Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, outubro 02, 2007

Aqui me tens de regresso

Estive em Lelivéldia e lembrei de vocês.
///---///---///---///

Eu tinha pensado em vários posts engraçadinhos e espirituosos para rirmos juntos. Mas, de Araçuaí para cima, fui perdendo a vontade de brincar.
Por causa das muitas queimadas que vi. E dos rios secos. E da miséria absoluta e degradante que corrói a bela paisagem. E dos vários acampamentos de sem-terra onde a indigência se aglomera. E da pobreza generalizada. E por causa de Itinga, a cidade com menor Índice de Desenvolvimento Humano de MG, onde as pessoas bebem a água do poço de dessedentação de animais. E das muitas adolescentezinhas grávidas ou com bebês de colo. E dos homens e rapazes na porta dos bares desde as dez horas da manhã, sem emprego, sem trabalho, sem serviço, bebendo para esquecer que no pó seco não cresce nada. E das mulheres que seriam ainda jovens e bonitas se tivessem ao menos os dentes da frente. E das criancinhas nuas com o rostinho manchado pelas verminoses. E das escolas abandonadas. E das vacas magrinhas, que parecem estar ruminando pedra, tal é a aridez das pastagens. E das lavadeiras batendo roupa na água suja. E por causa do velhinho, montado num jegue, que quis saber o que eu fazia e, ao me ouvir, perguntou: "e vai ter melhoria pra nós aqui?" e eu engasguei com a resposta.
Porque, saber, todo mundo sabe que o vale do Jequitinhonha é uma região pobre, mas estar lá e ver é muito diferente.
Desculpa aí moçada, mas fiquei sem vontade de rir.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu também me entristeço e desespero .Não precisava ser assim, não nesse país.

10/02/2007 4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Dura realidade! E pensar que nas propagandas do governo de Minas aparecem só sorrisos com o desenvolvimento do nosso Estado.

10/02/2007 4:08 PM  
Blogger Aquela said...

OT: querida, sua prenda chegou, eu adorei! Tem agradecimento público lá no Dufas. 'Brigadão!

10/02/2007 11:45 PM  
Blogger Unknown said...

Nossa, deu um nó na garganta...

10/03/2007 9:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Filhinha
Foi exatamente com esse quadro que nos deparamos quando chegamos de Lisboa e fomos morar em Dolabela, sertão de Montes Claros.
Tu tens recordações felizes de Dolabela, apesar de tudo.
Quer dizer que em 30 e tal anos tudo cada vez mais na mesma?

10/03/2007 10:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que coisa triste! Fiquei chateada...não que eu achasse que seria diferente, mas a descrição sua foi dorte! quando será que esse país vai ter um pouquinho de jeito heim?
Parabéns por esse seu espaço.. gostei!Vou aparecer sempre .
Bj

10/03/2007 6:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ops.. eu quis escrever forte...

10/03/2007 6:40 PM  
Blogger anna v. said...

Pois é, a gente sabe que é assim, mas quando vai e vê, é diferente.

10/08/2007 5:16 PM  

Postar um comentário

<< Home