Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

terça-feira, junho 29, 2010

Um pouco de cada coisa

Pessoas gentis e delicadas fazem toda a diferença na vida de um ser humano... Pois não é que a irmã do Boêmio, mãe do menininho mais fofo do ano, leu o post em que eu lamentava não ter uma batedeira de bolo e me deu uma de presente?! É possível alguém ser mais amável?

Ju, querida, faço questão de estrear a batedeira com o seu bolo preferido (me diz qual) no dia que a gente fizer um chá-das-cinco na casa nova. Muito obrigada, você não faz ideia de como o seu gesto foi significativo para mim!
///---///---///---///

Nem a presença do azarento Mick Jagger, nem as dúvidas e agouros do meu amado, nem as lesões de vários dos jogadores impediram o Brasil de brilhar. Tô na maior confiança!
///---///---///---///

Assistimos o Lobisomem novo, com o Benício Del Toro e o Anthony Hopkins. Que porcaria. Não há uma imagem que não seja clichê total: a fuga das vítimas por entre o nevoeiro e as árvores, os efeitos especiais da transformação, as sombras na parede durante a transformação, o romancezinho sem sal, a morte do monstro (ops, contei o final, falha minha, era tão imprevisível...).

Por que dois atores de renome aceitam fazer um filme tão bobo? Será que estão com as contas da mansão atrasadas, precisando fazer um cash rápido? Será que não têm poder de barganha com os grandes estúdios?

E por que os estúdios ainda fazem filmes tão óbvios?
Pensando nisso, levanto a possibilidade de que há sempre uma faixa etária de público (subvinte, provavelmente) que ainda é jovem demais para perceber o quanto aquilo é dejá vu, o quanto a fórmula já foi repetida. Enfim, um público que, pela pouca idade, ainda não teve tempo de assistir a muitos filmes e é, portanto, fácil de enganar e agradar. Ou seja, a cada 10, 15 anos os produtores fazem alguns filmes iguaizinhos e os lançam no mercado para uma nova geração de consumidores.

Certeza que há estudo e pesquisa mercadológica sobre o assunto. Queria, de curiosidade, saber mais a respeito.
///---///---///---///

Estou num mood medieval total, lendo "História da Vida Privada", final do volume 1. Das coisas mais interessantes que já li. Aprendendo muito sobre como nossa sociedade se transformou no que é hoje. Novidade para mim:

1-Eu sempre imaginei que as transformações sociais tivessem ocorrido num ritmo lento e constante, influenciadas de maneira homogênea pelo zeitgeist do momento e que só nos últimos 2 séculos (pós-revolução industrial, portanto) mudanças significativas de comportamento social e pessoal pudessem ser sentidas no curto período de tempo de uma geração para outra. Ou seja, eu tinha a ideia errônea de que a velocidade e a aceleração das mudanças era uma coisa muito moderna, praticamente contemporânea.

Mas parece que a evolução da moral segue o padrão da teoria da estase na evolução biológica: períodos curtos de tempo em que há muitas alterações, intercalados com longas fases de pouca ou nenhuma mudança perceptível.

2-Também sempre pensei que o avanço do cristianismo sobre as sociedades bárbaras entre os século VI e XI tivesse levado à exclusão das mulheres dos círculos de poder. Na minha visão (influenciada, confesso, por Marion Zimmer Bradley), as religiões pagãs e matriarcais não-romanas teriam mais consideração pelo feminino e as mulheres teriam sido despojadas pela igreja católica.

Segundo os autores, entretanto, foram essas religiões pagãs que legaram ao mundo ocidental a noção de que a mulher só tem valor como fêmea reprodutiva. Mulher que casa e pare um filho atrás do outro é valiosa: traz a fertilidade das terras, a fecundidade das plantações, a prosperidade da comunidade. Mulher que não pare filhos, ou porque não tem um homem, ou porque é estéril, ou porque ficou velha, não vale nada. O mesmo para adúlteras, já que aviltam a sagrada concepção e merecem a morte.

