Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

sábado, junho 30, 2007

Mas*quism*

Eu fico estressada, preocupada, neurótica, com prazos. Eu nunca cumpro as datas certinhas, entrego o trabalho sempre antes. E porque, criatura? Se eu tenho até sexta, pra quê eu me amarguro tanto pra estar tudo pronto na segunda?

E eu fico chateada, irritada, zangada com certos blogs. Não gosto da figura, desprezo as opiniões, não acho graça no texto. E pra quê eu vou lá, meu Deus? Que mania de querer passar raiva de graça.

Eu me torturo e flagelo por nada. Esses são apenas dois exemplos dos mais insignificantes. Pra não falar do tanto que eu sofro por antecipação de qualquer coisa. Preciso voltar pra terapia.

Mestre Yoda fazendo escola


Tenho um aluno que escreve coisas assim:
"de populações de diferentes espécies, a comunidade composta é."

Será um jovem Jedi que estudou com mestre Yoda?
Baixa nota ele terá.


sexta-feira, junho 29, 2007

Ontem: Maletta
Hoje: dor-de-cabeça
Está tudo dito. Falem baixo, por favor.
///---///---///---///

Quando os convencidos tentam se convencer:

- Você tem que assistir Andrey Rublyov, do Andrei Tarkovsky. São quatro horas de puro embevecimento.
- Quatro horas??!!! Isso não é um filme, isso é uma sentença!

quinta-feira, junho 28, 2007

Amigo real

Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente e almoçar com o astrônomo polinésio-tupiniquim Marcelo Pará, recém-chegado do Havaí, passando pela velha Europa e aterrisando no prédio da Física, bem ao lado de onde eu trabalho no campus.
E tenho a honra de contar que ele é bonito, bacana e inteligente! Tal como já se imaginava pela leitura do blog.

Tudo ao mesmo tempo agora já

Muita coisa boa acontecendo, mas tudo acontecendo ao mesmo tempo.
Então tá tudo meio enlouquecido por aqui. Quando eu tiver tempo pra respirar eu venho dar mais atenção ao blog.

Só pra vocês ficarem espertos:
vai ter show "de grátis" do Luís Tatit em BH, viram?
///---///---///---///

Os alunos requisitaram a minha presença em uma aula.
O colega responsável pela disciplina veio me chamar: "Eles querem só você pra falar desse assunto."
hohohoho, estou de ego inflado e inflamado, estou me achando!
///---///---///---///

O fim-de-semana se aproxima, mas eu fico animada por motivos diferentes dos que antes costumavam me entusiasmar.
Vou ter mais tempo pra trabalhar em outras coisas particulares.
Eu carrego pedra enquanto descanso e o que me surpreende é que gostcho!
Esse negócio de consultoria é assim: fico meses sem fazer, não pinta nenhum trabalho. Aí vem um monte de projetos juntos, todos com prazo curtíssimo, tudo pra ontem.
Eu me estresso, mas a verdade é que funciono bem sob pressão.

segunda-feira, junho 25, 2007

Saldo do campo

Cheguei do trabalho de campo com:

- as costas das mãos lanhadas pelo mato e capim
- as palmas das mãos grossas e ásperas de montar as armações do experimento
- rosto queimado e gretado pelo frio e pelo sol, mesmo de chapéu e protetor solar
- dezenas de pontinhos vermelhos pelo corpo, refeição de carrapatos e mosquitos
- rinite alérgica pelo trabalho de laboratório num ambiente mofado
- resfriada por ter ficado horas dentro da água fria da lagoa
- dores nas costas do colchão ruim
- dores musculares do trabalho braçal
- sorrisão feliz por ter dado tudo certo!!!
///---///---///---///

Mas teve uma notícia triste.
Um grupo inteiro de macacos do parque morreu vítima de herpes humana.
Como?
Simples. Os turistas que visitam o parque oferecem comida aos bichos, muitas vezes pedaços de frutas ou biscoitos que os humanos já tinham mordido e contaminado com o vírus.

