Mesa de Bar

Lugar pra se falar sobre tudo e sobre o nada.

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sóbria, a maior parte do tempo. Na mesa de um bar me torno mais corajosa, mais sensível, mais emotiva, mais generosa. No bar e com umas cervejas a mais, as dúvidas se dissipam, as certezas afloram, as tristezas caem fora e a alegria reina. Sim, na mesa de um bar eu sou uma pessoa melhor do que fora dela.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Bichinhos

Fiquei com uma nostalgia gigante de todos os meus bichinhos, já tidos e havidos e muito amados sempre:

Stop- cadelinha vira-latas que morou conosco na roça, deixamos com amigos quando mudamos pra BH.
Bonnie- cadelinha vira-latas que pouco tempo ficou conosco pq minha mãe não queria bichos em apto. Foi também doada a amigos.
Gaia- mix de fox paulistinha com cocker spaniel. A cadelinha mais esperta, inteligente, bonita, engraçada que existe no mundo. É minha, mas mora com minha mãe.
Spock- boxer lindo que morreu de leishmaniose com apenas 2 anos.
Rudolph- salsicha, já falei dele.
Tabata- boxer branca, do meu marido. Linda e louca.
Aira- fila com weimaraner. Um doce, inteligente, gentil, educada. Foi sacrificada por estar muito velha e doente.
Charlene- mestiça de pastor alemão. Brava e meio anti-social, também sacrificada devido à velhice e doenças.
Pretinha- vira-lata pura. Intratável, baixinha invocadíssima. Morte natural.
Monstro- mix de pitbull com rottweiler. Foi deixado à porta da minha casa num saco de lixo, junto com um irmãozinho que acabou morrendo em alguns dias. O Monstro cresceu forte e bonito. Foi doado quando mudamos para apto.
Bobo- o mais belo e simpático de todos os boxers. Mora conosco.
Tejo- boxer branco do meu irmão mais velho.
Guadiana- pastora alemã do meu irmão mais velho
Áurea- boxer pequena mas bonita, do meu irmão mais novo.

Gatos não tive muitos, vale citar que quando morei em república uma das amigas teve duas gatas siamesas, uma delas, Yasmim, morreu de pneumonia ainda filhote. A outra, Felícia, ficou adulta e uma vez pariu três filhotinhos na minha cama. Hoje temos o Gilbert, vira-lata total, mais da rua do que nosso, cheio de atitude e independência. Tem um ar blasé e snob que chega a incomodar, mas é muito carinhoso quando quer, embora não goste de crianças.

Tive também um furão quando morava na roça. Suspeitamos que ele tenha sido assassinado por atacar os galinheiros da vizinhança, depois que ficou adulto.

Além destes, outros menos adorados foram: periquitos australianos, peixinhos de todos os tipos, tartaruguinhas aquáticas, jabutis, tatus (fugiram do cercado cavando buracos no chão, como não pensamos nisso antes?). Uma vez deram um jacaré de presente pro meu pai, mas ele mandou devolver pro rio, não dava pra criar o bicho no quintal. Na época da África tivemos um gnu num cercado ao lado de casa e um cabritinho de estimação que acabou na mesa de jantar.

O ano do cão

Começou agora o ano do Cachorro no calendário chinês. Que coisa boa! Desejo que 2006 seja alegre como um Fox Paulistinha, confiável como um Boxer, cheio de surpresas como um vira-lata, tranqüilo como um Bulldog, bonito como um Collie. Que 2006 não tenha a agressividade de um Pitbull nem a violência de um Rottweiler.
Tomara que as pessoas passem todo o ano abanando o rabinho, sem rosnar nem latir e, claro, fazendo pipi sempre no lugar certo.
---///---///---///---///

Há muitos anos atrás eu tive um cachorrinho que sabia sorrir de verdade. Era um salsicha, tipo o cachorrinho da Cofap, mas de pêlo preto. Chamava-se Rudolph. Quando eu chegava à noite em casa, depois de ficar o dia inteiro fora, ele vinha me receber na porta na maior alegria, abanando o rabo e o corpo todo, e franzia o focinho mostrando os dentes, no sorriso mais divertido que se possa imaginar. Era parecido com um rosnar, mas sem emitir ruído nenhum, e num momento em que ele todo era pura felicidade. Rudolph não está mais entre nós, foi para o céu dos cachorros de onde continua sorrindo.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Ainda mais esparsos

Um post das Duas Fridas me fez lembrar de uma conversa que ouvi de passagem, entre duas mulheres:
"- Esta situação já me fez perder o sono, o humor, a alegria de viver. Só a droga do apetite é que eu não perdi.”
---///---///---///---///

Alguém ainda agüenta ouvir rock progressivo?
---///---///---///---///

Vi o filme e li o livro “O Jardineiro Fiel”. Fiquei com a mesma sensação que tenho sempre que penso em Romeu e Julieta: tanta paixão, tanta dedicação e tão pouco savoir faire! Acho inadmissível que pessoas do bem se deixem morrer ou matar assim tão facilmente.