A igreja cristã em ascensão, pelo contrário, valorizava muito as mulheres que decidiam não casar. Primeiro, adivinhem para quem ia a herança de uma solteira sem filhos? Para a Igreja, claro. Segundo, por causa da valorização da castidade e virgindade, coisas para as quais os bárbaros nunca ligaram muito. Mulher que priorizava o desenvolvimento espiritual e intelectual em detrimento das funções corporais era tida como exemplo pelos primeiros cristãos.
///---///---///---///

E a reforma?, perguntam vocês.
Um dor de cabeça depois da outra, respondemos nós.

Pedreiro diz que vai e não aparece no dia.
Eletricista diz que fez e o serviço não tá acabado.
Depósito diz que entrega o material e nada do material chegar.

E nem queiram saber dos prazos e dos custos. Tudo duplicando.

terça-feira, junho 22, 2010

O pulo da gata

Bibi veio me explicar o que era aquela confusão e barulheira no quarto:

-É que eu estou treinando pular de uma cama para a outra, dar uma cambalhota no ar e cair fazendo pose de ninja gata!

Ninja gata?!

Treinos suspensos e risos abafados.
///---///---///---///

Ainda outro dia, elas quebraram a janela do quarto com essa pulação de cama em cama. Metade do vidro caiu dentro do quarto e a outra metade aterrisou na garagem depois de uma queda de 3 andares. Ninguém se machucou, mas eu meio que surtei e esbravejei, não sem alguma razão, por mais de meia hora: "vocês podiam ter se matado, podiam ter matado alguém".
///---///---///---///

O vidraceiro marcou de vir e não veio. Liguei. O pai tinha morrido naquele dia. Minha supersensibilidade me fez reparar que já ouvi falar tanto em filho de vidraceiro que nunca tinha pensado que também existiria pai de vidraceiro. Em seguida, expressei minhas mais sinceras condolências. Eu sou uma pessoa horrível.

Meio de semana

Encerrar semestre: muita atividade pseudointelectual, tipo corrigir prova. Depois da terceira, eu vou no automático.

Ainda falta muito pra sexta-feira?

segunda-feira, junho 21, 2010

Saramago e Copa do Mundo

Sei que não se deve falar mal dos mortos. É feio. Mas não vou falar mal da pessoa e sim da obra, o que pode me servir de atenuante.

Ao contrário de boa parte da população que lamenta a morte de Saramago, eu já li sim muitos livros dele. E não gostei: ele escrevia muito mal e suas histórias eram em geral muito, muito chatas. Não tendo gostado do primeiro, "Memorial do convento", eu insisti e li vários outros, numa tentativa de entender o seu sucesso e sua premiação nobelística. A Caverna e Jangada de Pedra estão entre as coisas mais insuportáveis que já tive o desprazer de ler. Ensaio sobre a Cegueira e O que farei com este livro? se salvam e Objeto Quase tem alguns bons momentos. Mas nada que me faça mudar de idéia: escritor mediano.

E politicamente, ele estava equivocado.
///---///---///---///

O jogo de ontem

Feliz com o resultado final, claro.
Mas indignada com o árbitro, a sensação de injustiça me assola.

quinta-feira, junho 17, 2010

O apê

Começando as obras, fica difícil não se entusiasmar!
Estou achando tudo lindo e querendo mostrar para vocês.

Esta é a principal peça da reforma: o quarto de empregada e a despensa foram incorporados à sala. Fechamos as duas portas e a janela (parede de tijolos ao fundo) que davam acesso à área de serviço e derrubamos a parede divisória entre eles e a parede do fundo de cada um para abrirem para a sala:



Com isso, vamos ter que refazer parte do piso, porque o ex-quarto de empregada (à direita) tinha tábua corrida (como a sala) e a ex-despensa tinha cerâmica (à esquerda):

Em frente a essa nova parte da sala, fica a varanda, que estamos querendo usar como escritório:


A cozinha, branca e sem armários suspensos:

A área de serviço, já com a parede que fechou as portas e a janela do quartinho e da despensa:
E o melhor de tudo, nosso jardim! O gramado precisa também ser refeito, assim como os canteiros de flores, nada que alguns fins-de-semana dedicados à jardinagem, com pázinha e ancinho na mão, não resolvam. Mas, caramba!, temos uma área verde bastante considerável dentro de Belo Horizonte!!!! Vocês não imaginam como isso me faz feliz!!!!!!!!