segunda-feira, junho 18, 2007

Sorte na vida

Outro dia, um amigo estava p da vida porque tinham cancelado o CPF dele devido a uma declaração de 2002 que não tinha sido entregue na época pelo contador.
Aí ele vai e gasta uma semana correndo atrás de papéis, juntando documentos, preenchendo formulários, pagando multa de cento e sessenta reais e praguejando alto. Depois disso tudo, ele descobre que tem a receber a restituição desse ano: cerca de 2 mil reais!
///---///---///---///

E eu, que ganho pouco mas me divirto muito, vou sumir por uns dias. Vou até o Parque do Rio Doce, pegar uns carrapatos, umas amostras de água, montar um experimento, passar um pouquinho de fome e frio, dormir mal, torrar no sol o dia inteiro, chacoalhar numa Toyota velha e gasta e ser feliz.
No final da semana estou de volta.

Da passarela pro meu armário

Do que eu vi até agora da São Paul* Fashi*n Week, eu usaria:

praticamente TUDO da Zigfreda,

muita coisa do Ronaldo Fraga, como isto:




um ou outro do Fause Haten, por exemplo:


vários da Fórum, como este:



E também da AfroReggae:



Louise Brooks


O bonito me disse que pareço com a Louise Brooks. E acrescentou, generosamente, que a achava a mulher mais linda de toda a história do cinema.
Não sei se concordo com o galanteio, mas me deu uma vontade forte de ir ao cabeleireiro e cortar curtinho com franja.
///---///---///---///

Falando em cinema:
No sábado assisti "Confidencial". É, de novo, a história do Truman Capote e de sua investigação para escrever "A Sangue-Frio". Os roteiros são muito semelhantes, os mesmos personagens, as mesmas situações. Mas, enquanto o primeiro foi mais sutil, este é mais explícito e um pouco mais óbvio. Achei a interpretação do Capote muito caricaturizada (impressão minha pelo menos, que não sei como ele era pessoalmente). De qualquer forma, um bom filme.
No domingo assisti "Crime de Mestre". Não chega a ser um grande obra, mas quem gosta de filmes de tribunal vai achar interessante. O final é muito sacado, o romancezinho é muito bobo, mas enfim, temos que dar algum desconto, porque Anthony Hopkins continua ótimo.

sexta-feira, junho 15, 2007

Salão do Livro

Por isso que é bom ter amigos inteligentes e bem-sucedidos: a gente sempre tem um programa interessante pra fazer!
O jornalista, escritor, professor, secretário de comunicação da PUC e, acima de tudo, namorado da minha amiga Fefê, Maurício Lara vai intermediar um bate-papo com Zuenir Ventura e Manoel Lobato, amanhã, no Salão do Livro.

Táqui o release que ela me mandou:

No dia 16/06, os escritores Zuenir Ventura e Manoel Lobato são os convidados do Salão de Idéias para uma conversa sobre o tema "O escritor e o universo da ficção".

Zuenir é jornalista, professor universitário e cronista da revista Época e do jornal O Globo. Formado em letras neolatinas, recebeu em 1989, o Prêmio Jabuti (categoria reportagem) pelo best-seller: "1968 - O ano que não terminou" (reeditado em 2006 pela Nova Fronteira). Entre outras obras publicadas estão "Minhas histórias dos outros" (Planeta do Brasil, 2005); "Vozes do Golpe - 4V" (em co-autoria com Moacyr Scliar e Carlos Heitor Cony, Companhia das Letras, 2005); "Chico Mendes - Crime e Castigo" (Companhia das Letras, 2003); e "Mal Secreto - Inveja" (Objetiva, 1998). Lobato é autor de várias publicações de contos, romances, novelas e antologias. Entre os livros estão: "Cartas na Mesa" (Imesp, 2001) e "Cordão de Prata" (emco-autoria com Sebastião Nunes, Dubolsinho, 2000).
A atividade ocorrerá às 20h no Pavilhão Sylvia Orthof e será mediada pelo jornalista Maurício Lara, professor do curso de jornalismo da PUC Minas e secretário de comunicação da universidade. Já publicou vários livros, entre eles: "Em Nome do Bem- uma Alegoria da Política Brasileira" (Planeta do Brasil, 2005).
Dia: 16/06
Salão de Idéias: "O Escritor e o Universo da Ficção", com Zuenir Ventura e ManoelLobato.
Entrevistador: Maurício Lara.
Local: Pavilhão Sylvia Orthof.
Horário: 20h

Eu trabalho aqui!