O amor não isenta ninguém de ser inteligente, tenham dó. Isso vale pra mim também, claro!
---///---///---///---///

Eu sempre tive vários planos B, para quando as coisas dessem errado. Agora meu único plano é fazer com que tudo dê certo.
---///---///---///---///

A culpa é uma mala sem alça que a gente deve largar no chão e continuar a caminhar sem ela. Mas e com o medo, a gente faz o quê?
---///---///---///---///

Eu sempre fui muito metida a intelectual. Nos sábados à tarde da minha adolescência, eu ia com uma amiga às sessões de cinema-cabeça da sala Humberto Mauro. Não me esqueço de um Festival de Cinema Alemão da Década de 20. Foi uma tarde inteira assistindo curta-metragens P&B, mudos. Só me lembro de um título agora: “Os Olhos da Múmia Má”, o menos chato de todos. Aquele dia a cultura me custou muito esforço.
Em compensação amei de verdade o “Encouraçado Potenkin” que assisti na mesma época.
Outro filme que todo mundo odiou e eu amei a ponto de assistir várias vezes foi “Evita”, mas nesse caso eu nem tenho a desculpa de estar na adolescência.
---///---///---///---///

Quando pequena eu queria ser a Calamity Jane, mais tarde me identifiquei com a feiticeira de “Blackbird Pond”. Ainda mais tarde, a Morgana da Marion Zimmer Bradley foi minha mulher predileta. Depois de adulta fiquei sem modelos para seguir e ainda não sei se isso é bom ou ruim.
---///---///---///---///

Já conhecem a página da Clara Arreguy? Vale demais ir lá. http:\\www.clara-arreguy.com.br
---///---///---///---///

Ninguém pediu a minha opinião sobre as novas tendências da moda, mas como sou pessoa muito generosa, vou dá-la assim mesmo. Esse lance de homem de saia me agradou, mesmo. Fico imaginando eu e o meu lindo saindo de saias, e logo penso numa coisa assim meio fast-food, saca?
---///---///---///---///

Fico mesmerizada sempre que ouço alguém, e não são poucos, dizer assim: “Não me arrependo de nada do que fiz, só do que não fiz.” Quer dizer então que a figura nunca pisou na bola, nunca magoou alguém que amava, nunca falou mais do que devia, nunca fez uma grande burrada? Sim, porque eu me arrependo de zilhões de coisas que fiz e disse e que tiveram conseqüências nefastas para mim e para outros. Será que eu sou a única pessoa ruim desse mundo? Ou será que a figura também já aprontou poucas e boas e simplesmente não se arrepende MESMO?

apud Bloggete by Angela

Não acabarão com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado, pensado, verificado.
Aqui levanto solene minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo firme, fiel e verdadeiramente.

Maiakóvski, dono da frase "dizem que existe um lugar - parece que no Brasil - onde há um homem feliz."

Esparsos

Hoje fazem sete anos que começou meu namoro com aquele que veio a ser o homem da minha vida, meu marido e pai das minhas filhas, minha grande e fundamental paixão! Há muito o que comemorar nesses sete anos, há um certo número de coisas a serem repensadas, mas há sobretudo um sentimento gigantesco e avassalador que não me deixou nunca duvidar do que eu realmente quero: ser feliz ao seu lado e também fazê-lo feliz!
Abrirei uma garrafa de Veuve Cliquot esta noite!
---///---///---///---///
Vieram me avisar que eu estava me expondo muito nesse blog, que alguém que não me conhece bem e que leia isso aqui vai ter uma impressão ruim de mim, enfim que eu estaria fazendo má propaganda de mim mesma.
Penso cá com meus botões: se me conhece e gosta de mim não vai ser por esse monte de bobagens que vai passar a desgostar. Se me conhece e não gosta de mim, ou se não me conhece e não gostou, paciência... E se me leu e gostou sem conhecer, é por que é das minhas! Bem-vindo(a)! Tim-tim!

E já vou avisando também que posso usar linguagem chula de vez em quando (embora eu ponha sempre um * para não ferir as sensibilidades minha e dos leitores) e posso num mesmo dia falar sobre anjos e sobre diabos, contar piadas sujas e dar lições de moral. Aqui é meu espaço pra soltar o verbo, OK? Se alguém se sentir ofendido, pode me dar as razões do porquê e eu até considerarei a idéia de tirar ou amenizar o post ou mesmo me desculpar. Mas ainda assim esse buteco é meu!

---///---///---///---///

Se me perguntarem se eu ainda acredito em Deus, só me restará dar a resposta do Rubem Braga: “Acho que Deus é que não acredita mais em mim.”
Já fui católica fervorosa, já fui católica não-praticante, já me bandeei para o ateísmo radical e de lá saltei para um agnosticismo sem muita convicção e não tenho muita certeza de ter fechado um ciclo...
Num período desses de crise espiritual eu costumava pensar assim: (existe um nome para esse tipo de raciocínio, mas não me lembro, filósofos acudam!)

Deus pode tanto existir quanto não existir.
Se Deus não existe, ainda bem que eu não acreditei Nele.
Mas se Deus existe, Ele pode tanto ser bom, piedoso e misericordioso quanto ser mau e cruel.
Se ele é bom, então Ele vai entender e perdoar a minha falta de fé.
Se Ele é mau, então Ele não merece que eu acredite Nele.

Reconheço que para barganhar até com Deus eu tinha que ser muito cara-de-pau e muuuito arrogante. Acho que hoje estou um pouco melhor: simplesmente parei de pensar no assunto e resolvi acreditar.
Falando nisso, eu adoro a frase do Otto Lara Resende: “Não acredito em Deus, mas tenho muita fé em Nossa Senhora.”

---///---///---///---///---

Amo citações, como já disse antes.
Uma vez, estava assistindo o filme “Mensagem para você”, com o Tom Hanks e a Meg Ryan e em um determinado momento ela diz:
-Tudo o que eu vejo ou ouço me faz lembrar alguma coisa que eu li.
Dei um pulo do sofá:
-Sou eu quem devia ter dito isso!

Tenho a impressão de que li mais do que vivi.

