quando comparada às águas doces em estado líquido. Apenas 0,001% de toda a água existente está na fase de vapor atmosférico, contra 0,62% do total nos rios, lagos, umidade do solo e água subterrânea. Essa água na atmosfera não vai nunca aumentar em 60% a sua reserva pessoal e de qualquer modo vc não pode contar com ela na sua piscina, já que o vapor não pode ser usado diretamente para beber, para lavar seu carro ou irrigar sua horta.

E vc também está errando ao achar que dinheiro não deve ser levado em consideração ao se pensar em crise de recursos naturais. Se a água se tornar tão cara de extrair quanto o petróleo, quantas pessoas ou países vc imagina que terão condições de adquirí-la em abundância? Algumas pessoas acham que os oceanos e a dessalinização da água do mar irão suprir a demanda de água. Isso é o maior dos absurdos! A água do mar para se ver livre de todos os seus sais tem que passar várias vezes pelo processo de destilação. E isso é caríssimo!!! Faça o seguinte experimento: encha uma panela de 5 litros de água, ponha no fogão e espere toda a água ferver e evaporar. Fique olhando para a chama e imagine quanto gás vc está gastando. Agora imagine quanto gás liquefeito de petróleo iria gastar para vc fazer o mesmo com toda a água que se usa em sua casa. Uma família de 4 pessoas econômicas gasta cerca de 500 litros de água por dia. São 15.000 litros por mês. Dá pra imaginar o gigantesco gasto de combustível se essa água vier toda de uma usina de dessalinização? Imagine uma cidade de 2 milhões de habitantes?! Haja combustível e fontes de energia alternativas para dar conta disso! Apenas alguns países do Oriente Médio podem se dar ao luxo de dessalinizar água do mar, porque têm muito petróleo, para eles não fica tão caro, e pq a escassez de água lá é realmente muito grande, aí compensa.
Quanto a usar a água subterrânea, isso também é complicado, pq são os aquíferos que alimentam as nascentes de água. Se vc cavar um monte de poços e comecar a puxar água, o lençol freático subterrâneo vai ter seu nível diminuído, ou seja as nascentes e cabeceiras mais a jusante vão secar e vc vai ter falta de água em outros lugares.
As reservas mais profundas, como o Marcelo falou, são até o momento, inviáveis de explorar, por razões tecnológicas e econômicas.

Estou adorando esse papo de buteco!
um beijo,
Meg

3/09/2007 10:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

É... para mim é meio difícil de acreditar, que num planeta onde tudo é permeado com água, basta espremer um pouquinho. Onde, só alguns poucos lugares são realmente secos. Enfim vivemos em uma grande poça de lama e nossa tendência é para dilúvios, enchentes.
Mas como vc esta provando por a+b, Não tenho que argumentar, né? Só lamentar junto, que estão acabando com nosso planeta e pouco restará daqui a 300 anos. Pena...
Oi Marcelo, claro que sei quanto são 900km e que o recorde de perfuração é de 12 km. Temos novas tecnologias de perfuração como a broca de fusão. A tecnologia não é o que limita.

Abs

Ganso

3/09/2007 3:14 PM  
Blogger Marcelo Pará said...

A questao nao e' so' furar, o que eu ja acho complicadissimo, mas tambem extrair. Pra extrair petroleo por exemplo a grandes profundidades a Petrobras desenvolveu uma tecnica que usa laminas de agua. A uma lamina de agua fica entre o petroleo e o tubo, diminuindo o atrito e possibilitando a extracao.
A 900km de profundidade a energia necessaria pra extrair essa aguia seria enorme. Alem disso os problemas com pressao e temperatura passam a ser muito relevantes.
Enfim, eu acho mais simples e mais sensato educar a populacao e cuidar melhor do planeta onde ela vive, do que tentar feitos faraonicos.
Concientizar uma pessoa de que ela nao precisa tomar um banho de 1 hora, na minha opiniao, e' muito mais sensato do que esperar que empresas descubram maneiras de resolver os problemas que nos mesmos criamos.
E a proposito, ganso, voce deve argumentar sim, porque e' assim que a ciencia e' feita, mas use bons argumentos.

3/09/2007 6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uau !!! Gente , como eu gostaria que 6,6 bilhões de pessoas lessem esse bate-papo !

3/10/2007 10:52 AM  
Blogger Marcelo Pará said...

eu nao tinha percebido que meu comentario tinha tantos erros de digitacao! credo, isso que da' escrever as coisas na correria.
Pois e' Kathia, muita gente que conheco precisava ler essas coisas.

3/11/2007 12:08 AM  

Postar um comentário

<< Home