Alguns dos belos lugares em que venho trabalhando nos últimos anos.
Vou pra lá de novo semana que vem! Poluam-se de inveja!

Rede Ambiente

A Rede Ambiente é uma ONG sócio-ambientalista, formada principalmente por pesquisadores e professores ligados à Universidade Federal de Viçosa.
Dentro da página, os tópicos “Fatos e Mitos” e “Artigos para Download” são extremamente interessantes para quem quer saber mais um pouco sobre transgênicos, desenvolvimento sustentável, crise de energia e educação ambiental. Artigos bem escritos e com linguagem acessível, como se espera da boa divulgação científica.

quinta-feira, junho 14, 2007

É ler e emagrecer

O artigo foi publicado numa revista científica e virou notícia divulgada pelos quatro cantos: ler livros com alto conteúdo erótico e cheios de ação faz com que você perca duas vezes mais calorias do que se estivesse parado.

Isso significa que o padrão de qualidade dos poucos livros lidos pela maioria vai diminuir. Programa completo de exercícios: sugere-se Dan Brown e Stephen King como aquecimento; na parte aeróbica, Katherine Millet e Bruna Surfistinha e para ficar sarado e bombado Henry Miller ou Anais Nin.

Então é isso. Vou ficar lendo sossegada, na cama, ao lado de uma caixa de bombons, e só saio de lá quando estiver assim com o corpinho e o intelecto da Adri*na G*listeu.

quarta-feira, junho 13, 2007

Frase da semana

"E se eu te amo, que te importa?" Goethe

Muslimah com orgulho

É importante manter-se informado, mas quando as fontes de informação são unilaterais e apresentam sempre o mesmo ângulo de uma questão, corre-se o risco de se desenvolver uma visão preconceituosa de qualquer assunto.
Descobri, numa comunidade virtual sobre literatura, o blog de uma moça brasileira que em determinado momento de sua vida converteu-se ao islamismo. Achei surpreendente e inesperada a visão dela sobre a sua religião e a vida das mulheres muçulmanas. Nem tudo é como se divulga na grande mídia, ou, pelo menos não é só isso. Vale a pena ler.

Nunca tinha imaginado, por exemplo, a possibilidade de um desfile de moda no Irã. E sabe que achei as roupas até bonitas? Não são usáveis na realidade da minha vida, muito folclóricas e talz, mas são bonitas sim. Vão dar uma olhada.

terça-feira, junho 12, 2007

Dia dos Namorados


Os Amantes (Magritte)
Os gramados aqui do campus vivem coalhados de casais de jovens estudantes namorando nos intervalos das aulas (e nos horários das aulas também). No esplendor e despreocupação dos vinte anos, eles se dão beijinhos, sorrisinhos, segredinhos, cafunés. O amor é lindo! E eu tenho saudades, não exatamente do esplendor dos vinte anos, mas da época despreocupada em que eu tinha tempo para namorar na grama, ao sol. Se eu não tivesse mais nada pra fazer hoje e tivesse namorado à disposição, era lá que eu estaria.