---///---///---///---///---

Tento ensinar às minhas filhas organização e responsabilidade. Assim, vivo pedindo para elas arrumarem os brinquedos, colocarem no cesto a própria roupa suja, organizarem o material que vai para a escola todos os dias, levarem para a cozinha o potinho de iogurte, o copo, jogarem o lixo no lixo, etc. Talvez eu ande exagerando, pois outro dia a Laurinha se revoltou:
- Mãe, vc só sabe falar faz isso, faz aquilo... Eu tô parecendo a Cinderela!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Superlativo

Resumo do super-mega-ultra-hiper-giga maravilhoso fim-de-semana:
Fui convidada pela Patty pra passar 3 dias num hotel fazenda muito bacana perto de BH. Nós duas e os três pimpolhos. Comida ótima, 5 sobremesas após cada refeição. Monitores com atividades para as crianças. Música ao vivo o tempo todo. Passeios mil, de cavalo, de charrete, de trenzinho, de carro de boi, a pé. Assistimos um rodeio, fizemos hidroginástica, pescamos, nadamos, queimamos de sol. Tínhamos uma banheirona de hidromassagem no quarto, mas nem conseguimos entrar, virou propriedade das crianças: depois de 4 horas seguidas na piscina, elas ficavam mais três na banheira.

Estou até agora esbodegada, mas muito muito feliz!
Obrigada Patty!

domingo, janeiro 22, 2006

Fica bêbado!

Fica Bêbado!

Fica sempre bêbado.
É isso!
O grande imperativo!
Para não sentires
o horrível flagelo do tempo
castigando teus ombros
e lançando teu corpo à terra.
Fica bêbado e permaneças assim.
De quê?
De vinho, poesia, virtude, o que for.
Mas fica bêbado.
E se alguma vez acontecer de acordares
nos portões de um palácio,
na grama verde de um parque,
na branca solidão do teu quarto,
tua bebedeira ida ou desaparecida,
pergunta ao vento,
à onda,
à estrela,
ao pássaro,
ao relógio,
pergunta a tudo o que voa,
a tudo o que grunhe,
ou rola,
ou canta,
a tudo o que fala,
pergunta que horas são,
e o vento,
a onda,
a estrela,
o pássaro,
o relógio,
responderão:
“Hora de ficar bêbado!
Não sejas escravo martirizado do Tempo.
Fica bêbado!
Permaneças bêbado!
De vinho, virtude, poesia, o que for!”

Charles Beaudelaire

(a tradução está pior que péssima, fui eu que fiz.)

Autores


Adoro autores de algumas décadas atrás fazendo estimativas e tentando previsões sobre como seria o mundo no início do séc XXI. Quase todos erraram feio, tanto em termos políticos, econômicos quanto em questões mais prosaicas do dia-a-dia. Influenciados talvez pelos Jetsons ou pelo “Perdidos no Espaço” (hahahaha) todos apostavam na importância dos robôs no nosso cotidiano, entretanto eles permanecem relegados a processos industriais. Absolutamente ninguém previu o PC como forma de trabalho, telecomunicação, informação e entretenimento. Todos apontaram a desagregação do núcleo familiar, mas nenhum previu a formação de novos modelos familiares estáveis e viáveis. Todos anteviram novas relações laborais, baseadas em um novo paradigma da relação produtor-consumidor, mas estas continuaram basicamente as mesmas.

Estou lendo “A Terceira Vaga” do Alvin Tofler (o mesmo d”O Choque do Futuro”) e ele até que vislumbrou a direção certa, mas se perdeu no caminho. Em alguns tópicos foi longe demais na sua visão futurística, em outros não chegou nem perto do que é a realidade hoje.

Nessa mesma linha, me aguarda na estante “A Sociedade da Abundância” do Jonh Kenneth Galbraith, guru da economia americana nos anos 50 e 60 do século passado. Aguardem.

---///---///---///

Todo mundo curte uma listinha, não é? Então aqui vai a minha lista TOP 5 de literatura. Já aviso que não aceito discutir sobre os méritos do estilo literário, o grau de profundidade da abordagem, a universalidade dos textos, nem nada disso. Esses nomes são simplesmente os que mais me dão prazer ao ler suas obras. E tenho dito.

FICÇÃO
Guimarães Rosa
Cervantes
Umberto Eco
Thomas Mann
García Márquez

NÃO FICÇÃO
Stephen J. Gould
Richard Dawkins
Isaiah Berlin
Stefan Zweig
Santo Agostinho

POESIA
David Mourão Ferreira
Carlos Drummond de Andrade
Adélia Prado
Manoel de Barros
João Cabral de Melo Neto

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Continuo pensando nas questões relativas à beleza. Será que o fenômeno recente e atual não é simplesmente o acesso mais amplo a ela?
Antigamente ser bela era preocupação exclusiva da nobreza e da alta burguesia. Desde quando escravas, camponesas, criadas de servir, operárias da revolução industrial tinham qualquer possibilidade de deixarem de lado as mais prementes questões da sobrevivência para se dedicarem ao cuidado de si mesmas? Hoje qualquer mulher classe média tem acesso a plástica, as academias subiram o morro. O subúrbio lança moda e a beleza ainda que em diferentes formas é objetivo de todas, da classe A a D.
Neuroses e excessos à parte, eu acho que isso no fundo é bom. Significa que a beleza está se tornando mais democrática, menos elitista, e isso vai acabar levando à diversificação dos padrões vigentes, o que também é bom!

Outras questões, mais filosóficas:
Ao valorizar e apreender a estética do corpo humano, não estariam as pessoas em geral mais propensas a também perceber esteticamente melhor o mundo? Ou seja, a perceber melhor se um quadro, uma escultura, uma paisagem são ou não belos?
E a partir da percepção mais aguçada da beleza do mundo que as cerca não estariam elas mais dispostas a mudá-lo?
E uma vez dispostas a tornar o mundo mais belo, na sua forma, não seria uma conseqüência natural procurar torná-lo mais belo também no seu conteúdo moral?
Talvez uma coisa não leve necessariamente à outra, ou mesmo, melhor seria, não prescinda da outra. No entanto, se Comte-Sponville acredita que a virtude da polidez pode conduzir às outras virtudes mais nobres, não quero deixar de acreditar que talvez a beleza do corpo possa conduzir à beleza da alma.
Vou ali passar um creminho no rosto.

