Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, novembro 30, 2010

Academia

Nem contei aqui, mas estou malhando em academia de ginástica. Eu, que abomino academias de ginástica, estou malhando em uma. Há um mês, já. Conhecendo a minha performance anterior, poderia-se dizer que só vai durar mais dois e aí desisto, bau-bau, vou embora. Mas não, senhoras e senhores, dessa vez não. Para me impedir de seguir minha histórica tendência à preguiça academística, eu, precavida, paguei uma dinheirama adiantada num pacotão de 12 meses. Provoquei dívidas e ansiedade. Mas tudo bem, tanto dívidas quanto ansiedade emagrecem e o objetivo é esse mesmo.

É uma academia diferente das convencionais. É só para mulheres, homem não entra. Então ninguém fica neurada de ter que usar roupitchas fitness da moda. Vai todo mundo meio esculachada. É pra malhar que estamos lá. Não tem espelhos, a não ser no banheiro. Ninguém fica torcendo o pescoço para trás para olhar se a bunda ainda está no mesmo lugar ou se já empinou meio milímetro. E é um programa express, ou seja apenas meia hora de tortura diária (o que é já muito pro meu gosto).

Agora, o lado divertido. As minhas colegas de malhação, não tem nenhuma com menos de 70 anos. Sério. Eu sou a mocinha da turma. Aí fica a professora gritando animadíssima: "VAMU LÁ, COM FORÇA, COM ENERGIA, ACELERA MOÇADA!!!" e as caquéticas se movendo em câmera leeeeenta, com uma dificuldaaaade. Mas caquéticas é veneno meu. As senhoras minhas colegas estão, senão com tudo em cima, pelo menos com tudo no lugar adequado, o que já é bastante quando se tem mais de 70. Tem umas, aliás, muito bem conservadas (formol? botox?).

Mas o que eu queria contar mesmo, esperando o estímulo de vocês para não deixar a peteca e os glúteos caírem, é sobre a reavaliação. Ao completar cada mês, faz-se uma reavaliação: peso, medidas, percentual de gordura. Ontem fiz a primeira reavaliação. E depois de um mês de suor e sacrifício, eu perdi praticamente NADA. Nem de peso (-1,5 kg), nem de gordura (-1,5 %, brincadeira...), nem de medidas (-1 cm em cada medida: cintura, abdomen, etc).

Olha, nem vou contar o que pensei na hora, para não enriquecer o vocabulário de termos chulos dos meus leitores que, se os conheço bem, é suficientemente extenso. A animadora de auditório diplomada em educação física disse que o resultado é bom para o primeiro mês, mas né? Malhar 3 vezes por semana, durante um mês inteiro e perder só 1,5 % de gordura é de chorar. A vontade foi de mandar a moça engolir os pesos de 3 kg, desistir de tudo e passar na confeitaria mais próxima para me consolar com chocolate da lembrança de que tenho mais 11 meses desse troço pagos e que o dinheiro teria sido mais bem investido numa lipoaspiração.

quinta-feira, novembro 25, 2010

Elogio e Boletim

Um bom elogio me alimenta por semanas!

Ontem as meninas conversavam no carro sobre a necessidade urgente de terem um irmãozinho. E a Laurinha não deixava de me lembrar:
-Tem que ter filho logo, mãe. Senão, você fica muito velha.

E a Bibi para me consolar:
-Mas mesmo quando a mamãe ficar velhinha, nunca vai deixar de ter esse rostinho lindo de vinte anos!

Rostinho lindo de vinte anos! Amei muito tudo isso!
(ela não falou nada do corpitcho, mas né?)
///---///---///---///

Laurinha apresentou um boletim onde se garantia em Português, se segurava em Matemática, mas com notas vexamosas em Ciências. Além das aulas de reforço que o pai contratou, peguei no pé dela desde então, forcei o estudo, estudei junto, tomei o ponto, fiz questionário, comprei livro ilustrado caríssimo com pop-ups do corpo humano e talz. Canseira. Mas ontem a menina veio contar que tirou total na última prova, sobre o Sistema Respiratório! O esforço compensou, felizmente.