Quem tem seu amorzinho por perto, vá ser feliz!
Quem não tem, vá ser feliz também, com os amigos, com a família, sozinho, de qualquer jeito!

segunda-feira, junho 11, 2007

Em manutenção

Manutenção é necessária, indispensável, eu sei. Mas é chatíssimo. Porque você adquire alguma coisa e quer que a coisa funcione por si só, sem dar trabalho e sem chateação, sem que se tenha que pensar mais no assunto. Mas não, não é assim, tudo tem que ter manutenção.
O carro tem que ter, senão vira sucata. E aí, lá vamos nós perder tempo e dinheiro nas oficinas. O computador, mesmo ainda novo, também requer manutenção. E dá lhe dor de cabeça. A casa, o ar condicionado, o corte de cabelo...
E até os sistemas biológicos e os emocionais precisam manutenção periódica. Você custa a arrumar um namorado e quando acha que vai tudo indo bem, caminhando por conta própria... vê que a relação precisa de uma manutenção, uma DR chata e séria. E mesmo o corpitcho lindo que Deus te deu num dia de muita inspiração, tem que ser mantido diariamente à custa de cremes, de sacrifícios alimentares, de atividade física (argh).
Ter alguma coisa nova é muito bom, seja um carro, um computador, um namorado. Mas fazer a manutenção, de tempos em tempos, sucks.
Não é ecologicamente correto, não é saudável, nem é pra qualquer um, mas eu até entendo aqueles que, sem paciência pra manutenção, jogam tudo fora e pegam tudo novo.

Convite p/ sábado


Meu amigo de priscas eras, Flávio Boaventura, vai lançar mais um livro.
É CLARO que vou!!!

domingo, junho 10, 2007

Elogio padronizado

- Laurinha, fiquei tão feliz! Sua professora te elogiou tanto! Disse que vc é doce, amorosa, inteligente, dedicada...
- Liga não, mãe. Ela diz isso de todos os meus colegas.
///---///---///---///

Fomos à pré-estréia do Shrek. Eu me diverti ainda mais que as meninas, porque elas não conseguem acompanhar as inúmeras referências a outros filmes ou outras épocas. Mesmo assim gostaram bastante! Recomendamos.

E brincamos horas no parque de diversões Guanabara. Outro programão que adoramos.
Dica: vale a pena comprar o passaporte. Eu fui comprando os bilhetes em lotes, gastei tanto quanto e elas nem andaram em todos os brinquedos.
Detesto a tal da roda gigante. Aquilo vai subindo e eu vou imaginando que a cadeira não vai girar acompanhando a rotação. Medo mesmo. Fico repetindo em pensamento: que horror, que horror, que horror. E por fora, toda sorrisos, pra não contagiar as meninas.
Eu não tiro os óculos escuros pra entrar no trem-fantasma, então não vejo nada e as duas ficam de olhos fechados o tempo todo, então ninguém vê nada e é ticket jogado fora.
Elas se recusaram a assistir a transformação da mulher-gorila e eu estava super a fim, adoro mágicas.
Nós três estamos feras nos carrinhos bate-bate, ninguém nos apanha!
E não aguento mais andar em círculos.
///---///---///---///

Quem não tem televisão, e portanto não assiste novela nem Lost, não tem assunto com 2/3 da humanidade. O bom é que o terço restante é formado pelas pessoas que realmente interessam.

sexta-feira, junho 08, 2007

Carnavalesca

Comassim, moçada?!
Vocês já conheciam a Juliana Biscardi? E não me contaram nada!!??
Quantas outras coisas boas vocês andam me escondendo, hein?
///---///---///---///

Eu, muito ingenuamente, com a credulidade dos que nunca tinham sido apunhalados, achei que, com o passar do tempo e o correr das águas, encontraria ainda algo bom daquilo tudo.
Mas não sobrou nada que valha a pena. Nem uma migalha de respeito, nem um resquício de carinho, nem um nanofragmento de afeição. Não encontro em mim nada de positivo em relação aos nefastos. Apenas a montanha de rancor e ressentimento e uma carga brutal de raiva que custa a se diluir.
Mas eles não precisam se preocupar (e quem disse que eles se preocupam, Meg? hahahaha). A fúria, a tristeza, a dor estão somente em mim. Os filhos da puta deste mundo se reinventam rápido e passam muito bem, como sempre.