Definições

Já aprendi a costurar, bordar, tricotar e crochetear, mas esqueci pela falta de prática... Canto mal, mas canto sempre. Danço qualquer ritmo, mas todos mal! Tocar? Só campainha. Desenhar? Nem uma linha reta. Fotografar? Também não... Leio muito, mas nunca acho que é o bastante. Já escrevi mais e melhor do que atualmente. Não sou chegada a tecnologia, só uso por necessidade. Me dou bem com a teoria, nem sempre na prática. Me comunico melhor com os cinco sentidos simultaneamente - geminiana da gema (embora não acredite em astrologia). Gosto muito de gente, bastante de animais, um pouco de plantas. Cabeleira cabeluda e descabelada! Boa de fogão, melhor de garfo! Como e bebo mais do que deveria. Nem gorda, nem magra, mas com dificuldades para manter a linha na média (a tendência é me expandir junto com o universo). No bolso tenho lenço e documento, pouco dinheiro. Vivo em BH, e isso às vezes me deixa entediada. Ultimamente ando rindo mais pra fora que pra dentro, mas tenho ensaiado sorrisinhos interiores, depois que seco as lágrimas. Sou boa devedora, pago assim que tiver. Não dou nem peço conselhos, só pra mim mesma e ás vezes não sigo. Fico mal-humorada quando cansada, com fome e contrariada. Prefiro o conteúdo dos presentes do que as caixas. Dou mais e melhor do que venho recebendo. Mordo com força, mas só em auto-defesa. O símbolo gráfico que melhor me identifica é o ponto de interrogação; tenho um tatuado no tornozelo.

Escrevi isto para a Fefê do cria-minha.blogger.com.br. Já faz um tempinho, mas continua valendo.

terça-feira, janeiro 17, 2006

Beleza

As deliciosas Fridas (duasfridas.blogger.br) fizeram um post muito legal sobre o ideal de beleza feminina, o quanto esse ideal é inadequado para a maioria das mulheres, a frustração e insatisfação geradas por ele, etc.
Concordo basicamente com tudo o que foi dito ali, menos com o fato de que este fenômeno é recente. Penso nos espartilhos que asfixiavam, nos torturantes pezinhos amarrados das chinesas, nas argolas no pescoço, na depilação desde o início do mundo... Acho que a beleza sempre foi, em todas as épocas e cultura, algo valorizado exatamente porque poucas eram capazes de possuí-la em grande quantidade. E desde sempre as pessoas, principalmente mulheres, dispenderam enormes fortunas de tempo e energia para tentar alcançar aquela forma que se considerava ideal.
O fenômeno não é recente, vem desde o início da história da humanidade, ou mesmo antes. A vaidade feminina deve ter um profundo significado biológico e evolutivo. Ao ser bela (e jovem e saudável), o que quer que isto signifique, a fêmea tem maiores probabilidades de atrair e manter um macho ao seu lado que lhe garanta a sobrevivência da prole.
A beleza está intrinsecamente ligada à juventude e à saúde, que por sua vez estão diretamente ligados à capacidade reprodutiva.
Nos dias atuais isto não se aplica, claro. Mas não se eliminam 5 milhões de anos de evolução com 50 anos de feminismo.

Continuum

Já chorei aos soluços, sentada na calçada, em estado bruto de desespero, dor, dilaceração, revolta e medo.
Depois fui chorar na cama, que é lugar quente, choro baixinho de tristeza, saudade, mágoa, cansaço.
Então parei de chorar e me mantive serena, resignada, conformada, absolvida.
Agora estou sorrindo, na calçada e na cama.

Dança Macabra

No último ano tem sido assim o tempo todo:
ele me diz que está sofrendo muito e ainda me quer. Eu dou um passo à frente, em aceitação do seu amor. Ele recua um passo, em recusa de medo. Eu então viro as costas, conformada. Ele pula à frente, me agarra os pulsos e não me deixa partir. Eu me viro para ele. Ele me diz que está sofrendo muito e ainda me quer... (continua indefinidamente)

É mórbido, é sofrido, é doloroso. E tem que acabar, de um jeito ou de outro.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Para desopilar ou, Não sei o que seria de mim sem elas

Laurinha estava indecisa sobre que brinquedo levar para a colônia de férias:
- a bolsa da Hello Kitty? o carrinho da Polly? o cavalo da Barbie?
Acabou escolhendo... o abajur das Garotas Superpoderosas!!!!!!!!!!??????????

Fim de Semana

Sexta: cerveja gelada á noite. Bom
Sábado de manhã: eu + Patty + 3 crianças + 2 pipas + 1 velocípede + um parque onde tudo era longe + muito sol e calor. Bom
Sábado à tarde: descanso, conversa, caminhadas. Bom
Sábado à noite: o horror.
Domingo o dia inteiro: o pesadelo que não acaba.

Há pouco dias eu me olhava no espelho e me via completa. Nesta manhã, se eu tiver coragem de passar na frente de um, sei que me verei retalhada.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sexta-Feira 13. Parte II

Qual a melhor bebida para se servir numa noite de sexta-feira 13? Duas sugestões apropriadas são os drinks The Devil e Drácula. Não se esqueça de convidar o Jason e o Freddy Krugger para a quebradeira.

E caia matando!!!

The Devil

Ingredientes
1 dose de conhaque
1 dose de licor de menta verde
gelo picado
1 pitadinha de pimenta vermelha

Modo de Preparar
Ponha o conhaque e o licor na coqueteleira com pouco gelo picado; agite bem. Despeje no cálice e por cima ponha a pitadinha de pimenta vermelha; sirva logo.

