Itinerário parisiense VII
Nono dia:
Rouen
Não que estivéssemos cansados de Paris, mas queríamos aproveitar para ver outras cidades da França e fomos, num bate-e-volta, a Rouen, capital da Normandia, onde a pobre Joana D'Arc foi queimada viva.
Pegamos o trem bem cedo e em pouco mais de uma hora estávamos lá. Sendo tão perto, impressiona como Rouen é diferente no clima, na atmosfera geral da cidade, na arquitetura. Esta última é toda em estilo normando, com grandes traves madeira aparente e argamassa fechando os vãos, um sistema de construção chamado enxaimel.
A cidade é toda assim, ruas e ruas, coisa mais linda!
O centro histórico de Rouen não é grande, dá pra passear tudo a pé sem ficar exausto e sem perder muito tempo. E o Centro de Informações turísticas, localizado bem em frente à catedral (era de lá que Monet pintava) é um primor no atendimento.
Além da catedral fomos ao Aitre St. Maclou, um cemitério, ou melhor, uma necrópole que nada tem de sombrio ou mórbido, pelo contrário, é bem animado. Até porque hoje funciona ali uma escola de belas-artes e a alunada faz intervenções pelos bancos, gramados e fica por ali se refestelando quando o tempo está bom.
De lá ao torreão que sobrou do antigo castelo onde Joana esteve presa, o Donjon Joana D'Arc.
Dali à antiga praça do mercado, onde ainda funciona um belo mercado de frutas, flores e frutos do mar, onde foi montada a fogueira que a queimou. No local das execuções, foi construída uma igreja toda moderna e muito, muito bonita. No caminho passamos pelo Grande Relógio da cidade.
Almoçamos regaladamente e durante a tarde fomos ao Museu de Belas Artes, que tem uma boa coleção de pintores franceses de todos os tempo e ao Museu Le Secq de Tournelles, especializado em objetos de arte ou utilitários feitos de ferro, com os quais ficamos encantados e nos deu vontade de trocar todas as ferragens de casa..
De noitinha, voltamos a Paris.
4 Comments:
O museu das ferragens foi um dos mais legais.
Também gostei muito. E até isso foi surpreendente! Nunca podia imaginar que na França nós íamos nos encantar com ferragens antigas.
Beijos, amor, e obrigada por insistir em ir a esse museu!
Estou rindo (deveria chorar, na verdade).Ja fui a Rouen 5 vezes e te garanto, você me deu uma aula sobre a cidade. Muito que eu não sabia e muito ainda por conhecer .
Talvez eu va de novo, dia 25 de maio para um casamento . E ai vou poder olhar novamente a cidade, dessa vez através de seus olhos.
Kathinha,
acho que faz toda a diferença ir num lugar para turistar e ir pra visitar família. Quando for de novo, vá até o centro de informações e peça o mapa da cidade, todas as atrações históricas estão marcadas e são mais ou menos próximas. Vc vai adorar!
Postar um comentário
<< Home