Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Nas estantes

Fato: não sei organizar livros. Consigo no máximo separar os científicos dos de literatura e, nestes, consigo separar ficção e não-ficção. Mas aí já começa a bagunça: onde coloco as crônicas? poesia tem que ter uma seção só pra ela? Não me parece adequado afastar a poesia e as crônicas e contos de C. D. de Andrade, assim como não acho certo esquartejar a obra de Saramago em prateleiras distintas: num canto os contos, no outro os romances.

Acabei fazendo um arranjo que à primeira vista parece aleatório mas, se não me satisfaz inteiramente, pelo menos consigo achar os livros que quero. Eles estão mais ou menos agrupados de acordo com afinidades inter-autorais. Por exemplo: tomei o cuidado de colocar G. G. Márquez bem longe de Vargas Llosa; assim como J. L. Borges bem ao lado de Bioy Casares. Numa mesma panelinha estão os escritores anglo-saxões de ação e suspense: Scott Turrow, Frederick Forsyth, Michael Crichton; e em outra os franceses sensíveis: André Gide, Anatole France, Alphonse Daudet e, próximo a estes, os italianos barulhentos: Umberto Eco, Ítalo Calvino e G. Papini.

Em cantos opostos coloquei as garotas da chick-lit (Candance Bushnell, Marian Keyes, Katherine Mansfield e cia) e os MachoMen da literatura (Hemingway, Jack London, David Goodis e o resto da gang que não tem medo), mas estou repensando a situação e acho que talvez a convivência fizesse bem aos dois lados.

As biografias são uma parte especial da estante. Mauá e Chatô estão ladeados por Olga e pela coluna Prestes. Fiz de propósito, quase posso ouvir os gritos e acusações mútuas: “porcos capitalistas”, “comedores de criancinha”, “lacaios do capital”, “ralé vermelha”!

Coloquei as biografias dos antigos portugueses todos juntos, afinal Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Afonso Henriques e Dom Sebastião devem se fazer boa companhia. Por outro lado, acho que Anne Frank está meio sozinha, deslocada e sem muito assunto com Monty Roberts. Será que ela se daria bem com as Cortesãs e Favoritas?

Ah, e claro que os blogueiros no papel Marina W. e Alex Castro ficam colados. Imagino que devam ter muito papo.

E tem também uma prateleira chamada "lixo", onde jogo todos os livros ruins que dou azar de comprar. Nessa não tem ordem, atualmente são 80 desgraçados volumes, misturados.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Puxa, olhando assim você parece organizada demais.Os meus livros estão todos empacotados em caixas sem etiquetas graças a alergia da Valon.Quando quero reler algum ou emprestar pra alguém preciso abrir todas as caixas e claro, o livro que eu procuro esta sempre na ultima caixa a ser aberta.
Va la ver as fotos da França.

8/03/2007 5:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

De toda essa história o que eu achei mais interessante foi o guilty pleasure de ter chick lit no meio desses clássicos todos... Aliás, se vc tiver alguma dica de chick lit decente pra ler na beira da piscina, tou aceitando. Os últimos que eu comprei foram uma decepção.
Abraço e bom fim de semana!

8/03/2007 6:28 AM  
Blogger MegMarques said...

Oi Kathia, saudades de você!

Daniela, eu sugiro os da Marian Keyes (saiu um novo recentemente). São engraçados e me mantêm entretida com facilidade.

8/03/2007 8:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu ri foi dos "desgraçados volumes", eu tb odeio comprar livro ruim...

8/03/2007 3:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ofereça os 80 desgraçados a uma biblioteca. Vc nã merece ter lixo em casa!

8/03/2007 3:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Filhinha
Que livro do Papini te dei? Acho-os simplesmente preciosos e já não se vendem...

8/03/2007 3:48 PM  
Blogger Claudio Costa said...

Já tentei toda sorte de arrumação pros livros. A única distinção é: livros de psiquiatria e psicanálise na estante do consultório; literatura, arte, culinária e tudo o mais, aqui em casa. Só não tem livro debaixo da cama: é escuro demais para ler.

8/04/2007 11:21 AM  
Blogger TIAGO SÂNZIO said...

que inveja da tua biblioteca... Nem tenho tanto livro assim, para poder me preocupar em arrumá-los. Na certa uma bagunça organizada. Aos olhos, o caos. Um dia chego lá!

bj!

8/04/2007 3:16 PM  
Blogger "Melhor ser Alegre do que Triste." (Rose) said...

Oi, adorei o seu blog.ah, Adoro Carlos Drummond. bjus

8/04/2007 10:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quanta visita ultimamente.Ta ficando famosa hein??

8/05/2007 7:18 AM  
Blogger Carolina Andrade said...

Ai Meg, amo livros..ainda mais organiz�-los. D� um trabalh�o mas vale a pena!!!Faz tempo que n�o aparece l� no blog. De o ar da gra�a!!! Beij�o

8/05/2007 3:43 PM  
Blogger Carolina Andrade said...

Ah, já que tu falou de Marian Keye, já li o Agora ou nuca e é muito bom!!!

8/05/2007 3:44 PM  
Blogger Aquela said...

Sensacional post, Meg, recordou um que publiquei sobre a arrumação dos cds (fiquei devendo uma continuação). Também tenho com os livros uma arrumação toda específica, que faz tooodo sentido - pra mim, claro. Acho que vc deveria mesmo aproximar as garotas e os rapazes. E está coberta de razão sobre o Alex e a Marina, os dois se deram muito bem quando se conheceram, eu fui testemunha!
Beijo.
PS: Não esquedi do seu postal, tô só demorando mesmo ;-)

8/10/2007 10:56 PM  

Postar um comentário

<< Home