Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sexta-feira, abril 28, 2006

As Horas

Na hora em que surgem ameaças veladas, na hora em que bate o medo e a sensação de injustiça, é que me faz falta ter alguém que me segure as mãos com força e diga com firmeza, olhando nos meus olhos: "Tudo vai dar certo, tudo vai acabar bem. Você não está sozinha."
Mas eu estou sozinha. É nessas horas (felizmente apenas nessas) que eu sinto o quanto pode ser difícil enfrentar a vida, o resto da vida, sozinha. Solidão e desamparo. E enorme vontade de chorar mais uma vez.

terça-feira, abril 25, 2006

Heróis e heroínas

Alguns dos meus heróis:
Phileas Fogg,

Lemuel Gulliver,
Thomas Edward Lawrence,
Fernão Mendes Pinto

Algumas das minhas heroínas:
Maria Sybilla Merian,

Martha “Calamity” Jane Canary,
Alexandra David-Neel,
Karen Blixen

Responsa

Treinamento de campo para a equipe do laboratório com o DGPS e o ecobatímetro novos. Apenas 60.000,00 reais em equipamentos sob minha responsabilidade. MEDO!

domingo, abril 23, 2006

Cantada de filha

Bibi, ontem à noite:
- Quero dormir na sua cama.
Eu:
- Ah, não. Por quê? A minha cama por acaso é mais gostosa que a sua?
Bibi:
- Não, mamãe. Você é que é gostosa!

Quem resistiria a uma cantada dessas?
///---///---///---///
Biologadas

Sei que cada profissional deve ter seus ossos do ofício. Com biólogos não é diferente. Muita gente acha que por ser bióloga eu deveria saber o nome popular e científico de todos os bicharocos que aterrisam por aí. Ou o nome de toda plantinha que cresce em qualquer lugar.
Outro dia um colega estava me contando de um tio dele que acredita piamente ter comunicação telepática com o seu gato de estimação! E desafia o sobrinho:
- Me explica isso: eu penso no gato e ele sai do quintal e vem aqui pra sala sentar do meu lado. Como é que a sua ciência, a sua biologia explica isso?
O colega só pode suspirar e não responde nada pra não ser rude. Eu pensei logo na seguinte resposta:
- A Biologia não tem explicação pra esse fenômeno, mas a Psiquiatria tem e se chama paranóia.

Há uns tempos atrás um engenheiro veio me perguntar com o quê eu trabalhava. Deitei falação sobre avaliação de impacto ambiental, qualidade de água, conservação de recursos hídricos, perda de biodiversidade, etc. Depois de eu ter explicado bastante, o sujeito me pergunta com a cara mais lavada do mundo:
- Mas você acha que isso é realmente importante?
Fiquei passada com a pergunta!

Outro amigo conta que perguntaram pra ele sobre a vacina da AIDS. Ele, entomólogo, explicou que essa não era bem a área dele, que estava meio por fora das últimas pesquisas sobre o assunto e talz. E teve que ouvir:
- Na Biologia vocês aprendem só o básico, né?

E quando vêm nos perguntar se o mundo vai mesmo acabar por causa do efeito estufa, do aquecimento global, dos transgênicos ou da clonagem de embriões?
///---///---///---///

Coisa que faz meu coração sorrir é ver as meninas desligando a televisão, colocando CDs infantis legais e ficarem dançando e inventando coreografias.

sábado, abril 22, 2006

Associações

A Laurinha tem feito associações geniais nos últimos tempos. Além da gasolina diet, ontem ela veio com mais essa:
- Depois que eu fizer a quinta e sexta-série, vai ter também sábado-série e domingo-série?
///---///---///---///

Mundo cão

Vc resolve dar uma força pra uma amiga com problemas e se ferra. Vc resolve dizer a verdade e se ferra. Vc resolve não dizer mais nada e deixar que cada um pense o que quiser e se ferra. Vc fica quieta no seu cantinho sem encher o saco nem atrapalhar ninguém e se ferra.
Ô mundo, vê se me deixa em paz que eu não tô fazendo mal pra ninguém, tá?

E tem também aquelas pessoas com alta capacidade de foda. Não estou falando de sexo. Trata-se de pessoas que chegam do nada, se metem em algo em que outras vêm trabalhando há tempos e simplesmente fodem tudo. Jogam no bueiro esforço, dinheiro e energia. E ainda acham que estão colaborando. Esconjuro gente assim.
///---///---///---///

Vai ter festa na casa nova da G. Reunião de velhos dinossauros e jovens gafanhotos. A G. é uma das minhas AMADAs (amigas mais antigas das amigas), do lado dela eu me sinto de novo caloura, estreando o mundo.
Ela ri das minhas desgraças, ela é solidária com as merdas que eu faço, ela aprova a minha alegria, ela incentiva as minhas cabeçadas.
E está sempre ali, na República ao lado. Assistiu a queda da minha monarquia, a minha destituição como rainha, o desmoronar do meu castelo. E como boa republicana, me dá sempre o seu voto de confiança, acreditando que hei de instituir um sistema melhor para governar minha vida.
Há pessoas que parece terem sido talhadas no céu para viverem juntas. Eu e a G., por exemplo. Nos quase quatro anos que moramos juntas, nunca discutimos, nunca fechamos a cara, nunca nada. O casal perfeito. Tá certo que não havia sexo, filhos, nem conta-conjunta, o que por si já elimina milhões de problemas. Mas se eu tiver algum dia que dividir o mesmo teto com alguém de novo, a minha vida com a G. vai ser o parâmetro a ser seguido.
///---///---///---///