Drácula

Ingredientes
1 xícara de chá de suco de uva concentrado
1 xícara de chá de aguardente
½ xícara de chá de conhaque
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de leite condensado

Modo de Preparar
Bata as bebidas e a água no liquidificador. Junte o leite condensado e bata. Retire, adicione gelo picado e sirva. Rendimento: 10 copos.

Sexta-feira, 13

Acho que hoje vai ser meu dia de sorte!

---///---///---

Fefêzinha linda,
fui lá no seu LV e segui as instruções e fiz um LV pra mim. Só não sei agora como fazer o link desta página praquela do LV recém-criado.
É, eu sou uma anta com Ph.D.
Não precisam confirmar, tá?

---///---///---

Já acumulo três trabalhos diferentes, todos mal remunerados, mas juntos garantem a sobrevivência. Em fevereiro começa o quarto, igualmente mal-remunerado, mas que vai me garantir uma estafa, uma úlcera, um enfarte.

---///---///---

Tenho medo de desejar coisas ruins pros outros e isso voltar pra mim. Uma pequena fraqueza que me permito, ser supersticiosa de vez em quando.
Aí eu fico torcendo pra que todo mundo que eu não gosto ganhe na mega-sena acumulada, vá morar numa ilha particular no Caribe e nunca mais me apareça pela frente.
Ainda ninguém ganhou, nem os outros, nem eu. Provando que tudo não passa de mera crendice popular.

---///---///---

Conversa entre fumantes:
-Atualmente, nós somos discriminados, marginalizados, preconceituados e ninguém liga.
- Já houve tempos em que se podia fumar no cinema, nos ônibus...
-Sim, o mundo já foi um lugar melhor, com mais tolerância e civilidade!

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Favorzinho

Alguém sabe me dizer como eu faço pra ter um Livro de Visitas ao invés de caixas de comentários?

George Sand

George Sand (1804-1876), pseudônimo da escritora francesa Amandine-Aurore-Lucile Dupin, foi amante de várias celebridades (Chopin, Merimée, Musset e Manceau estão na lista) embora fosse casada com um aristocrata de alta linhagem. Ou talvez por isso mesmo.
De qualquer forma, um dia, de saco muito cheio dos inflados egos masculinos, ela escreveu:
“Grandes homens? Que os esculpam em mármore, que os modelem em bronze, mas não me falem mais neles!”

Sei como ela se sentia.

Ciranda

Rola uma nova brincadeira nos blogues por aí. Eu peguei nas Duas Fridas que pegaram no Idelber:

Quatro empregos que você já teve:
1. Pesquisadora
2. Professora
3.
4.

Quatro filmes que você poderia assistir infinitamente:
1. Henry e June
2. Ensina-me a viver
3. Microcosmo
4. Out of Africa

Quatro lugares em que você morou:
1. Centro
2. Zona Sul
3. Zona Leste
4. Zona Norte

Quatro programas de TV que você adora assistir:
1. Queer eye for the straight guy
2. What not to wear
3. That´s 70´s show
4. CSI

Quatro lugares em que você já esteve de férias:
1. Porto Seguro
2. Lisboa
3. Londres
4. Paris

Quatro blogs que você visita diariamente:
1. Drops da Fal
2. Bloggete
3. Mothern
4. Duas Fridas

Quatro de suas comidas favoritas:
1. Peixes e frutos do mar
2. Massas ao pesto
3. Petit gateau
4. Rosquinhas Mabel com requeijão

Quatro lugares em que você preferiria estar agora:
1. na praia
2. na casa da minha mãe
3. num spa de luxo
4. em Veneza

Quatro discos sem os quais você não pode viver:
1. Carmina Burana
2. Os saltimbancos
3. Bob Dylan hits
4. Janis Joplin hits

Quatro carros que você já teve:
1. Uno Mille 1992 cinza, chamava-se Priscila, rainha do cerrado
2. Uno 1.5 1998 verde escuro
3. Uno Miller Fire, 2002 vermelho bordeaux
4.

Quatro livros que você relê de vez em quando:
1. Pequeno Tratado das Grandes Virtudes
2. Poesia Completa, Adélia Prado
3. Antologia Poética, David Mourão Ferreira
4. Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

Sociedade dos Poetas Bêbados

Impressionante o número de poetas, e de outros artistas também, que criavam e viviam bêbados uma boa parte do seu tempo. Para citar alguns dos mais famosos: Pessoa, Verlaine, Beaudelaire. Este não só bebia muito como exaltava a embriaguez como um estado altamente desejável, produtivo e enriquecedor. Picasso, Degas e mais recentemente Polanski também jamais recusavam uma rodada. Todos bons de copo!

Estados alterados de consciência realmente devem ajudar a liberar a subjetividade. Absinto costumava ser a bebida preferida pelos gênios artísticos dos séc XIX e início do XX. Quem sabe não é este o segredo para ser adorado pelas gerações futuras? Futuras, sim, porque o absinto foi forma certa e segura para o abismo e ruína dos que dele abusaram.

Ainda assim sejamos destemidos, bebamos absinto à maneira do século XIX:

2 colheres pequenas de açúcar
1 dose de absinto
Em seguida despeje lentamente água mineral dentro do copo.
Esta é a melhor maneira de inaugurar sua garrafa de Absinto. Um drink extremamente belo, que irá servir como base para suas próximas criações.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Biblioteca

Ganhei um presentão dos meus pais neste fim-de-ano: carta-branca na biblioteca deles!
Eles sempre tiveram uma coleção de livros bastante respeitável, mas que vem sendo gradualmente dilapidada nos últimos anos pelos seus ávidos filhos. Ganhei mais de 50 livros, a maioria dos quais já tinha lido e tinha saudades. Minha mãe só vetou o acesso à seção de poesia.

