Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, novembro 18, 2008

Formulários

Tenho que preencher fornadas de formulários. Num dos últimos estava um quadro assim:

"Objetivos:" e um espação em branco em que eu escrevi os objetivos do projeto.

Lá mais pra baixo, um outro quadro assim:

"Metas a serem alcançadas:" e um espação em branco que me deixou confusa. A meta não seria alcançar os objetivos? Na dúvida, reescrevi os objetivos usando outras palavras.

Aí tinha outro quadro assim:

"Materiais e Métodos:" e um espação em branco onde eu escrevi um monte de coisas como:

-medição de variáveis físicas e químicas da água (pH, condutividade elétrica, OD, turbidez, etc) em intervalos trimestrais, utilizando os aparelhos tais e tais, etc
-coletas de amostras de água e sedimentos em pontos representativos da bacia hidrográfica, etc

Logo em seguida vem a droga de um outro quadro em branco pra ser preenchido que pedia:

"Atividades a serem desenvolvidas:" e um espação em branco.

Mas que coisa! Acabei de falar o que vamos fazer!!!!! OU não????!!!!
Na dúvida, reescrevi a porcaria toda de novo, usando outras palavras:

-serão medidas, trimestralmente, uma série de variavéis físicas e químicas da água, a saber: turbidez, OD, pH, condutividade elétrica, etc
- serão coletadas, em pontos da bacia hidrográfica considerados representativos de seus impactos ambietais, amostras de água e sedimento
- e por aí vai.

Perdi um tempão, fiquei fula, achei esses formulários de uma burrice extrema. Burrocracia pura. Ou será que sou eu que não entendi nada?

9 Comments:

Blogger Rubão said...

Acho que corre por aí todo um senso comum de que objetivos são gerais; metas são específicas e mensuráveis. Por exemplo, objetivo: "aumentar a participação de mercado da loja X". Metas: "1)crescer em 5% o valor do tíquete médio do consumidor; 2) aumentar em 2% o número todal de clientes em dezembro". Materiais e métodos: a) Promoção: "leve três, pague dois; b) Sorteio de automóvel mediante tíquete de compra acima de 200 reais". Atividades a serem desenvolvidas: 1 - treinamento da equipe de vendas, 2 - contratação de agÊncia de marketing direto, etc.

Ajudou ou apatralhou?

11/18/2008 11:40 AM  
Blogger MegMarques said...

Hummm, mas no caso de um projeto científico as coisas já tem uma formatação tradicional, nos moldes Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, etc.

Esse negócio de Metas e Atividades, é novidade por aqui. Novidade provavelmente trazida por Gestores de Projetos que não sabem como funciona o sistema, blargh pra eles.

11/18/2008 12:06 PM  
Blogger Sam said...

Meg, sempre leio seu blog! Sou a Sam, que participava do LV Mothern.
Na verdade, existem diferenças técnicas, sim. Eu trabalhei em um Instituto (sou da área social) e lá conheci o Instituto Fonte. Para você fazer um projeto claro e bem amarrado para o financiador, essas diferenças são fundamentais, inclusive para quem coordena, no caso quem é financiado, poder gerir melhor depois. recomendo a leitura "Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais" (vc pode fazer dowload): http://institutofonte.org.br/conteudo/livraria-fonte
Outro livro deles que explica muito bem é "Como elaborar projetos". Mesmo sendo para a área social, serve para o seu propósito também. Eu achava que era tudo a mesma coisa, depois que aprendi a diferença, ficou clara a importância.

bj

11/18/2008 12:11 PM  
Blogger Simcoletivo said...

Acho um saco isso.

Bejetivo: usar esse papel na próxima ida ao sanitário.

Que coo

11/18/2008 12:41 PM  
Blogger TIAGO SÂNZIO said...

já desisti de enviar projetos culturais por causa do preenchimento de formulários... Ladainha tamanha!

Mas é o único jeito, infelizmente.

tenha fé, que um dia melhora! rs

11/18/2008 3:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

O R está no caminho certo.
Em geral, nos projetos científicos, as metas são os objetivos detalhados com as datas em que são atingidos.
No meu caso: Objetivo=implantar experimento. Metas correspondentes: arar o terreno dia 2 de Janeiro, aplicar herbicida dia 10 de Janeiro, distribuir adubo dia 20, plantar a cultura dia 30.
Materiais e métodos: usar 20 clones de Arracacia xanthorrhiza do Banco de Germoplasma em delineamento em blocos ao acaso com 2 repetições. Atividades correspondentes: colher as plantas, separar as mudas,cortar os propágulos de determinada maneira, desinfetar, secar, escolher as de melhor conformação, separar em 2 grupos de 30 mudas, um para cada repetição, plantar com o ápice descoberto em intervalos de 20 cm por 40 cm.
Compreendo a tua impaciência. Odeio as burocracias. Nos bons tempos os pesquisadores tinham uma secretária competente que se encarregava com prazer dessas atividades. No meu primeiro trabalho de pesquisa, em 1970-71, eu tinha uma secretária, uma preparadora de laboratório e um coletor de insetos para fazerem o que era preciso. Agora até faço trabalho braçal...
É um desperdício do tempo do doutor que poderia estar fazendo aquilo que os outros não podem fazer, mas é a mentalidade desta época...
Beijinhos da
Mãe

11/18/2008 4:25 PM  
Blogger MegMarques said...

Obrigada a todos pelas dicas!

O meu próximo projeto vai ter como Objetivo: diminuir o uso de papel de impressão nas universidades.
Meta: acabar com os formulários.

bjos

11/19/2008 8:45 AM  
Blogger Sam said...

Oi Meg, passei um link que não abre, que maravilha, hahaha
aqui vai o documento: http://homologa.ambiente.sp.gov.br/EA/publicacoes/material_publica_din3.asp?cod_biblioteca=31
sei que sua pesquisa é bem acadêmica, mas esses conceitos sobre o que é objetivo geral, específico, ações, atividades, metas, etc. etc. seguem uma lógica que pode ser usada em qualquer projeto (eu por exemplo avaliava projetos de detecção precoce de cancer de mama desenvolvidos por médicos elaborados nesses moldes).
espero que te ajude.
bj

11/26/2008 11:25 AM  
Blogger MegMarques said...

Sam, obrigada, vou lá dar uma olhada.
beijos

11/26/2008 2:46 PM  

Postar um comentário

<< Home