Momentos que aqueceram meu coração e divertiram meu espírito na última semana:

- eu e as meninas no carro, cantando em altos brados: “Nós gatos já nascemos pobres/ porém já nascemos livres...”
- eu e as meninas no chuveiro, cantando em altos brados: “Apanha o sabonete/ escorrega no tapete/ bate a bunda na parede...”
- eu e as meninas na cozinha, cantando em altos brados: “Duba duba, eu adoro esse sanduba/ não consigo resistir/ a um hambúrguer de siri...”
Mr ou Miss Lonely Heart, arranje duas crianças adoráveis e cante qualquer coisa com elas. Em altos brados. Você vai se sentir feliz!
///---///---///---///

Respira-se liberdade!
///---///---///---///

Agora vou dormir, que meus joelhos estão cansados de coçar as sobrancelhas.

quinta-feira, abril 20, 2006

Vivendo e aprendendo

Cara, vocês sabiam que as vacas tossem???
Por causa daquele dito popular "nem que a vaca tussa" eu passei toda a minha vida acreditando que elas não tossissem. Sei lá, algum formato anatômico especial da traquéia, ou do diafragma ou de qualquer outra estrutura que as impedissem de tossir.
Agora a revelação de que elas tossem... Meu mundo caiu...

Gasolina Diet

Eu e as meninas no carro, num posto de gasolina:

Eu: -Encher o tanque, por favor. Gasolina.
Frentista: -Gasolina comum?
Eu: -É. Gasolina comum.

Laurinha: -Mãe, porque vc não põe gasolina diet?
Eu: - Gasolina diet???!!!! Isso não existe, filha!
Laurinha: -Mas se existe comum, tem que existir do outro tipo também!

Eu e o frentista: -HAHAHAHAHA!!! É aditivada!
///---///---///---///

A amiga chama para a festa de inauguração da casa nova. As outras chamam para o Comida di Buteco. Mais outra chama para o evento na praça da Liberdade. O ex-chefe chama para uma pizza. O irmãozinho chama para mais um acampamento na praia. Os pais chamam para mais uma viagem pro interior.
É programa demais para um feriado de um dia só!
Vamos combinar de espalhar isso ao longo do próximo mês?

segunda-feira, abril 10, 2006

Elogio Raro

Passei boa parte da minha tarde e noite de domingo no hospital. Não conseguia parar de tossir, não conseguia respirar, não havia um milímetro de mim que não doesse muito. Fiquei logo achando que estava com dengue, ou pneumonia, ou meningite, ou qualquer coisa grave e fatal, que eu, quando fico doente. sou muito melodramática.
Estava mal de qualquer forma e me puseram pra fazer inalação, monitorar a febre, tomar antibiótico tala 10 na veia, raios X da face, do tórax, exames mil, etc. Um saco, mas teve uma boa compensação, pois ouvi um elogio raro do médico bonitão que me atendeu. Quando ele estava olhando a chapa do rosto disse: “Esta é a sinusite mais bonita que eu já vi! Merecia ser figura de livro.” Ui, saí de lá toda metida e vaidosa pela minha linda sinusite, hehehe, podem falar, eu sou uma bestinha mesmo!

Como estou agora? Os sinais vitais permanecem estáveis, mas me sinto péssima. Tomando antibiótico, corticóides, analgésicos, antipiréticos, etc. Além da própolis, claro, que ideologicamente eu permaneço natureba. Ah, o diagnóstico: bronquite mais sinusite (a mais bonita do mundo, tá boa?).

quinta-feira, abril 06, 2006

Prezado Cliente

A Direção desta casa pede desculpas pela ineficiência do atendimento, inoperância da cozinha, pela falta de cerveja gelada. Tudo isto se deve a uma epidemia gripal que se abateu sobre o nosso pessoal, da cozinheira aos garçons, do gerente ao caixa. Assim que a Saúde Pública nos liberar, voltaremos a atendê-lo com a mesma satisfação de sempre.
Gratos pela preferência.
A Direção
///---///---///---///

Então, a gripe. Os sentidos ficam embotados, paladar e olfato inexistem, os sons e ruídos, cores e luzes me chegam abafados, tamponados, distantes. O mundo é algo enevoado, turvo. Sei que além destes cobertores e edredons a vida continua, mas ela me é indiferente neste momento. Há um certo prazer masoquista em cada espirro, em cada calafrio. Somente as batidas do meu coração, acelerado pela febre, e a minha respiração difícil me fazem companhia. Tudo dói, testa e maçãs do rosto hipersensíveis. Garganta inflamada, cabeça latejando. O nariz escorre, olhos lacrimejam. Tosse profunda. Fazer chá e tomar um comprimido me deixam exausta. Só quero dormir, 72 horas seguidas se possível.
Até depois.