Enquanto eu fazia a seleção, encontrei, no mais recôndito desvão das estantes, alguns exemplares da "Biblioteca das Moças", uma coleção de romances água com açúcar, escrita principalmente por franceses e italianos, destinada às mocinhas ingênuas e casadoiras dos meados do séc XX. A maioria dos quais eu também já tinha lido, disgusting.

Minha mãe, sem noção e louca por mais espaço em casa:
- Leva, leva!
Eu, horrorizada:
- Não, já li!
Ela, mãe e avó desnaturada:
-Mas as suas filhas ainda não!
Eu, mãe consciente e responsável:
- Deus me livre que elas leiam isso! Foi o que ferrou a nós duas no casamento!

Como ser um gentleman

Para o homem que realmente quer agradar:
Tenha a elegância de se deixar abandonar ao invés de dar um fora na sua ex-amada.
Uma vez mordido o fruto e perdido o gosto, deixe isso claro; não vá ser hipócrita. Mas não diga nunca " Não quero mais". Permita à sua lacrimosa dama o mísero e ínfimo consolo de lhe dar o pé na bunda.

Ao longo do dia vou tendo zilhões de idéias geniais para posts. Mas elas me fogem assim que olho para o monitor.

-----------------------------------------------------------

Meu chefe, meu ex-marido e meu terapeuta estão fazendo um complô para me enlouquecer.

------------------------------------------------------------

Laurinha e Gabriela (5 e 2 anos) estavam fazendo a maior algazarra na banheira. Eu entro no banheiro e pergunto sorrindo:
-Cês tão brincando de quê?
Laura:
- A gente tá brincando que é adolescente e nossos namorados estão tomando banho com a gente!
Eu: sorriso congelado, lívida, sem reação, em estado catatônico...

-------------------------------------------------------------

Desconfio que alguém anda emprestando a revista Cláudia para as minhas filhas lerem escondido.
Laurinha perguntou hoje pra Bibi:
-Qual a parte do seu corpo que vc menos gosta? E a que vc mais valoriza?

terça-feira, janeiro 10, 2006

Receita de Amor Perfeito

Amor Perfeito

Ingredientes:
1 parte de vodka
2 partes de Rum
1 colher de açúcar
1/2 Limão
Champagne

Modo de fazer:
Bata no liquidificador com gelo tudo menos a champagne. Encha a flûte até a metade e complete com a champagne.

Não garante o "felizes para sempre", mas algumas boas noites de diversão! Saúde!!!

In vino veritas II

ANÔNIMOS
"Never trust a man who doesn't drink."
(Extraída do livro "Os Caminhos de Baco" de Sérgio de Paula Santos)

ALIGHIERI, DANTE
"O doce beber que nunca me teria saciado."

ARRUDA, Carlos
"O vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos"

AVICENA (980-1037)
"O vinho é o amigo do moderado e o inimigo do beberrão."

BETSCH, ROLAND
"No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. No vinho se espelha a vida.

BEAUDELAIRE, CHARLES
A Alma do Vinho
A Alma do vinho assim cantava na garrafa:
"Homem, ó deserdado amigo, eu te compus,
Nesta prisão de vidro e lacre em que se abafas,
Um cântico em que só há fraternidade e luz!"
(Extraído poema L'Âme du Vin)

BONAPARTE, NAPOLEÃO (17 -1821)
"Sem vinho, sem soldados"

BOSSUET
" O vinho tem o poder de encher a alma de toda a verdade, de todo o saber e filosofia."

CÂMARA, DOM HELDER
"Agora que a velhice começa preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo, e sobretudo, escapar do perigo terrível de envelhecendo virar vinagre."

CERVANTES, MIGUEL
"O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum."

CÍCERO
"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram."

COOPER, DUFF
"O vinho me tornou audacioso, não louco; incitou-me a dizer asneiras, não a fazê-las."

CÔRTE REAL, MAURO
"Se o vinho atrapalha teu negócio, larga teu negócio!"

D'AVILLEZ, ANTÔNIO
"Se algum dia houver uma paz universal, esse feito será comemorado com um copo de vinho na mão."

DUIJKER, HUBRECHT
"A vida é curta demais para se beber maus vinhos." (Do livro Wine Wisdom)
"Uma descrição assaz polida do mais horrível dos vinhos é 'interessante'.)
"Um bom Soave tem sido descrito como Vivaldi no seu copo."

ELWING, HENRI
"É preciso saber que o vinho tem uma infância, quando é criminoso bebê-lo, uma idade madura mais ou menos longa, onde é bom ser bebido, e uma velhice, mais ou menos feliz, onde é imperativo que se o beba antes que ele morra."

ESPIÑEL
"O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todods os pesares."

EUBULUS* (355-346 a.C)
"As dez taças de vinho"
"Eu preparo três taças para o moderado: uma para a saúde, que ele sorverá primeiro, a segunda para o amor e o prazer e a terceira para o sono. Quando essa taça acabou, os convidados sábios vão para casa. A quarta é a menos demorada, mas é a da violencia. A quinta é a do tumulto, a sexta da orgia, a sétima a do olho roxo, a oitava é a do policial, a nona a da ranzinzice e a décima a da loucura e da quebradeira." (*Administrador de Atenas)

EURÍPIDES
"Onde o vinho falta não há lugar para o amor."
"O vinho foi dado ao homem para acalmar suas fadigas."

FARNOUX-REYNAUD, L.
"Dado que o homem é o único animal que bebe sem sede, convém que o faça com discernimento."

FEUERBACH, LUDWIG (filósofo alemão do século passado)
"Der Mensch ist war er ib t" ("O homem é o que ele come")

FLOYD, KEITH (Chefe da BBC)
"Uma cozinha sem saca-rolhas é apenas um cômodo da casa"

FRANKLIN, BENJAMIN
"O vinho é prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes"

GALILEI, GALILEU
"O vinho é composto de humor líquido e luz."