(a cara de embirrada da Laurinha é porque estava sendo obrigada a usar o aparelho dos dentes, coisa que ela detesta)
E aí, o que acharam?

Aniversariando

Não é um número dos mais significativos, 38. Não me deixa especialmente feliz, mas melhor completá-los do que não ter chegado até aqui.

Feliz eu fico é com os amigos ligando e mandando emails, com as meninas me dando cartões fofos, com o Boêmio me trazendo uma festa completa para quatro pessoas (brigadeiros, refri, pizza e presente) e com meus pais me parabenizando pelos 25 anos, hehehe!
///---///---///---///

E hoje ganhei mais um presentão: um elogio daqueles de me deixar inflada e me alimentar por 2 meses.

Ao dispensar os alunos, um deles me disse: "Fessôra, assistir sua aula é tão legal quanto ler A Origem das Espécies!"

sexta-feira, junho 11, 2010

Festa junina de escolinha

Na boa, acho um saco. Aqueles estalinhos, gritaria, música mecânica da pior qualidade, pais se espremendo pra tentar filmar os caipirinhas dançando quadrilha, canjica aguada, espetinho de gato, barraquinhas com brindes inúteis... E como as meninas estão em níveis diferentes, tenho DUAS a enfrentar.

Mas as pequenas gostam, então vamos lá, com toda a paciência e boa vontade que minhas forças conseguem reunir e com todos os sorrisos que meus músculos faciais conseguem manter. Alguém já disse que ser mãe não é necessariamente padecer no paraíso, muitas vezes é tentar se divertir no inferno.

quinta-feira, junho 10, 2010

KKKKKKKKK!!!!!!!!

Horríveis, mas eu ri muito!
A nova mania da internê: misturar activia com alguma coisa:

Misturei Activia com Johnny Wealker e estou cagando e andando.
Misturei Activa com Red Bull….tô cagando e voando…
Misturei Activia com skol e caguei redondo…
Misturei Activia com Sazón e caguei com amor
Misturei Activia com a Tele-sena e to cagando de hora em hora..
Misturei Activia com a nova Skin e caguei um cocozãoooo…
Misturei Activia com a Oi e virei um cagador…
Misturei Activia com Jack Bauer e agora estou cagando 24h…
Misturei Activia com Maradona agora tô cagando em pó.
Misturei Activia com Corinthians e meu cocô foi eliminado.
Misturei Activia com Dollynho e fiz do cocô o meu amiguinho…
Misturei Activia com a Tim e caguei sem fronteiras…
Misturei Activia com o SAC e to demorando 3 horas pra cagar…
Misturei Activia com Rubinho Barrichelo e nunca caguei…
Misturei Activia com Viagra e caguei duro…
Misturei Activia com Omo e descobri q se sujar faz bem…
Misturei Activia com Michael Jackson: Tô cagando pra trás…
Misturei Activia com Dunga e saiu a convocação pra copa…
Misturei Activia com Dunga e to cagando pro Pato e o Ganso…
Misturei Activia com Cheetos e foi impossível cagar um só.
Misturei Activia com Doril e meu cocô sumiu.

sexta-feira, junho 04, 2010

Pensando em cores

Querem brincar de decoração comigo?
No site da Suvinil tem um simulador de ambientes muito bacana. Fiquei fazendo combinações várias para a casa nova e quero saber a opinião de vocês. Claro que os cenários do site são bem diferentes do que é o nosso apartamento e os móveis também, lógico. Mas dá pra ter uma boa idéia.
Então, o que vocês acham de:
Um amarelo vivo e intenso só na parede do fundo da sala, para dar uma iluminada?
(o resto fica branquinho, a sala é um pouco escura)
O quarto das meninas branquinho com uma parede lilás-suave, para acalmar as feras?
Um vermelho forte na parede da cama, pra aquecer o quarto de casal?
Armários de cozinha roxo-beringela (só os suspensos), pra ter um toque de cor e alegria numa cozinha toda branca?
Não estou ganhando nada com a publicidade, mas se a empresa quiser me dar uns galões de brinde para quando acabar a reforma...