Isso tem se tornado o padrão aqui em casa. Deixamos por conta dela e as notas começam a cair. Aí entramos em ação, com dispêndio de tempo e energia por parte dos pais e padrasto e maior exigência. As notas voltam a subir. Quando achamos que ela já pegou o jeito, deixamos correr mais solto e as notas descem. O ciclo se repete.

Quando é que os filhos se tornam autônomos para o estudo? Cada caso é um caso? Ou a Laurinha será um caso especial que precisará sempre de um acompanhamento mais próximo? Isso anda me preocupando muito.

quarta-feira, novembro 24, 2010

A menina longilínea

A minha menina se alonga a olhos vistos. Se estica. Cresce. Tem agora braços magros e compridos e pernas finas e longuíssimas. É toda braços e pernas. Perdeu suas formas roliças de criança saudável. Está adolescendo com certo susto e orgulho. Está um pouco desengonçada, tem seu quê de estranhamento, como se inaugurasse um corpo novo: a cintura acabou de surgir, logo acima dos quadris estreitos. Ainda não se adaptou à postura inédita: difícil encontrar o ponto de equilíbrio num corpo franzino com tão longos braços e pernas.

Momento do início da metamorfose: minha menina se prepara para ser uma belíssima mulher.

segunda-feira, novembro 22, 2010

Finde delícia!

Ótimo fim de semana!
Tivemos:

-crianças que (quase) não brigaram
-criança que estudou bastante, (quase) sem reclamar
-cachorro que não destruiu nada
-sábado de sol
-amigos em casa, com a bebê mais fofa do pedaço
-declarações de amor e felicidade sob as estrelas
-domingo de chuvinha fina
-strogonoff maravilhoso feito pelo Boêmio
-macarrão ao molho pesto caseiro (feito por nós, não comprado pronto)
-brigadeiro de panela fantástico feito pelo Boêmio
-jogo de wii com a família toda junta jogando, torcendo e dando palpite
-stress zero

sexta-feira, novembro 19, 2010

Agora tá quase!

Acho que eu dei a notícia cedo demais. O divórcio. Tinha saído a decisão da juíza decretando que sim, estou divorciada. Mas a decisão tinha que ser publicada não sei onde. Depois de publicada, tinha que ser feito um mandado de averbação. Ficou pronto. Agora o mandado tem que ser registrado no cartório. Fui lá hoje registrar. Mas o documento final, definitivo, último, tipo "certidão de descasamento", só fica pronto daqui a uma semana.

Burocracia demais, mas já estamos nos finalmentes!

Boêmio, amore mio, as alianças tão no jeito?

terça-feira, novembro 16, 2010

Venha sim!

Venha sim, sobrinh@. Venha nascer neste mundão de meu Deus, que é um lugar grande e bonito e vai ser ainda mais quando você nascer.

Venha sim, que temos espaço de sobra em nossos corações e nossas vidas para mais uma criancinha fofa como você vai ser!

Venha sim, que você vai ter um pai muito bacana, uma mãe linda, vovós corujíssimas, vovôs atentos, tios e tias babões e uma primarada muito maluca!

Venha sim, que aqui nós temos cachorrinhos simpáticos que vão te lamber a cara toda, e a boca também, e deixar sua mãe louca.

Venha logo, que suas primas querem brincar com você de pique-esconde, cabra-cega e boneca (você vai ser a boneca, conforme-se).

Venha sim, que temos sorvete, chocolate, algodão-doce, coca-cola, batata frita e mil outras porcarias deliciosas que você vai adorar e pedir sempre!

Venha mesmo, que nesta vida tem piscina, dias de sol, gramado, bolas coloridas para jogar, rede para deitar, quintais para explorar!

