Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

quinta-feira, junho 09, 2011

Notas esparsas de viagem ou, Os Hereges

Na Piazza della Signoria, em Florença, foi enforcado e queimado Girolamo Savonarola por se indispôr com o Papa, acusando-o de levar vida pouco santa. Lá estivemos procurando por algum monumento à sua memória e nada. Em outro local da cidade, há uma praça chamada Piazza Savonarola, com uma estátua em sua homenagem. Parece que os florentinos não querem se lembrar que o queimaram.



Savonarola


Já na Piazza Campo dei Fiore, Roma, fomos ao local onde também se queimou, desta vez vivo, outro herege famoso, Giordano Bruno, por suas teorias cosmológicas semelhantes às de Copérnico. Ali, fizeram uma bela estátua. Eu e o Boêmio, em frente a ela, lhe prestamos nossa homenagem em um minuto de silêncio solene.



Giordano Bruno


Mas, vocês sabem, solenidade não é nosso negócio.

Logo após, prestamos outra homenagem, inventando uma musiquinha para os dois:

(para ser cantada como Maria Betânia em "negue que me pertenceu")


Diga o que eu quiser,

Negue o que escreveu,

E eu cancelo a fogueira na praça.

Outra coisa que você faça,

Já pode dizer adeuuuus