quinta-feira, junho 07, 2007

De sete em sete

A Balzaquiana quis saber, então:

sete coisas que faço bem:

montar a cavalo
cozinhar
dirigir
ficar à toa
sambar
sexo
café

sete coisas que não sei fazer:

as unhas
penteados
desenhar
costurar
duplo mortal carpado
manter a calma em situações extremas
parar um livro no meio

3. sete coisas que me atraem no sexo oposto:

bom caráter
cérebro
músculos
bom-humor
autoridade
auto-confiança
educação

sete coisas que não suporto no sexo oposto:

burrice
covardia
galinhagem
egocentrismo
grosseria
falta de cultura geral
mau hálito

sete coisas que digo com freqüência:

com licença
por favor
obrigada
ih, f*deu
parem já com isso
uai
então tá

sete atores/atrizes que eu gosto:

Selton Melo, Raul Cortés, Gerárd Depardieu, Anthony Hopkins, Al Pacino, Dustin Hoffman, Brad Pitt

Marilyn Monroe, Meryl Streep, Marília Pêra, Nicole Kidman, Giulia Gam, a vaca da Flá e a Cibele.

sete atores/atrizes que eu detesto:

Vera Fisher, Regina Duarte, a filha dela, Angelina Jolie, a mulher do Antonio Banderas, Winona Ryder, Sandra Bullock

Lima Duarte, Giannechini, Murilo Benício, Steven Seagull, Charles Bronson, Chuck Norris, Michael Douglas

8. sete filmes que eu adoro:

Auto da Compadecida
Diários de Motocicleta
Dias Melhores Virão
Forrest Gump
Sociedade dos Poetas Mortos
A Guerra dos Botões
Eu sou o Senhor do Castelo

9. sete filmes que eu detesto:

A Dália Negra
Labirinto do Fauno
Homem Aranha
O Segredo
Anaconda
Caramuru
Qualquer um de terror

10. sete livros favoritos:

Grande Sertão Veredas (Guimarães Rosa)
A Ilha do Dia Anterior (Humberto Eco)
Dom Quixote (Cervantes)
Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez)
Romeu e Julieta (Shakeaspeare)
História Universal da Infâmia (Jorge Luis Borges)
A Lua Vem da Ásia (Campos de Carvalho)

11. sete lugares favoritos:

casa da minha avó
o restaurante Paladino
a Obra
Paris
os sertões do norte de Minas
as lagoas do Parque Estadual do Rio Doce
em cima de um cavalo.

12. Sete pessoas que desafio a responder as perguntas acima:

Lilli
Greice
Nalu
Fefê
Flávia
Anna V.
Olívia

terça-feira, junho 05, 2007

up, up, up

Vamos tentar um ponto de vista mais pollyânico:

- meu carro agora tem um escapamento novinho
- o banheiro logo vai ganhar um piso novinho também
- os alunos estão melhor nesta prova
- graças à insônia já estou acabando o Gombrich
- achei a pendrive (estava na outra bolsa)
- na hora do almoço o frio diminui
- dinheiro não é tudo e estou mesmo sem tempo pra encarar mais um trabalho
///---///---///---///

Ontem começou mal e acabou pior ainda.
Tem dia que a vida não nos poupa de absolutamente nada.
Vamos ver se hoje melhora.

segunda-feira, junho 04, 2007

down, down, down

- o escapamento do meu carro caiu no chão, bem no meio da rua
- o piso do banheiro está quebrado
- tenho mais provas a corrigir
- a insônia me corrói
- sumiu a pendrive, com tudo que eu precisava lá dentro
- está muito frio
- perdemos uma concorrência importante

Boa semana pra vcs também.

sexta-feira, junho 01, 2007

O pediatra

Naquele hospital onde eu levo as minhas filhas, tem um pediatra novinho tão lindo, mas tão lindo, que não consigo deixar de pensar que é uma pena que ele não seja ginecologista.

(ui, que horror, que barbaridade, uma mãe pensar uma coisa dessas, hohohoho)