Venha sim, que temos muitas emoções para você experimentar: alegria de fazer gol, dor de joelho ralado, susto no escuro, carinho dos amigos, orgulho de aprender.

Venha sem medo, temos algumas coisas ruins também: dentista, para-casa, professora braba e beterraba. Mas o resto compensa!

Venha com festa, que você não vai precisar torcer pro Atlético mineiro. Venha, que nós queremos apertar suas bochechas, dizer que você é uma coisinha muito querida, te ninar, te estragar com paparicos (educar, isso é com seus pais), te fazer perder o fôlego com cosquinhas, te fazer rir muito.

Venha, sobrinh@ querid@, que aqui você vai ser muito feliz!
E nos fazer muito felizes também!

(para o meu irmão Francisco e para a Luíza, que vão me dar a grande alegria de ser tia mais uma vez!)

terça-feira, novembro 09, 2010

Frases de impacto para uma conversa morna*

- Morei na África quando criança
- Já passei noite dormindo no chão de estação ferroviária
- Já vi anta, raposa, lobo-guará, gato-do-mato, tapiti, cobras, jaguatirica, paca, tatu, cotia também e zilhões de macacos soltos no mato (falta ver onça)
- Numa capotagem, atravessei o pára-brisa do carro
- Já vi o curupira

* Imitando Helê

Top Ten

De todas as coisas chatinhas que um ser humano pode fazer na vida, organizar orçamentos está entre as dez mais. Logo abaixo de "prestação de contas".

segunda-feira, novembro 08, 2010

Boa semana pra vocês

Noites de domingo e manhãs de segunda... Por que, meu Deus, por que?!
///---///---///---///

Essa eu esqueci de contar aqui. A Bibi estava com a franja meio comprida, caindo nos olhos e incomodando. Aí, a espertalhona, em vez de pegar um dos três trilhões de tic-tacs, piranhinhas, gominhas, passadores e etcéteras que temos em casa, pegou foi a tesoura e surecou metade da franja. Ficou bonito aquilo. Levou bronca do pai, da mãe e até do cabelereiro que salvou as aparências.
///---///---///---///

Nelson Rodrigues, o flagelo dos quintais.
Por onde aquelas patas cavucam, as plantas nunca mais crescem.
Quando o bicho me aparece na porta do quintal com o focinho sujo de terra, eu já sei que vou ter um desgosto. A última vítima foi a goiabeira recém-plantada que o animal simplesmente arrancou da terra. Vontade de entregá-lo para as formigas.
///---///---///---///

Noite de sábado, pesadelo:

eu estava num lugar semelhante aos cenários daqueles filmes horríveis "Jogos Mortais": galpões sujos e abandonados. E tinha um psicopata com o rosto escondido por uma máscara de gás querendo me matar. Eu fugia de um lado pro outro, rastejava em tubos de ventilação, esgotos, escalava andaimes e tal. Bem filme de ação e suspense. Até que ele conseguiu me encurralar e ia me dar uma injeção com sedativos para me torturar depois. Aí, decidi partir pra cima, ataquei o sujeito com todas as forças e arranquei a máscara dele.

Adivinhem quem era o psicopata do mal???

Pois é, o José Serra.

Também não entendi.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Sexta-feira!

Você hoje não acordou com a maravilhosa sensação ter todo um mundo lá fora, cheio de oportunidades e expectativas, com o tempo infinito à sua frente, com o sol brilhando e os passarinhos cantando para seu deleite, com mil aventuras e emoções à sua espera?

É que hoje, finalmente, é sexta-feira de novo! Benza Deus!

terça-feira, novembro 02, 2010

Dilma levou!

Bom, muito bom!

Resta agora torcer para que faça um ótimo governo, para que leve o país ainda mais adiante, para que corrija o que ainda está errado, para que mude o muito que há para ser mudado.

Estaremos de olho em você, Presidente Dilma!