GOETHE, JOHANN WOLFGANG
"O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes."
"Uma jovem e um copo de vinho curam qualquer necessidade; quem não bebe e não beija está pior que morto."

HEMINGWAY, ERNEST
"O Conhecimento e a educação sensorial apurada podem obter do vinho prazeres infinitos." (Death in the Afternoon)
"O vinho é uma das substâncias mais civilizadas do mundo, uma das coisas materiais que foram levadas ao mais alto grau de perfeição e que oferece a maior variedade de prazeres e de satisfações que qualquer outra que se possa comprar com intenções puramente sensoriais."

HIPÓCRATES (460-370 a.C.)
"O vinho é bebida excelente para o homem, tanto sadio como doente, desde que usado adequadamente, de maneira moderada e conforme seu temperamento."
"O vinho é uma bebida substancialmente maravilhosa apropriada ao homem, na saúde e na doença, se o administrarmos na justa medida, segundo a constituição de cada um."

HORÁCIO
"Nunc est bibendum" ("Agora é hora de beber")

KHAYYAN, OMAR
"Ouço dizer que os amantes do vinho serão castigados no inferno. Se os que amam o vinho e o amor vão para o inferno o paraíso deve estar vazio."
(Do livro Rubaiyat)

LONA, ADOLFO
"O enólogo é o cara que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é o cara que, diante das decisões, toma vinho!".
(Do livro Vinhos - Degustação, elaboração e serviço - AGE Editora. 1996)

MONTESQUIEU
"Dai-lhes bons vinhos e eles vos darão boas leis."

PASCAL, BLAISE
"Os bebedores de água têm mau caráter."

PASTEUR (1822-1895)
"O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiênica das bebidas."
"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros."

PAULA SANTOS, SÉRGIO DE
"…respondem os adeptos de Baco aos que acusam o álcool de matar lentamente: Não temos pressa!" (Os Caminhos de Baco. T.A. Queiroz. São Paulo. 1984. pg.9)

PESSOA, FERNANDO (1988-1935)
"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"

PEYNAUD, EMILE
"Aos amantes do vinho. Vocês são o elo mais importante da corrente. Se há maus vinhos, é porque há maus bebedores. Cabe ao consumidor desencorajar os produtores de vinhos ruins".

PLATÃO
"Moderadamente bebido, o vinho é medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres."
"O vinho é o mais belo presente que Deus fez aos homens."

PLÍNIO (24-79)
"O vinho é o sangue da terra."

PEREZ, FREI ANTONIO
"O vinho é o leite dos velhos."

PROVÉRBIO ESPANHOL
"Para vinho ter gosto de vinho, deve ser tomado com um amigo"

QUINTANA, MÁRIO.
Por mais raro que seja, ou mais antigo,
Só um vinho é deveras excelente.
Aquele que tu bebes, docemente,
Com teu mais velho e silencioso amigo.

RABELAIS
"O vinho alegra o coração do homem. Jamais homem nobre odiou o vinho".

RICHELIEU
"Se Deus tivesse proibido o vinho, por que o teria feito tão gostoso?"

SHAKESPEARE, WILLIAM(1564-1586)
Em Macbeth escreveu o seguinte diálogo entre os personagens Macduff e Porter:
Macduf - Quais as três coisas que o beber especificamente provoca?
Porter - "...nariz vermelho, sono e urina. Luxuria, senhor, ele provoca e não provoca; provoca o desejo, mas impede o desempenho."
"O bom vinho é criatura jovial, se bem usada (Otelo, II-3)"

SÓCRATES (470-399 a.C.)
"O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria."

SÊNECA
"O vinho lava nossas inquietações, enxuga a alma até o fundo, e, entre outras coisas, garante a cura da tristeza."

TALMUD, LIVROS DO (500-400 a.C.)
"O vinho é o mais notável de todos os remédios; onde falta o vinho, os remédios se fazem necessários".

TODI, JACOBI DA
"Bebe água aquele que não tem vinho"

VIVES, JUAN LUIS
"Enquanto está na garrafa, o vinho é meu escravo; fora da garrafa, sou escravo dele."

In vino veritas

Não sou nenhuma bebum como alguns podem querer achar. Mas gosto bem de uma cerveja gelada e de vinhos. Não bebo destilados, não tenho paladar nem fígado para tanto.
Outra coisa de que gosto são citações. Aí vão algumas, relacionadas com o tema:

O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar dos seus semelhantes. (Charles Baudelaire)

Levantarmo-nos de manhã não é bom; Beber de manhã é o melhor. Gargântua (François Rabelais)

Deus apenas fez a água, mas o homem fez o vinho. (Victor Hugo)

Convém tratar a amizade como os vinhos, desconfiando das misturas. (Sidonie Colette)

O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento. (Georges Bernanos)

Não conheço nada mais sério do que a cultura da vinha. (Voltaire)

Para bom bebedor meia garrafa basta.

Invejo as pessoas que bebem. Pelo menos têm alguma coisa em que botar a culpa. (Oscar Levant)

Bebo para tornar as outras pessoas interessantes. (George Jean Nathan)

Na realidade, basta um drinque para me deixar mal. Mas nunca sei se é o 13º ou o 14º. (George Burns)

Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário ( Napoleão Bonaparte, sobre o Champagne)

Hoje é dia de vinho e mulheres, alegria e risadas. Véspera de sermões e muita água mineral. (Lord Byron)

Nunca confie num homem que não bebe.

Dado que o homem é o único animal que bebe sem sede, convém que o faça com discernimento. (L. Farnoux-Reynaud)

A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes. (Fleming)

Uma cozinha sem saca-rolhas é apenas um cômodo da casa. (Keith Floyd)

Beba moderadamente, pague honradamente e saia amigavelmente.

O álcool não faz as pessoas fazerem melhores as coisas; ele faz com que elas fiquem menos envergonhadas de fazê-las mal. (William Osler)

O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura. (Anasarca)

A sede ensina a beber a todos os animais, mas a embriaguez só pertence ao homem. (Henry Fielding)

A embriaguez não cria vícios. Apenas põe-nos em evidência. (Sêneca)

Bebe e diverte-te pois nosso tempo na Terra é curto e a morte dura para sempre. (Amphis)

Se o mal-estar precedesse a embriaguez, nós nos guardaríamos de beber em excesso. Mas o prazer, para enganar-nos, vai na frente e nos oculta seu séquito. (Michel de Montaigne, Ensaios)

Bebe! Pois não sabes de onde vieste, nem por quê. Bebe! Pois não sabes por onde te vais, nem para onde. (Omar Khayam, Rubaiat)

Você já reparou que nas propagandas de cerveja na televisão, a gente não vê o consumidor de cerveja com uma barriga... de consumidor de cerveja?

O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado. (Vinícius de Morais)

Bebo porque é líquido, Se sólido fosse, comê-lo-ia. (Jânio Quadros)

Eu não tenho nenhum problema com a bebida. Os outros é que têm problemas quando eu bebo. (Ângela RôRô)

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Convite indecoroso

Estava na maior dúvida se contava ou não pras pessoas a respeito deste blog recém-nascido.
Conclui que manter segredo e escrever só pra mim não teria graça por muito tempo. Dono de buteco quer casa cheia a noite toda! (roubei descaradamente a alusão aos butecos do blog das Motherns). Então escrevi um convite pras amigas mais queridas e seja o que Deus quiser...

"Querida linda e amada,

cometi um violento atentado ao pudor, ao bom-gosto e à noção das coisas: comecei a escrever um blog.
Eu não escrevo bem, não trato de assuntos importantes, não sou sequer divertida nem criativa. É possível, e até muito provável, que não valha a pena lê-lo. Se você tiver uma hora vaguíssima, vá conhecê-lo, mas não diga que não avisei...

namesadeumbar.blogspot.com

Mulher ao volante

Dirigir me dá grande prazer. Sexo também.
Fico pensando em analogias para as duas atividades.

Ambos fazem a adrenalina correr. Ambos exigem concentração, cuidado e atenção. Ambos podem provocar grandes desastres.

Tanto um como o outro são melhores de se fazer quando não há pressa, horários a cumprir. Embora uma certa velocidade, espontânea e propositada, tornem os dois mais emocionantes.
Um engarrafamento é tão irritante e anti-tesão quanto filhos batendo na porta do quarto.

Viajar por uma estrada que já se frequenta traz a mesma sensação tranquilizadora de se amar o mesmo homem de sempre: a gente sabe que tem grandes probabilidades de fazer uma boa viagem e chegar LÁ. Já se conhecem os sinais, os locais de parada e as belas paisagens.

Por outro lado, pegar um atalho desconhecido e sexo casual são ambos perigosos, desaconselháveis para quem não tem muita coragem ou não está bem preparado (tanque cheio, coração em ordem). Mas os dois podem trazer gratas surpresas!

Material girl

Venho tentando, desde que nasci, me tornar uma pessoinha um pouco melhor do que era. Recentemente me conscientizei do quão materialista, consumista e ganaciosa eu sou.
Quero, juro que quero, ser uma pessoa superior, mais desapegada dos bens deste mundo.

Fui analisando os meus últimos anos e percebi que a minha quase compulsão por roupas, sapatos, bolsas e assessórios, casas bonitas e celular novo vem de quando a minha vida emocional começou a desandar. Ou seja, quando o meu casamento começou a fazer água eu investi nas coisas erradas: cabelos e unhas de salão para agradar o marido, roupas legais pra fazer boa presença e ele se orgulhar de mim.

Tudo bobagem. Mas quanto mais ele se afastava, mais eu recorria ao shopping. Gastar comigo se tornou substituto da falta de afeto. Uma compensação material, já que o amor me faltava.

Quem está feliz, feliz de verdade, de bem com seu bem e com tudo o mais, não se preocupa tanto com a depilação em dia ou a roupa fashion.

Quero voltar a receber os amigos do jeito que eu costumava antes: em casa, de havaianas, com cerveja gelada e pão de queijo assado na hora. Salto alto, queijos e vinhos são muito bons, sim. Mas a minha alma não se sustenta disso.

No olho do furacão, de novo.

Então a minha vida estava assim, ficando arredondada, as arestas um pouco menos agudas, os dias um pouco mais ensolarados. Aí, eu resolvo fazer o que é certo: ser honesta, sincera, dizer a verdade. ROUBADA!!!
Voltou o choro, a incerteza e a angústia. Nisso que dá ouvir o que mamãe dizia.

De qualquer forma, pior do que estava antes não pode ficar mesmo, então...

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Mesa de bar

Gosto de me sentar em bares para desfiar o novelo da vida e desfazer seus nós. Mesa de bar é bom quando se está de casalzinho, quando se está de turma grande, até quando se está sozinho.
Mesa de bar é o lugar ideal pra estudar, pra brincar e dizer bobagens com amigos, pra se consolar de dores de cotovelo. Pra namorar, pra paquerar, pra filosofar e pra pensar na vida enquanto se olha as pessoas ao redor.

Embora eu nunca vá sozinha prum bar, acho que é um bom momento pra desfazer o preconceito de que é deprê beber sentado num bar, completamente só. Deprimente é ficar em casa sozinha, com vontade de tomar cerveja gelada e com vergonha de ir ao bar sem companhia.

Enfim, criei este blog com este nome porque é aqui que vou desfiar minha vida a cada vez que quiser ir a um bar com um amigo e um deles me faltar. O bar ou o amigo.